21/12/2024 — 10:53
  (Horário de Brasília)

123ª DP de Macaé registra queda histórica nos índices de criminalidade no 1º semestre de 2023

Roubos de carga foram zerados no município. dados foram apresentados em coletiva nesta terça (11)

Compartilhe

Na tarde desta terça-feira (11), a 123ª Delegacia de Polícia de Macaé realizou uma coletiva de imprensa para apresentar os índices de criminalidade do primeiro semestre de 2023. O delegado titular, Dr. Pedro Emílio Braga, anunciou que foram alcançados os melhores números da história desde 2003, quando os índices passaram a ser medidos pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ). Na coletiva estiveram presentes o comandante do 32º BPM, Marcelo Amorim Arêdes, o secretário municipal de Ordem Pública, Alan de Oliveira Lima, e Edilson Luiz dos Santos, coordenador do Segurança Presente Macaé.

Durante a apresentação, o delegado ressaltou a conquista de mínimas históricas nos quatro indicadores estratégicos do estado: letalidade violenta, roubos de rua, roubo de veículos e roubo de carga.

Em relação aos índices de letalidade violenta, houve uma redução de 58%. No roubo de rua, a queda foi de 35%; no roubo de veículos, a redução foi de 52%; e no roubo de carga, houve uma redução de 100%. Vale destacar que Macaé não registrou roubo de carga há mais de seis meses, o que é considerado um dado histórico para a cidade, que sempre enfrentou problemas nesse aspecto, principalmente devido à longa estrada que corta o município.

“Conseguimos atingir os menores índices históricos. Ou seja, levamos todos os indicadores ao patamar mínimo”, afirmou Braga, relembrando, ainda a operação “Estrada da Fúria”, na qual a Polícia Civil conseguiu prender uma quadrilha de roubo de cargas que atuava na região, em uma ação integrada com a Polícia Militar.

O ano começou com operações de combate ao roubo de veículos, resultando na recuperação de diversos automóveis e, a partir dessas ações, houve a redução dos índices. Além disso, foram realizadas oito operações nos últimos seis meses, resultando em 80 prisões apenas pela Polícia Civil, com destaque para operações contra homicídios e facções criminosas que atuam na cidade.

O delegado também destacou que nos próximos meses a cidade de Macaé continuará vendo diversas ações e operações integradas entre as forças de segurança que atuam em Macaé, visando ao avanço na segurança pública do município.

“Esses índices demonstram a qualidade do nosso trabalho, principalmente a união de forças, a integração entre as polícias civil e militar, a segurança pública, o programa Macaé Presente, além da população”, afirmou o comandante do 32º BPM, Arêdes.

O comandante também ressaltou que em breve será inaugurado o Batalhão de Ações com Cães, em Macaé. Ele destacou que os militares treinados com cães farejadores contribuirão ainda mais para a sensação de segurança na região.

Já o secretário de Ordem Pública enfatizou o compromisso de servir à população e colocar a cidade em um patamar de excelência. Ele destacou o apoio integral da prefeitura a todas as operações policiais.

Por sua vez, o Capitão Edilson, do Programa Segurança Presente, ressaltou o apoio da população fornecendo informações e confiando no trabalho das forças de segurança.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo