O Ponto de Cultura Centro de Movimento D’Aldeia, em parceria com a Escola Nestor Capoeira São Pedro da Aldeia e o Coletivo Tambor Vivo, realiza no próximo sábado (25) e domingo (26) o evento A Arte do Encontro 2025, em São Pedro da Aldeia. A programação é gratuita.
O encontro reúne mestres e mestras da cultura popular de diferentes regiões do país para conduzir oficinas de capoeira e percussão, rodas de conversa e apresentações culturais. A iniciativa tem como objetivo promover a troca de saberes, o diálogo entre gerações e o reconhecimento da capoeira como patrimônio cultural.
A programação inclui, no sábado, às 7h, oficina com o Mestre Itapuã (Beiramar/RJ); às 9h, roda de capoeira; às 15h, cortejo musical até a Praça Hermógenes Freire da Costa; às 16h, oficina para crianças com o Mestre Mico Preto (RJ); e às 17h, roda de maculelê e capoeira.
No domingo, as atividades começam às 7h, com passeio de barco na Lagoa ou trilha até a Praia dos Cardeiros. Às 8h, ocorre oficina com o Mestre Coelho (BH), na Reserva Roberto Marinho. Às 15h, haverá aulão percussivo com o Mestre Pé de Boi (RJ), seguido, às 16h, de roda de capoeira e encerramento.
Com o apoio de comerciantes e pousadas locais, o evento também busca movimentar o turismo e valorizar a cultura como elemento de integração comunitária e desenvolvimento econômico.
A realização é do Ponto de Cultura Centro de Movimento D’Aldeia, em parceria com a Escola Nestor Capoeira São Pedro da Aldeia e o Coletivo Tambor Vivo. O projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura, da Prefeitura e da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia.





