BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (24)

A certeza dos doutores Magno e Davi; A preocupação dos prefeitos com a greve dos caminhoneiros; Agenda dos candidatos a prefeito de Cabo Frio; Prefeito de Búzios pretende viajar para a Europa mês que vem; Iniciativa de Janio ganha notoriedade fora do Brasil; São Pedro da Aldeia é nota 10 em transparência; Chiquinho da Educação cobra pagamento de IPTU nas redes sociais; E muito mais...


TESE E JURISPRUDÊNCIA

Não basta ter tese, tem que ter jurisprudência. A coletiva de imprensa convocada por Dr. Carlos Magno teve um objetivo claro: reforçar que o ex-prefeito e candidato pelo MDB, Marquinho Mendes pode e vai participar da eleição até o fim. Ou seja, realmente, não há plano B. Não tem essa de Marquinho chegar ali na frente abrir mão e encaixar outro no lugar. Os doutores Magno e Davi estão convictos (e tem fundamento) de que MM foi sim injustiçado, e por causa de apenas três dias, numa decisão e o colocou inelegível. Mas um caso ipsis litteris, ou seja, idêntico, de Tianguá, na Serra da Ibiapaba, no Ceará, com prefeito Luiz Menezes de Lima é o motivo de tamanha convicção. A justiça entendeu que o prefeito cassado de lá, tem mesmo o direito de participar da eleição suplementar, que por sinal, acontece no próximo dia 3 de junho. Essa decisão abre jurisprudência para o caso de Marquinho. E Magno tem certeza absoluta que a questão se repetirá aqui também. Há uma jurisprudência que fundamenta a tese do advogado, e mais que isso, lhe dá extrema confiança. Resta saber se o entendimento da justiça será o mesmo. Mas caso não seja, Dr Magno pode judicializar qualquer decisão que se sobreponha. Até mesmo a vitória dos adversários nas urnas.

 

 

 

 

 

 

 

 

PROCUPAÇÃO DOS PREFEITOS

A greve dos caminhoneiros deixou os prefeitos da Região dos Lagos preocupados. Sem combustível, as Prefeituras estão se organizando e fazendo contingenciamento na estrutura administrativa, de forma a não prejudicar serviços emergenciais como limpeza urbana, guarda municipal, defesa civil e ambulâncias. O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Viana, demonstrou preocupação com a situação. Ele disse que a Prefeitura reduziu a movimentação pela metade e pede colaboração para a população. Em Cabo Frio a Prefeitura conseguiu garantir o fornecimento de combustível para a frota, pelos fornecedores. Nos serviços da Comsercaf não houve mudança, mesmo assim estão economizando para não parar. O governo acredita que a situação pode piorar no fim de semana, caso a greve não acabe.

 

 

MEDIDAS DE CONTINGENCIAMENTO

Em Iguaba Grande, a prefeita passou a tarde desta quinta-feira (24) reunida com secretários para tratar das medidas de contingenciamento que começarão a ser adotadas pelo governo na cidade, por conta da greve dos caminhoneiros. O objetivo em todos os municípios da Região é manter os serviços essenciais como saúde, educação e defesa civil funcionando normalmente. Búzios vai tomar as mesmas medidas. Na península, a Prefeitura pretende manter a coleta de lixo normalizada até terça-feira (29). A Secretaria de Educação buziana informou que, em virtude da redução na frequência do transporte público na cidade, na sexta-feira o horário de funcionamento das escolas da rede pública será reduzido nos três turnos, e estão canceladas as atividades do sábado letivo (26).

 

 

SEM AULAS EM SÃO PEDRO

Em São Pedro da Aldeia, nesta sexta-feira (25), não haverá aulas na rede pública. O prefeito Cláudio Chumbinho decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (25) apenas para as escolas municipais. As aulas serão repostas em uma nova data. Os demais setores do executivo aldeense funcionarão em expediente normal. De acordo com o governo, o motivo é a greve dos caminhoneiros. A Auto Viação Salineira não garantiu transporte e o combustível dos ônibus escolares não é o suficiente para cobrir a rota escolar no município.

 

 

 

 

AGENDA DOS CANDIDATOS

Em Cabo Frio, a agenda dos candidatos a prefeito na eleição suplementar segue nesta sexta-feira (25). O ex-prefeito Marquinho Mendes faz caminhada no Jardim Caiçara, começando pela Rua Inglaterra, às 17h. Mais tarde, às 19h, ele participa de reunião no bairro São Cristóvão. Já Rafael Peçanha participa de conversa na Apae de Cabo Frio, às 9h, em que ele apresentará propostas para as pessoas com deficiência; Às 17h, ele estará no Instituto Estadual Professora Ismar Gomes de Azevedo, participando de roda de conversa sobre royalties e administração pública; Às 19h, se reúne com eleitores no Braga. O candidato do PDT cancelou o porta a porta que faria no Jardim Caiçara, nesta quinta-feira, alegando apenas imprevisto.

 

 

ENTREVISTAS E DEBATES

Os candidatos a prefeito de Cabo Frio pelo PSOL, Leandro Cunha, e a vice Betinho Cunha já estão com a agenda de debates e entrevistas fechada. A partir da próxima terça-feira (29) até o dia 19 de junho, eles vão expor as ideias e projeto de governo. Nesta sexta (25), os dois fazem visita domiciliar a eleitores em São Cristóvão; Participam de roda de conversa na Praça Porto Rocha, às 17h; Às 20h, eles estarão no movimento de mulheres – Semana Rayzza Ribeiro, na Universidade Estácio de Sá. Aliás, nesta sexta-feira, dia 25, a ‘Roda de Conversa’ será com Nildo Ouriques, professor de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O tema apresentado por ele será “A Revolução Brasileira!”. Nildo foi um dos pré-candidatos à Presidência pelo PSOL.

 

AÇÃO NA JUSTIÇA

Os advogados da rede Sustentabilidade, partido de Dr. Adriano, já deram entrada na Justiça com a Ação de Impugnação de Registro de Candidatura, do ex-prefeito Marcos da Rocha Mendes. O processo foi registrado na 96ª Zona Eleitoral de Cabo Frio e aguarda julgamento. Hoje foi o último dia de apresentar impuganação à chapa dos condidatos. E por falar em Dr. Adriano, a campanha dele ainda não ganhou cara, apesar da chegada do marqueteiro. Quem sabe amanhã!

 

 

 

 

 

 

 

 

ORGULHO E GRATIDÃO

O deputado estadual Janio Mendes está orgulhoso do seu papel como legislador com a iniciativa de conceder a medalha Tiradentes à professora down Débora Araújo. A honraria foi destaque em toda imprensa nacional e até internacional. Janio não escondeu a felicidade. “Foi um dos momentos mais bonitos que vivi como deputado na Alerj”, revelou ele.  Janio decidiu homenagear a professora depois que ela foi humilhada publicamente por uma desembargadora, mesma que criou fake news contra a vereadora assassinada Marielle.  Participaram também da sessão solene Claudia Werneck (mãe da atriz Tatá Werneck), que é uma das maiores autoridades mundiais na questão da pessoa down, bem como o cineasta Alex Duarte, do premiado filme “Somos Todos 21”, que trata do tema e vem emocionando todo paÍs.

 

 

 

 

 

AUTORIZAÇÃO PARA VIAGEM

O prefeito de Búzios, André Granado, pede ao Legislativo autorização para se ausentar do país, em viagem não oficial, entre os dias 25 de junho a 24 de julho. O Projeto de Decreto Legislativo 03/2018, foi encaminhado na sessão ordinária desta quinta-feira(24) para Comissão de Constituição e Justiça para ser analisado. Na Rua das Pedras, depois que ficou sabendo do pedido do prefeito para viajar, a turma ficou curiosa, será que André vai à Copa do Mundo na Rússia? A turma quer saber.

 

 

AVISA AO PROCON

Diante das imensas filas nos postos de combustíveis de Búzios, o vereador de Búzios, Lorram Silveira, solicitou ao prefeito que determine ao Procon que fiscalize os postos de gasolina da cidade, de forma a evitar que os empresários oportunistas pratiquem preços abusivos, enquanto a greve dos caminhoneiros persistir. A iniciativa do vereador foi elogiada pela colega Joice Costa, que sugeriu ainda que o Procon fiscalize também os supermercados da cidade, que cobrarem preços abusivos nas mercadorias. Os edis orientam aos consumidores a guardarem as notas fiscais, para que futuramente possam entrar com recurso contra os abusos. A iniciativa foi muito elogiada no Facebook, rendendo várias curtidas para Lorram Silveira. 

 

 

NOTA 10 EM TRANSPARÊNCIA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, está rindo à toa. Com base no Ranking de cumprimento da lei de acesso à informação do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, o município aldeense é nota 10 na Escala Brasil Transparente (EBT), uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros. Para Chumbinho, a pontuação máxima obtida pelo município é resultado do comprometimento e seriedade na gestão pública municipal. “Como prefeito de São Pedro da Aldeia é um orgulho ver os esforços e o trabalho de nossa equipe serem reconhecidos em todo o território nacional. Desde o início da minha gestão busquei um secretariado técnico, responsável e compromissado em trabalhar com a transparência e a verdade”, afirmou o prefeito.

 

 

SÓ RECLAME COM IPTU EM DIA

Em Araruama, a turma da Praça do Blindex, de olho colado nas redes sociais, tem observado de perto a movimentação do marido da prefeita Lívia Bello, Chiquinho da Educação. Há quem diga que o primeiro cavaleiro da cidade, procura os 'reclamões' nas redes, manda verificar a situação fiscal do mesmo junto ao Departamento de Arrecadação e ameaça escancaradamente o contribuinte inadimplente. Ou seja, o cidadão araruamense para reclamar tem que estar em dia com o imposto, senão, leva chamada nas redes sociais. A pergunta na praça nesta quinta não foi outra: Será que Chiquinho pagou o que deve a Prefeitura? 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias