back to top
quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioBrasilAtletas de Maricá estreiam nas eliminatórias em Paris após bom desempenho no...

Atletas de Maricá estreiam nas eliminatórias em Paris após bom desempenho no ranqueamento do tiro com arco

Marcus D’Almeida, líder do ranking mundial, e Ana Luiza Caetano, em sua primeira participação olímpica, voltam aos Invalides nesta terça-feira (30) para a fase eliminatória

Tão logo começam as Olimpíadas, é raro quem não se emocione e não torça calorosamente pelos atletas nacionais. Difícil também quem não se orgulhe de ver alguém superar tantas barreiras para estar lá, entre os melhores do mundo, representando o país e suas aspirações individuais. Quando se é da mesma cidade ou região, então, tais sentimentos devem, além de ter um gostinho a mais, fazer com que a frase “ele (ela) é um (uma) de nós” ganhe ainda mais significado.

Ambos de Maricá, os arqueiros Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano são ótimos exemplos disso. Eles voltam a competir no Les Invalides, palco das provas de tiro com arco olímpico e paralímpico dos Jogos de Paris-2024, nesta terça-feira (30), após irem muito bem na fase de ranqueamento na quinta-feira (25) passada, antes da abertura oficial dos jogos. Embora não seja eliminatória, essa fase define os confrontos e a ordem em que os atletas vão competir na etapa seguinte, aí, sim, o mata-mata.

Marcus, líder do ranking mundial e cotado para o pódio, classificou-se na 17ª colocação na chave masculina, enquanto Ana Luiza ficou na 19ª na feminina, com 660 pontos, a melhor marca de sua carreira, entre 64 concorrentes. O resultado dos dois classificou o Brasil para o torneio de duplas mistas.

“Somos da mesma cidade [Maricá], do mesmo clube. Nossa relação é bem próxima”, afirmou D’Almeida sobre a colega. Juntos, somaram 1.330 pontos, a décima marca entre as 16 equipes classificadas.

Já Ana Luiza, de 21 anos, na sua primeira participação olímpica, afirmou que se permite comemorar, mas lembra que é só a primeira etapa. “Tem muita coisa pela frente”, disse a arqueira, que, assim como o colega, faz parte da equipe ‘Dispara Brasil de Maricá’.

Agora, os dois retornam ao estádio provisório montado no centro da capital francesa, nesta terça-feira, para estrearem nas eliminatórias. Marcus vai enfrentar o ucraniano Mykhailo Usach, 48º colocado com 651 pontos, enquanto Ana Luiza, na chave feminina, encara a eslovena Zana Pintaric, além das coreanas, que, no dizer dela, “atiram muito bonito”.

Na prova, os atletas vão competir em partidas de 1 contra 1, com 72 flechas para cada. A pontuação do ranqueamento não é considerada — todos começam do zero.

Também no modo eliminatório, a competição mista acontece na sexta-feira (2), mas já começando nas oitavas de final.

Kauã Barreto
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo