back to top
terça-feira, setembro 24, 2024
InícioRegião dos LagosCabo FrioCaso de varíola dos macacos em aluno de Cabo Frio é negado...

Caso de varíola dos macacos em aluno de Cabo Frio é negado por especialista através de videochamada

Apesar disso, amostra do adolescente foi colhida e será enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen). O resultado será divulgado em 48h a 72h

A prefeitura de Cabo Frio divulgou uma nota na manhã desta terça-feira (24) informando que, após avaliação de especialista da Fiocruz por meio de videochamada, as autoridades sanitárias concluíram que o caso suspeito de varíola dos macacos em São Pedro da Aldeia não procederia.

Tudo começou quando, através de um comunicado na tarde de segunda-feira (23), a Escola Municipal Antônio da Cunha Azevedo, no bairro Passagem, informou a suspensão nos dois turnos desta terça porque um aluno teria apresentado um atestado com diagnóstico da doença.

A suspensão das aulas teve como motivação uma sanitização, com o objetivo de evitar uma possível transmissão da doença para outros alunos. Muitos pais e responsáveis, inclusive, afirmam que não foram devidamente comunicados sobre o cancelamento, indo à toa levar os filhos à escola.

O informe também gerou grande alvoroço por conta da falta de detalhes sobre o caso, tais como data ou local de contaminação, afinal, apesar do jovem estudar em Cabo Frio, ele reside em São Pedro da Aldeia.

Por fim, após a grande repercussão do caso, a prefeitura aldeense, em nota, negou que existisse um caso diagnosticado de MPOX no município e, sim, um caso suspeito. O município declarou, ainda, que o menor estava em isolamento e o setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde estava tomando as medidas protocolares para o diagnóstico por meio dos exames necessários.

Nesta manhã, uma equipe da pasta procedeu à residência do menor, quando foi feita uma videochamada com um especialista da Fiocruz. Pela avaliação, segundo a prefeitura de Cabo Frio, “não se trata de caso típico de MPOX”.

Apesar disso, uma amostra do adolescente foi colhida e será enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen). O resultado será divulgado em 48h a 72h.

Confira a nota da prefeitura de Cabo Frio na íntegra:

“Em contato com a Vigilância em Saúde de São Pedro da Aldeia, a Prefeitura de Cabo Frio foi informada de que a equipe aldeense realizou uma visita na manhã desta terça (24) na residência da família em que foi feita uma videoconsulta com especialista da Fiocruz.

Pela avaliação, não se trata de caso típico de Mpox. Ainda assim, uma amostra do adolescente foi colhida e será enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen). De acordo com o laboratório o resultado pode ocorrer de 48h a 72h”.

Na tarde desta terça, a prefeitura de São Pedro da Aldeia emitiu uma nota nota, veja:

“A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que um caso suspeito de MPOX está sob investigação no município. A criança com suspeita foi atendida na UPA Pediátrica da cidade, uma unidade de saúde sob gestão estadual.

A Vigilância em Saúde aldeense adotou imediatamente todos os protocolos recomendados pelo Estado assim que foi informada pela Secretaria de Saúde de Cabo Frio.

A criança está em isolamento. A coleta de amostras já foi realizada e encaminhada para análise laboratorial do Estado. Além disso, a equipe municipal esteve em contato com um infectologista da Fiocruz por meio de videochamada para orientações técnicas.

A Prefeitura aguarda o resultado das análises para confirmar ou descartar o diagnóstico de mpox.

Reforçamos que, até o momento, não há confirmação de MPOX em São Pedro da Aldeia”

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo