BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (1º)

BOMBA: nova eleição deverá acontecer em Cabo Frio; Audiência pública discute implantação da radioterapia em Cabo Frio; Fim do monopólio do Princesa em Arraial; Vereadores indignados com o governo em Búzios; CPI das Quentinhas rendeu bons resultados em Iguaba; E muito mais...


REVIRAVOLTA

O STF decidiu nesta quinta-feira, 1º, não modular os efeitos de decisão de outubro em que, no RE 929.670, o plenário deliberou ser aplicável a inelegibilidade de oito anos, fixada na lei da ficha limpa, aos condenados na Justiça Eleitoral por abuso de poder político e econômico em casos anteriores à edição da lei. Neste caso, se enquadram os prefeitos de Cabo Frio, Marquinho Mendes, e Rio das Ostras, Carlos Augusto. A notícia caiu como bomba. O professor de Direito Constitucional da Cândido Mendes, Dr Pedro Canellas, afirma que a decisão deverá provocar novas eleições nessas duas cidades. Mas há quem acredite que dependendo da decisão da ADI, que será julgada no próximo dia 7, o segundo colocado, no caso, Dr Adriano, poderá assumir. Mas o prefeito Marquinho Mendes, mantém o otimismo; "meu processo ainda vai ser julgado e eu acredito que meu advogados vão resolver", explicou. Por outro lado, Dr Pedro lembra que o processo dele está parado aguardando a decisão que saiu hoje. Nesta noite, o homem mais procurado para falar sobre a questão é Dr Magno. Mas não conseguimos contato para saber quais serão os próximos passos dele. Mas a situação é bastante preocupante para o governo MM. Por mais que se tente manter a calma.

 

 

 

RADIOTERAPIA NA REGIÃO DOS LAGOS

Parlamentares participaram da audiência pública realizada pela Alerj, nesta quinta-feira (1º), para discutir a implantação do serviço de radioterapia na Região dos Lagos. O evento foi uma realização da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa e o objetivo foi alinhar os esforços para conseguir a autorização do Ministério da Saúde, para que o serviço já existente na cidade, prestado pela Onkosol, seja incluído no SUS. Participaram da audiência os três deputados da Região dos Lagos, Janio Mendes, Silas Bento e Marcia Jeovani, além da presidente da comissão, Enfermeira Rejane. O secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio de Souza Teixeira Júnior; a vice-prefeita de Cabo Frio, Rute Schuindt; o vereador cabo-friense, Rafael Peçanha; a presidente da Associação Amigas da Mama, Ângela Maria Toledo, também estavam presentes na audiência.

 

 

 

 

 

CABO FRIO MARCOU PRESENÇA

A Associação Amigas da Mama de Cabo Frio marcou presença no evento. É justo dizer que a entidade, presidida por Ângela Maria Toledo, foi a primeira a buscar os serviços de tratamento do câncer para a Região dos Lagos. Foi um caminho árduo, levantando a bandeira em prol das mulheres que enfrentam a doença, dependem do SUS e têm que se deslocar para o Norte Fluminense ou para outros municípios do Rio para realizarem o tratamento. Ângela Maria comemorou muito a realização da audiência pública, que demonstra o avanço na questão.

 

 

 

 

 

PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO

O prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, se reuniu com representantes da sociedade civil para agilizar as questões burocráticas das leis complementares do Plano Diretor Participativo de Cabo Frio. A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira (1º), no gabinete dele. Na ocasião foi estabelecida a criação de uma comissão que vai apresentar as revisões necessárias para a viabilização do plano, que será votado no prazo de cinco meses pela Câmara Municipal. Marquinho destacou que a parceria com as entidades como Sebrae, Asaerla, Acia, entre outras, é essencial para a modernização do Plano Diretor. "Agradeço a participação de todos que estiveram presentes com sugestões que certamente irão colaborar para o desenvolvimento da cidade", postou o prefeito cabo-friense no Facebook.

 

 

 

 

 

FIM DO MONOPÓLIO

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, comemorou a parceria fechada com o Supermercados Fricarnes, que vai abrir uma loja na Prainha, acabando assim com o monopólio do Princesa na cidade. A expectativa do governo é combater a prática dos preços abusivos nos supermercados, com a livre concorrência. Lembrando que o prefeito cabista está de olho nisso desde o ano passado, quando chegou a chamar o dono do Princesa para uma conversa, em que pediu explicações sobre os preços considerados abusivos, cobrados na loja de Arraial do Cabo. Agora, o Fricarnes chega no município com projeto audacioso que promete geração de emprego e mais opções para a população.

 

 

 

 

 

SEM SESSÃO NESTA QUINTA

Não houve sessão na Câmara de Arraial do Cabo nesta quinta-feira (1º) por falta de quórum. Os vereadores cabistas foram ao velório do empresário Ramon Silva, que também trabalhava na Secretaria de Fazenda. Eles foram prestar as últimas homenagens e condolências aos familiares de Ramon, que morreu em acidente, na Estrada de Monte Alto na noite passada. Ele era uma pessoa muito querida no meio político da cidade e a morte precoce causou forte comoção em Arraial do Cabo.

 

 

 

 

 

 

A INDIGNAÇÃO DOS VEREADORES

Os vereadores de Búzios não estão nada satisfeitos com os últimos acontecimentos na educação municipal. A ocupação do Colégio Municipal Paulo Freire por estudantes; a licitação para a terceirização da merenda, realizada no dia em que as aulas retornaram, deixando muitas escolas sem refeições; a limpeza e conservação das unidades escolares. Enfim, são muitas as reclamações da população que está no pé dos nobres edis. Tem vereador, aliás, que está perdendo noites de sono porque as mensagens de eleitores reclamando não param de chegar no celular. Na sessão desta quinta-feira (1º), teve membro da base criticando o governo. Dida Gabarito chegou a propor aos colegas que não votassem nenhuma pauta do Executivo, até que a situação da Educação esteja resolvida. Mas, é claro, a turma do deixa disso, Joice Costa e Lorram Silveira, tentaram contemporizar. Mas não teve jeito, a situação está tão crítica que até eles tiveram que dar o braço a torcer em alguns quesitos.

 

 

 

 

TURISMO LGBTI

O vice-presidente da TurisRio, Hamilton Vasconcellos e o presidente do Convention & Visitors Bureau, Thomaz Weber, se reuniram com lideranças LGBTI, em Búzios, na manhã desta quinta-feira (1º). O objetivo da reunião foi discutir projetos que promovam o avanço do turismo LGBTI na Região dos Lagos. A ideia da TurisRio é descentralizar o avanço do turismo Gay-Friendly para 10 cidades do interior fluminense, que dentre as quais Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios. Lembrando que o turismo LGBTI movimenta anualmente US$ 54 bilhões em todo o mundo e traçar estratégias para atrair este público para a região, com certeza, será um importante incremento na economia da região.

 

 

 

 

 

TUDO ENROLADO AINDA

Em São Pedro da Aldeia, o início do ano letivo está pra lá de conturbado. Tanto que uma reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira (1º), na Secretaria de Educação, para tratar da contratação de professores. O comentário no Canhão é que as indicações dos vereadores prejudicaram o processo de contratação, pois a maioria dos indicados não passou na seleção. Agora, em muitas escolas falta professor. A expectativa é que a Secretaria comece a convocar os concursados e as cartas convocatórias começarão a ser enviadas na segunda-feira (5). O problema é que, até a posse dos concursados lá se vão muitos dias. O desafio da Educação é cobrir este buraco. Vamos ver no que isso vai dar.

 

 

 

 

 

FIZEMOS A NOSSA PARTE

Em Iguaba Grande, o presidente da CPI das Quentinhas, vereador Vantoil Martins, entrou em contato com o Portal RC24h, para informar que a comissão gerou importantes resultados para a cidade, inclusive um processo que tramita na Justiça, cujos réus são os donos das empresas que forneciam as quentinhas para a Prefeitura e a própria prefeita. Vantoil lembrou que a ação é fruto do resultado da CPI e da denúncia feita a Ministério Público. "Nosso trabalho gerou importantes resultados, mas ele tinha prazo de início e fim. Agora é com o Poder Judiciário, comarca de Iguaba Grande. E na ação que está tramitando, todos já foram citados para apresentar defesa prévia", destacou Vantoil.

 

 

 

 

 

 

 

 

SESSÃO RELÂMPAGO

E por falar em Iguaba Grande, a sessão da Câmara desta quinta-feira (1º), não durou mais do que 15 minutos. O presidente da Casa, Balliester Praguer, abriu e encerrou a plenária por falta de quórum. O curioso é que os edis estavam na Câmara, nos gabinetes, e quando desceram, a sessão já tinha sido encerrada. O público presente não entendeu nada.

 

 

 

 

 

 

VISITAS CONTINUAM

Em Araruama, a prefeita Lívia Bello segue visitando os colégios que estão sendo reformados. Nesta quinta (1º), ela esteve nas escolas Ponta do Capim e Praça Escola, em Praia Seca.

 

 

 

 

 

 

 

PASSEIO CICLÍSTICO ARRECADA 300KG DE ALIMENTOS PARA A APAE

A quinta-feira (1º) foi de boas surpresas para a Apae do bairro São Cristóvão, em Cabo Frio. Uma ação conjunta da Secretaria de Esportes e o movimento Bike Night, a entidade recebeu cerca de 300 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados durante o I Passeio Ciclístico Solidário, realizado no último domingo (25). A presidente da Associação Kely Soares afirmou que começar o ano dessa forma é tranquilizador. "Quando as ações são contínuas sabemos que nada vai faltar, e isso é muito importante porque oferecemos três refeições diárias aos nossos atendidos. Não nos preocupamos com quantidade de doações que recebemos: queremos apenas receber". Segundo o secretário de Esportes, Átila Mota, a proposta da pasta é fazer eventos contínuos e dividir entre várias entidades. "Queremos ajudar todas as instituições, nossa intenção é gerar uma interação entre o esporte e o solidário, buscando ajudar a todos".

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias