A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session9a823b322b4a83e1da414264fd55dd9cba65fa6c): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Fernando Gabeira grava documentário sobre aves migratórias em Cabo Frio | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Fernando Gabeira grava documentário sobre aves migratórias em Cabo Frio

Flamingo Chileno deu as boas vindas ao jornalista e equipe da Globonews


O jornalista, escritor e documentarista Fernando Gabeira, está em Cabo Frio para produzir um documentário sobre as aves migratórias que procuram áreas da Laguna de Araruama e da Boca da Barra para descansar, se alimentar e até nidificar, durante a viagem do hemisfério Norte ao extremo Sul do planeta. O programa vai ar na Globonews. 

Acompanhado por uma equipe da Coordenadoria do Meio Ambiente, comandada pelo próprio coordenador, Eduardo Pimenta, e pelo ambientalista Antonio Angelo, precursores da atividade de "birdwatching" – observação de pássaros, em tradução livre –, Gabeira arriscou uma primeira investida no local aonde foram avistados os raros Flamingos Chilenos. 

A recepção ficou à cargo dos "Pernilongos-de-Costas-Brancas" ou "Maçaricos", aves de pernas longas e bico longo, que vêm em bandos desde as costas da Califórnia e do Golfo do México e escolhem Cabo Frio como parada de descanso e alimentação. Ao serem surpreendidos na Laguna de Araruama pela equipe de observadores, as aves proporcionaram imagens perfeitas e revoadas acrobáticas. 

Mas, o objetivo da expedição era mais audacioso, e com ajuda dos salineiros, chegou a informação da presença dos Flamingos Chilenos em uma localidade próxima. Foram quase 30 minutos de caminhada sob o sol escaldante – sensação térmica de 41 graus no horário, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) - para, enfim, avistar a família de Flamingos, com suas inconfundíveis plumagens que vão do vermelho intenso ao salmão suave. 

A primeira aproximação não foi fácil. Ariscos, os Flamingos logo mudaram de local. Mas, os birdwatchers não descansam fácil, e uma caminhada dentro das salinas e pelos estreitos canais conseguiu fazer um "cerco fotográfico" às aves, que permitiu imagens e tomadas necessárias para a composição do documentário. 

Ao fim da expedição, Fernando Gabeira, satisfeito com as imagens que conseguiu, foi gentil. "Vamos deixar que eles descansem, agora, como nós também precisamos fazer", afirmou. 

Segundo o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, Eduardo Pimenta, Cabo Frio passou a ser quase que uma parada obrigatória, e a presença dos Flamingos Chilenos já era esperada. "Nós já tínhamos informações da presença dessa espécie. São os mesmos três que estiveram aqui no ano passado. Macho, fêmea e filhote. Com certeza o casal escolheu este local pela fartura de alimentos e pelo sossego", enfatizou. 

Fernando Gabeira continua em Cabo Frio até o fim de semana para colher imagens de outras espécies de pássaros e alguns depoimentos.

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias