Reunião na Câmara de Cabo Frio discute desabastecimento e concessionária não participa

Prolagos informou que não recebeu ofício para participar do evento desta quarta (9). Na terça, empresa já havia se reunido com vereadores, Procon e Ministério Público


Uma reunião extraordinária na Câmara de Cabo Frio discutiu, nesta quarta-feira (9), o problema do desabastecimento na Região dos Lagos. Por causa das inúmeras reclamações de falta d'água desde o final do ano passado, a Comissão de Tutela Coletiva do legislativo municipal, comandada pela vereadora Letícia Jotta (PSC), convocou esse encontro na tentativa de deliberar ações imediatas que possam começar a reverter a situação.

A Prolagos, concessionária responsavel pelo abastecimento, não mandou representantes e disse que não recebeu nenhum ofício sobre a reunião extraordinária (leia nota na íntegra no final da matéria).

Além de vereadores cabo-frienses, teve um representante do legislativo aldeense, a vereadora Claudinha (PTB). Moradores de Cabo Frio e de São Pedro também foram representados. Todos foram unânimes em dizer que a situação é de emergência e pediram ações do legislativo.

Uma das principais abordagens dos vereadores foi a que diz respeito à revisão no contrato da concessionária, previsto até o ano de 2041. Além disso, a necessidade de rever as chamadas "taxas de cobrança por estimativa", quando não há uso frequente da água.

Findo o debate, os vereadores de Cabo Frio firmaram o compromisso de contactar os demais municípios atendidos pela Prolagos - Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, na tentativa de formar uma espécie de 'consórcio interlegislativos' para que uma comissão com representantes dos cinco municípios possa fortalecer a cobrança de ações. "Precisamos unir os representantes para que nossa ação seja conjunta", frisou Letícia.


NOTA DA PROLAGOS

A concessionária não recebeu ofício para participar da reunião ocorrida nesta manhã na Câmara de Vereadores de Cabo Frio. No entanto, a empresa participou ontem (8/1) de uma reunião convocada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, com as presenças do promotor Vinícius Lameira e representantes do Procon de Cabo Frio e de Arraial do Cabo, bem como, do Legislativo Cabofriense, que tomaram ciência de todas as ações que constam no Plano de Verão 2018|2019, protocolado na Agenersa, em setembro do ano passado.  

Neste encontro foram apresentadas ainda as ações emergenciais, realizadas pela concessionária, em função da superpopulação que ultrapassou a média dos últimos cinco anos, tanto em quantidade de pessoas quanto do período de permanência na região. 

Na ocasião, a Prolagos se comprometeu em ampliar em quase 30% a frota de caminhões-pipa. Os usuários que precisarem deste modelo de abastecimento devem entrar em contato pelos canais de atendimento da empresa – 0800-702-0195 ou pelo WhatsApp (22) 99722-8242. O frete não é cobrado e a quantidade de água fornecida é registrada no consumo mensal, ou seja, o volume colocado na caixa d’água ou na cisterna é somado ao que é consumido normalmente pela rede.

Categorias: Cabo Frio Política

Fotos da notícia




Outras notícias