A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia vai realizar, nesta segunda-feira (3), a segunda audição do projeto Orquestra Sons da Aldeia. Os candidatos que se inscreveram entre os dias 23 e 30 de setembro devem comparecer à Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, a partir das 10h, portando seus instrumentos musicais. A relação dos alunos convocados pode ser conferida no site da prefeitura, em http://pmspa.rj.gov.br/secretarias/secretaria-de-cultura/.
Além dos instrumentos, os candidatos deverão levar cópias dos documentos e anexos indicados no regulamento. Durante a audição, os participantes deverão apresentar uma música ou estudo de método de livre escolha. As performances individuais serão avaliadas em quesitos como embocadura/empunhadura, afinação, respiração, articulação, técnica e leitura. Os inscritos que não comparecerem à audição estarão automaticamente eliminados do processo de seleção da Orquestra.
Nesta primeira etapa, as vagas para a composição do grupo foram abertas para moradores que já possuem conhecimentos básicos em prática instrumental. Na segunda fase do projeto, projetada para 2023, serão abertas novas vagas para alunos iniciantes, que não possuam conhecimento ou experiência musical.
O regulamento com os documentos e anexos necessários para apresentação na audição está disponível na página da Secretaria Municipal de Cultura, em http://pmspa.rj.gov.br/secretarias/secretaria-de-cultura/.
A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no centro da cidade.
Sobre a Orquestra Sons da Aldeia
O projeto Orquestra Sons da Aldeia é uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, criada para difundir a arte da música instrumental no município. O projeto foi executado através do Edital de Chamamento Público nº 11/2022 e abriu inscrições para a seleção e contratação de músicos instrumentistas, pessoa física ou jurídica, nas categorias trompete, trombone, sax, flauta clarinete, violino e violoncelo. Além das apresentações musicais em praças e bairros da cidade, a programação do projeto inclui a ministração de aulas de prática instrumental para jovens e adultos.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.