BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta sexta-feira (6)

Folha de pagamento da Prefeitura de Cabo Frio vendida; O grupão do PSD na Região dos Lagos; O mau humor de Andinho; Processo extinto; Naldinho desafia Chumbinho; E muito mais...


FOLHA VENDIDA
A Prefeitura de Cabo Frio conseguiu concretizar a venda da folha de pagamento. Na manhã desta sexta-feira (6) foi batido o martelo e o negócio fechado. Por R$ 18 milhões, o banco Santander comprou o direito de fazer o pagamento de vencimentos, proventos e aposentadoria dos funcionários públicos municipais. Falei com o prefeito Marquinho Mendes hoje e, apesar da tão esperada venda da folha ter saído, ele não parecia tão entusiasmado. Talvez seja porque o valor foi bem abaixo do esperado e não há previsão para quando o dinheiro entrará nos cofres públicos.

 

DEIXA EU MOLHAR O BICO
Quem nos chamou a atenção para a venda da folha de pagamento foram os sindicalistas que desde cedo estão enlouquecidos nas redes sociais, cobrando o governo o pagamento dos atrasados. Não deixaram o prefeito nem molhar o bico e já esbravejam pelos quatro cantos da cidade, exigindo o que lhes é de direito.

 

AGORA É A VEZ DO PSD
Chiquinho da Educação agora está no PSD. Ele assinou a ficha de filiação na manhã desta sexta-feira (6), na sede do partido, no Rio. Mas os planos agora são outros. O marido da prefeita de Araruama não é mais pré-candidato a governador. Ele desistiu e fechou com o pré-candidato ao governo do Estado do PSD, Índio da Costa, e vai se candidatar ao senado.  Chiquinho aliás já esteve no Avante, pulou para o PDT, voltou para o Avante e agora está no PSD. Agora é pra valer. Mesmo que ele resolva mudar de ideia mais uma vez, a legislação eleitoral não permite.

 

 

 

GRUPÃO DO PSD
O PSD está formando uma frente de candidaturas combinadas. Na Região dos Lagos vai ficar assim: Índio, Governador; Chiquinho, senador; Marcelo Amaral (vice-prefeito de Araruama), deputado estadual; e Bernardo, deputado federal. Isso aí, além de Chiquinho, foram para o PSD o deputado federal Hugo Leal e Bernardo Ariston. Este último, aliás, já exerceu dois mandatos na Câmara Federal e, inclusive, presidiu a Comissão de Minas e Energia da Câmara. Outro detalhe é que Ariston é diretor geral da Rádio Litoral FM, maior emissora da Região dos Lagos.

 

 

 

COLHENDO ASSINATURAS
Os prefeitos de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, e de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães, e o presidente da Câmara cabista, Ayron Freixo, se reuniram nesta sexta-feira (6), na Prefeitura iguabense. O motivo do encontro foi pegar a assinatura de Grasiella, como foi feito com os outros prefeitos da Região dos Lagos (Marquinho Mendes, André Granado, Claudio Chumbinho), para que a AGENERSA, libere recursos para que a Prolagos realize as obras do cinturão de esgoto da Praia dos Anjos. A agência reguladora fez a exigência de que houvesse a anuência de todos os prefeitos das cidades cobertas pela concessionária de água e esgoto. Depois do serviço de coleta das assinaturas em 48h feito, Renatinho já se prepara para 11 dias de férias com a esposa e filho na Disney. 

 

 

 

MAL HUMORADO
Na manhã desta sexta, encontrei o ex-prefeito de Arraial do Cabo, Andinho, e a esposa na orla da Praia do Forte, em Cabo Frio. Foi um encontro inesperado e apressado graças à chuva, portanto, não deu para decifrar de onde estavam vindo (embora parecesse que saía do prédio do prefeito Marquinho Mendes).  Perguntei se estava tudo bem. Andinho, secamente, respondeu: “- Mais ou menos, né?”. Não deu tempo nem de fazer um registro fotográfico. O mau humor de Andinho tem explicação. Na próxima segunda-feira (9), as contas dele entriam para votação na Câmara de Arraial do Cabo. Mas o ex-prefeito pediu a presidência da Câmara novo prazo para poder avaliar os documentos com calma. Portanto, Ayron Freixo decidiu adiar a votação, colocando em pauta somente dia 17, às 10h. 

 

 

 

 

PROCESSO EXTINTO
Falando nisso, o ex-prefeito interino de Arraial do Cabo, Luciano Tequinho, entrou com mandato de segurança tentando anular a realização da sessão da Câmara que julgará as contas de 2016 de Andinho/Tequinho. Mas a juíza, Juliana Pontes, não só negou provimento, como extinguiu o processo. A intenção de Tequinho era separar as contas do período em que ele foi prefeito das de Andinho. A magistrada alega que, conforme prevê a Constituição Federal, separar as contas é ilegal e cabe ao Tribunal de Contas do Estado a análise e emissão de parecer técnico. Ou seja, querendo ou não, as contas o trâmite para a votação das contas segue o mesmo. A juíza, aliás, já até mandou arquivar o pedido de Tequinho. 

 

 

PLANTÃO 24H DA ENEL
Em Arraial do Cabo, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 018/2018, de autoria do vereador Luciano Tequinho, que obriga a Enel, concessionária de energia elétrica, a manter uma equipe de plantão 24h, por dia, para atender serviços emergenciais no município. “A ENEL tem sido irresponsável com a qualidade da prestação dos serviços e o povo de Arraial do Cabo que sofre as consequências”, disse Tequinho. Ainda na sessão de quinta-feira (5), foi aprovado o Projeto de Lei nº 013/2018, de autoria do vereador de Sppencer Cardoso, que institui o “Abril Verde”, mês dedicado à saúde, segurança e prevenção de riscos no ambiente de trabalho no município de Arraial do Cabo. 

 

 

 

"NÃO TENHO PODER PRA ISSO"
O presidente do PRB de Búzios, Alexandre Martins, em postagem no Facebook relatou como se deu a expulsão da vereadora Gladys Costa do partido. No texto ele resumiu a história e reiterou que não teve nada a ver com o caso, ao contrário do que disse a edil. “Eu, presidente do PRB/Búzios reitero que não tenho o poder, não solicitei e não tenho o interesse na expulsão da vereadora que vem realizando um bom trabalho. Agradeço à ela e à equipe o tempo em que caminhamos juntos em defesa de uma cidade melhor. Independentemente de partido continuará fazendo um bom trabalho”, finalizou.

 

 

 

 

 

MANDADO DE SEGURANÇA

Mais um capítulo da novela da liberação do parecer dos vereadores da comissão de Meio Ambiente da Câmara de São Pedro, referente ao lote da empresa italiana Remu. Informações extra-oficiais dão conta de que os advogados da multinacional estão entrando com mandado de segurança para que possam dar entrada na papelada sem precisar da assinatura dos vereadores Naldinho e Ediel. O prefeito Chumbinho já mandou até chamar os edis para discutir projeto no gabinete, mas até agora, os dois permanecem irredutíveis. Naldinho alega que não pode assinar um parecer sem conhecer direito: “O cara é muito abusado! Acha que tem o rei na barriga. Não vou lá no gabinete não. Ele que respeite a gente e mande o processo pra Câmara”, disparou Naldinho visivelmente irritado. Mas o prefeito, que também já perdeu a paciência, se defende alegando que os vereadores só pediram a documentação para avaliar depois que a situação explodiu na mídia. “Não estou entendendo o que eles querem!” Com relação ao mandado de segurança que a Remu vai ingressar, Naldinho fez pouco caso: “Eu particularmente duvido que essa empresa exista mesmo”, disse o vereador enfezado. Que coisa, hein?!

 

 

MÃES CORAGEM
Representando as integrantes do grupo “Mães Coragem”, a universitária Raquel dos Santos Simas fez uso da palavra, na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cabo Frio, na sessão de quinta-feira (5), para sensibilizar as autoridades e a população sobre a importância da conscientização do espectro autista. Raquel narrou em plenário as dificuldades enfrentadas pelas famílias dos portadores da síndrome, que lutam por melhores condições de atendimento e pelo diagnóstico precoce no município. Ela lamentou o veto do Executivo ao Projeto de Lei N.º 87/2017, da vereadora Alexandra Codeço, que dispõe sobre a criação da “Clínica-Escola do Autista”, é lamentável: “No mês da conscientização sobre o espectro autista (abril), viemos até aqui pedir que o prefeito olhe com carinho para essa questão e colabore com o Legislativo na promoção de políticas públicas para o enfrentamento desta importante causa. Muitas mães ainda precisam sair do município em busca de diagnóstico e atendimento para os filhos. Enquanto não temos a clínica-escola, pedimos a ampliação do número de profissionais especializados e a restruturação das unidades de saúde existentes”, declarou.

 

 

 

 

UPA ENTREGUE NA SEGUNDA
No programa de rádio desta sexta-feira (6), a prefeita de Araruama, Lívia Bello, anunciou que a Unidade de Pronto Atendimento de Araruama (UPA) será entregue à população na próxima segunda-feira (9), totalmente reformada. De acordo com a chefe do Executivo, o local foi totalmente repaginado, recebeu novas máquinas e equipamentos, moderno gerador, troca de todo telhado, pintura, paisagismo e melhor acessibilidade. Lívia destacou ainda que a reforma foi feita com recursos próprio, já que o Estado não está fazendo os repasses para o município. O anúncio saiu depois que a Intertv fez matéria comentando as filas para a marcação de consultas no PAM e também da demora no atendimento na unidade. Detalhe: até a UPA ganhou tons arroxeados em Araruama. Que fofo!

 

 

 

REPÓRTER DO SBT RIO É DEMITIDA 
Um lamentável episódio envolvendo a imprensa aconteceu em Araruama, na quinta-feira (5). A discussão entre a jornalista Melissa Munhoz, do SBT Rio, e um guarda municipal, acabou na demissão dela. O motivo seria uma multa que o GM teria aplicado ao carro da reportagem, o que gerou discussão que foi filmada pelo guarda, no celular. O vídeo foi parar nas redes sociais e causou o tumultuo todo. Claro que a jornalista ao se exaltar e xingar o GM perdeu o controle. Mas fica o aviso aos colegas, caso sejam provocados em Araruama. O governo tem apanhado bastante e a mídia nem sempre é bem vista por lá.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias