InícioRegião dos LagosMacaé123ª DP de Macaé busca implantar Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher...

123ª DP de Macaé busca implantar Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher para combater a violência doméstica

Objetivo é efetivar os quatro eixos previstos no enfrentamento à Violência contra as Mulheres: combate, prevenção, assistência e garantia de direitos

Na tarde desta terça-feira (20), o delegado titular da 123ª Delegacia de Polícia de Macaé (123ª DP), Dr. Pedro Emílio Braga, se reuniu com a delegada assistente do Departamento Geral de Atendimento à Mulher (DGPAM), Dra. Viviane Batista de Carvalho, a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Macaé, Sheila Juvêncio, e a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamim (CEAM-MACAÉ), Natália Mustafá.

Na pauta, a implantação do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM), que irá oferecer atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica no município. A iniciativa integra setores da prefeitura de Macaé, no que se refere à atuação articulada entre instituições, serviços governamentais e comunidade.

O foco do novo núcleo será o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam a proteção e a construção da autonomia das vítimas, seus direitos humanos, a responsabilização dos agressores e a assistência qualificada às mulheres em situação de violência. O objetivo é efetivar os quatro eixos previstos no enfrentamento à Violência contra as Mulheres: combate, prevenção, assistência e garantia de direitos.

“É de suma importância para cidade de Macaé. O NIAM trará acolhimento e atendimento especializado para as nossas assistidas. No cenário de hoje, muitas não se sentem confortáveis com um atendimento num espaço majoritário masculino como uma delegacia. Tendo um lugar especializado e direcionado para isso, melhora todo nosso fluxo. Óbvio que vão ter adaptações, para que elas entendam é um lugar seguro, para esse tipo de atendimento.

E o contato e alinhamento entre as redes de proteção torna o diálogo mais fluído”, destacou Sheila Juvêncio. A delegada Viviane Batista de Carvalho, afirmou que o DGPAM irá oferecer capacitação especializada a todos os envolvidos nas ações do NIAM.

“A importância da implantação do NIAM é toda essa questão do assessoramento técnico no sentido de um atendimento mais sensível, mais humanizado, às vítimas de violência doméstica e as vítimas de violência de gênero, como um todo. Nós vamos oferecer a capacitação, que é aberta para a rede municipal, pois um dos objetivos é justamente fazer essa integração, amarrar a Secretaria de Polícia Civil com a rede municipal de violência doméstica. Então, são cursos que vamos oferecer e contar com a participação tanto dos policiais civis, quanto do CEAM, da Guarda Municipal. Enfim, toda a rede de apoio inserida neste contexto”, destacou a delegada.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo