COLUNISTA RC24H - SILAS BENTO: O compromisso de reabrir o Hospital Regional de Barra de São João

"Não interessa quem conseguiu ou não os investimentos necessários para equipar o hospital e reabrir para atendimento ao público. O que importa é que ele volte a funcionar o mais rápido possível para aumentar a oferta de atendimento médico para a população"


A Secretaria Estadual de Saúde se comprometeu a reabrir o Hospital Regional de Barra de São João, com atendimento de traumatologia e ortopedia além de cirurgia geral de média complexidade, ainda este ano. O compromisso foi firmado pelo próprio secretário de Saúde durante a primeira reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde, realizada agora em janeiro, em Cabo Frio.

O hospital, inaugurado na década de 1980 para atender a população de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Tamoios, começou a funcionar com 30 leitos, e durante 10 anos, foi mantido pela extinta Fundação Nacional de Saúde. O objetivo, desde a sua inauguração, era que ele fosse entregue em pleno funcionamento para o município de Casimiro de Abreu, mas não foi isso o que aconteceu.

A história desta importante unidade de saúde, após este período, todos nós conhecemos muito bem. O hospital passou a sofrer com o abandono e descaso de autoridades municipais e estaduais, e em 2009, foi praticamente desativado pela secretaria Estadual de Saúde, que manteve precariamente o atendimento no ambulatório para não caracterizar o fechamento completo. Desde então, moradores da região vêm se mobilizando com passeatas e denúncias que são apresentadas a vários órgãos, como os Conselhos Federal e Estadual de Saúde, mas sem sucesso.

É fato que a saúde em todo o país está um caos e precisa melhorar muito. Ninguém precisa falar isso porque assistimos diariamente nos noticiários nacionais. Mas precisamos fazer algo para mudar essa realidade, e desde que assumi como deputado Estadual, venho tentando buscar saídas para a crise na área da saúde em nossa região. Para quem não se lembra, em novembro do ano passado, consegui que o secretário Estadual de Saúde, Luiz Antônio de Souza Júnior, visitasse o hospital para que ele pudesse ver pessoalmente a necessidade da unidade de saúde e a importância do meu pleito. Na época, sensibilizado com a situação do hospital, o próprio secretário disse na mídia que tinha visitado o hospital à meu pedido e que os investimentos ali seriam prioridade.

Não é justo que logo agora, quando o Estado anuncia o compromisso em reabrir o hospital com a inclusão de vários serviços, como cirurgias ortopédicas e de média complexidade, como hérnias, vesículas e varizes, que representam uma importante demanda para toda a região, o prefeito Marquinho Mendes, que foi deputado duas vezes, prefeito três vezes, e nunca fez nada pelo Hospital de Barra de São João, venha dizer que está preocupado com aquela unidade de saúde. É ser muito cara de pau e completamente sem noção de suas reais atribuições.

Não interessa quem conseguiu ou não os investimentos necessários para equipar o hospital e reabrir para atendimento ao público. O que importa é que ele volte a funcionar o mais rápido possível para aumentar a oferta de atendimento médico para a população. Ao invés de querer ganhar os créditos pela reabertura do hospital, como prefeito de Cabo Frio, ele deveria cuidar de resolver os problemas da cidade, que não são poucos. Eu vou continuar cumprindo meu papel, lutando pela reabertura do hospital, pela entrega das ambulâncias prometidas para a instalação da rede SAMU em toda a região, pelo aumento do teto dos serviços de radioterapia, pela CPI contra a Prolagos, por melhoras na iluminação pública na Rodovia Amaral Peixoto, em Tamoios, por investimentos no fornecimento de energia, e por todas as causas que possam trazer benefícios e uma melhor qualidade de vida para toda a população da nossa região.

Silas Bento

 

*Silas Bento é empresário, teve cinco mandatos de vereador; foi duas vezes presidente da Câmara de Cabo Frio e vice-prefeito do município cabo-friense e atualmente é deputado estadual pelo PSDB e presidente da comissão de Turismo da Alerj.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias