Cabo Frio se prepara para viver um momento histórico de celebração, diversidade e luta. Neste sábado (4), a 20ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio irá colorir a Praia do Forte com acolhimento e visibilidade.
Com expectativa de mais de 30 mil pessoas, a Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio celebra 21 anos de história, reafirmando a força de um movimento que nasceu das ruas e cresceu até se tornar uma das maiores manifestações pela diversidade do Estado do Rio de Janeiro.
A programação intensa tem início às 14h e previsão de encerramento até as 23h. O evento, totalmente gratuito, contará com um pórtico de entrada temático, decorações e shows de drag queens e DJs locais. Mas o destaque fica para a cantora Ana Carolina, que comemora seus 25 anos de carreira com a turnê “25 Anas”. Com forte identificação junto ao público LGBTQIAPN+, essa será a primeira vez da cantora em uma Parada do Orgulho, mesmo sendo parte da comunidade.
Dona de uma das vozes mais marcantes da MPB, Ana Carolina conquistou o país com sucessos como “Quem de Nós Dois”, “Elevador (Livro de Esquecimento)”, “Garganta” e “Pra Rua Me Levar”. Os organizadores do evento garantem que esse show será um divisor de águas, ressignificando o modelo das Paradas LGBT, que agora serão mais familiares.

Estrutura e programação
Reforçando a preocupação com um ambiente familiar e seguro, a Parada contará com banheiros químicos (masculinos, femininos e acessíveis para PCD), equipes de saúde, brigadistas e segurança, além de barracas de comida e bebida gratuitas que, pela primeira vez, foram disponibilizadas gratuitamente para os comerciantes locais, fortalecendo a economia da cidade.
O evento terá um único palco principal, localizado na altura do McDonald ‘s da Praia do Forte. Entre as estrelas confirmadas estão drags icônicas, que vão brilhar no palco com performances inesquecíveis:
• Eddylene Água Suja
• Gabrielly Rodin
• Mary Miller
• Alícia Brocchi
• Natasha Pietra
• Naomi Shiine
• Kim Blem
E para agitar a pista e manter a energia em alta, contará com o talento de DJs que são referência na cena:
• DJ Nanda Machado
• DJ Dieesel
• DJ Sabrina Sá
• DJ Lucas de Paula
• DJ Melkan
Já Ana Carolina, a atração principal, sobe no palco às 21h para encerrar a festa.
“A 20° Parada LGBTQIAPN+ de Cabo Frio acontece como um divisor de águas. Estamos resgatando a volta da família Cabofriense para que com nossa comunidade possa ajudar na luta contra a homofobia e o racismo LGBT que ainda insiste em existir em pleno 2025. Por isso optamos por um evento com a participação dessa cantora”, comenta Rafael Soares, presidente do grupo CaboFree, que organiza essa nova edição.
Mais que festa, um ato político O grupo CaboFree, responsável pela organização do evento, reforça que a Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio não é apenas um evento festivo, mas principalmente um ato político e cultural, que reafirma a luta pela diversidade, pelo respeito e pela igualdade de direitos.
Relembrando o apoio do poder público, a superintendente LGBTI+ de Cabo Frio, Bárbara Barroso, destacou o apoio institucional como essencial para a realização da Parada.
“É fundamental destacar o apoio do Governo do Estado, por meio da FUNARJ, que contribui para dar mais segurança, legitimidade e visibilidade a essa manifestação cultural e política”, disse.
Serviço
20ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Cabo Frio
Data: 04 de outubro de 2025 (sábado)
Horário: das 14h às 23h (9 horas de evento)
Local: Praia do Forte – altura do McDonald’s, Cabo Frio/RJ
Expectativa de público: entre 50 mil e 150 mil pessoas
Realização: Movimento Social de Cabo Frio