BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quarta-feira (17)

Marquinho Mendes em Brasília com Marun; Cláudio Moreira recebe apoio moral nas redes sociais; Autoridades na troca de comando da Capitania dos Portos de Cabo Frio; Sindicalistas pressionam os prefeitos de Búzios e São Pedro; Pronatec em Arraial; E muito mais...


ENQUANTO ISSO EM BRASÍLIA...

O prefeito de Cabo Frio se encontrou com o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, nesta quarta-feira (17), em Brasília. Marquinho Mendes está em busca de investimentos para o município. “Temos várias solicitações de verbas federais para reforma de ruas, praças, ginásios e espaços públicos. Como as receitas da Prefeitura estão sendo utilizadas no pagamento de servidores e serviços essenciais, precisamos buscar os recursos federais para melhorar a infraestrutura da cidade. Muitos destes projetos estão em fase final de exigências”, postou o prefeito nas redes sociais. Só para lembrar, Carlos Marun é aquele que e outubro do ano passado, dançou após definida a votação em que a Câmara salvou o presidente Michel Temer de uma denúncia por formação de quadrilha e obstrução da Justiça.

 

 

 

CAPITANIA DOS PORTOS

A solenidade para a troca de comando da Capitania dos Portos de Cabo Frio reuniu a alta cúpula da Base Aero Naval de São Pedro da Aldeia e do 1º distrito naval, nesta quarta-feira (17). Autoridades locais também foram dar boas vindas ao novo delegado da Capitania dos Portos, o capitão de corveta Serafim. São eles: o secretário de Governo, Comunicação e Eventos de Arraial do Cabo, Ronnie Plácido; o vereador da oposição cabista Ton Porto; de Cabo Frio - o secretário de Esporte, Átila Motta; o coordenador de Eventos, Saulo Mira; o vereador, Jefferson Vidal; o assessor do gabinete do prefeito Marcinho; o ex-deputado federal, Dr. Paulo César da Guia, que aliás estava sumido e curiosamente compareceu à solenidade nesta manhã.

 

 

 

 

 

 

APOIO MORAL

O ex-presidente da Comsercaf, Cláudio Moreira, atualizou o perfil dele no Facebook, trocando a foto. Ele recebeu várias mensagens de apoio de amigos e bombou na rede social. Que coisa hein?!

 

 

 

 

 

 

 

NADA PESSOAL

O secretário de Cultura de Cabo Frio, Ricardo Choppinho, esteve nesta quarta-feira (17), reunido no Rio, com o secretário Estadual de Cultura, Leandro Monteiro, pedindo apoio do estado para liberação de licenciamento da reforma do Palácio das Águias, prédio histórico de Cabo Frio, que precisa de obras (financiadas pelo Itaú). E no ritmo do Carnaval, hoje, o bloco Brincareta foi tema de polêmica nas redes sociais. Os nomes de Facury (ex-secretário) e Tânia Arrabal (dois dos fundadores) não constavam no release que a Cultura soltou mais cedo. Um dos filhos do casal (Ravi), protestou. Disse que “era um boicote claro”. O secretário negou. “Pelo amor de Deus minha gente! Não sou eu que escrevo. Estou aqui no Rio trabalhando como um louco. Sou apenas um administrador que tenta fazer o melhor sem recursos. Não vamos fazer tempestade num copo d’água”, disparou Choppinho, salientando que não há nada pessoal da parte dele. Disse ainda que vai pedir a inclusão do nome dos artistas para provar que não se trata de perseguição.

 

 

 

DÁ-LHE PRESSÃO

Nesta quinta-feira (18), é bom os cabo-frienses e também os visitantes se prepararem, pois mais uma manifestação dos servidores está marcada para a parte da tarde.  Os guardas municipais estão se organizando para um protesto às 16h, em frente à Prefeitura de Cabo Frio, em seguida, eles sairão em caminhada até a Ponte Feliciano Sodré. A categoria quer que o Executivo cumpra o acordo que prevê melhores condições de segurança e trabalho e vários direitos que segundos os GMs estão sendo negados. 

 

 

 

 

PRONATEC EM ARRAIAL

O município de Arraial do Cabo vai ganhar cursos do Pronatec. O superintendente de Juventude, Trabalho e Renda, Júnior Arruda, se reuniu com o vice presidente da Faetec, Gilson Carlos, e a coordenadora dos cursos FIC, da Faetec, Marta Correa. O assunto do encontro foi a abertura de vagas nas Faetecs da região, o início dos cursos do Pronatec na unidade cabista, além das melhorias estruturais. Isso significa novas oportunidades para a juventude, o que segundo Júnior Arruda, é a missão que o prefeito Renatinho Vianna passou pra ele. Pelo visto, missão dada é missão cumprida.

 

 

 

 

ELEIÇÃO PARA DIRETORES

Os sindicalistas e profissionais da Educação estão cercando o prefeito de Búzios, André Granado, querendo saber como vai ficar a questão da eleição para diretores das escolas. O pessoal do Sepe Lagos encontrou com Granado no Ministério Público, ontem, e já colocaram ele contra a parede, lembrando o chefe do Executivo, que Búzios é a única cidade atendida pelo núcleo sindical, onde não há eleição. O prefeito então jogou a bola para a secretária de Educação, Deise Gonçalves. A turma do Sepe reiterou que era preciso boa vontade política para que a eleição para diretores ocorresse na península e o prefeito disse que a secretária terá boa vontade em recebe-los. Veremos onde isso vai parar.

 

 

 

 

CONVOCAÇÃO DE CONCURSADOS

Já em São Pedro da Aldeia, os sindicalistas e profissionais da Educação aprovados no concurso de 2014, também estão pressionando o prefeito. Eles até realizaram um ato na porta da Prefeitura aldeense, na manhã de terça-feira (16). Eles querem que Cláudio Chumbinho convoque os aprovados para tomar posse em 2018. Até agora, professores, orientadores educacionais, administrativos entre outros só conseguiram contratos e nada mais.
 

 

 

GLOBONEWS EM IGUABA GRANDE

Uma equipe de reportagem da Globo News passou o dia em Iguaba Grande fazendo reportagem sobre a CPI das Quentinhas. As informações iniciais dão conta que o procurador geral do município teria deixado os repórteres no furo, pois marcou para dar entrevista, mas não compareceu. Os detalhes a gente conta amanhã.

 

 

 

 

CUIDANDO DA SAÚDE

Marco Antonio do PHS de Iguaba Grande não vai concorrer a uma vaga para deputado estadual. Os planos dele foram interrompidos graças à confirmação de câncer de pele. Após a confirmação da doença, Marco Antonio resolveu que vai focar na cirurgia que deverá fazer no nariz e em sua recuperação. "Meu foco neste momento e cuidar da minha saúde. Espero que o meu caso sirva para lembrar às pessoas sobre a importância de se usar o protetor solar pois o assunto e sério e a prevenção é o melhor caminho", afirmou.

 

 

PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO E SAÚDE

Em Araruama, a pré matrícula para as creches municipais deu muita confusão na terça-feira (16).  Tudo porque o processo começou às 8h da manhã e terminou com o encerramento das vagas disponíveis em 15 minutos. Segundo a secretária municipal de Educação, Fernanda Pinto, não houve nada de errado, foi apenas a oferta menor do que a procura. A rede municipal de Araruama, tem atualmente 449 vagas em cinco creches, um anexo e 16 casas creches, que atendem número menor de crianças com idade entre seis meses a quatro anos. Com número tão reduzido de vagas, as mães foram para a Secretaria de Educação protestar. A esperança agora para quem ficou sem vagas é conseguir passar pela repescagem, que é a redistribuição das vagas remanescente. A secretária lembrou ainda que a prefeita Lívia Bello vai entregar em março, uma nova creche, em Iguabinha, com 375 vagas. Mas não é só esse problema, na Saúde, a população tem reclamado e muito da marcação de consultas no PAM, que está acontecendo a cada 15 dias, o que tem gerado extensas filas. E, apesar da secretária de Saúde, Cláudia do Amaral Couto, dizer que todo mundo que procura o PAM saí de lá com consulta marcada. Mas há quem discorde da ilustríssima secretária.

 

 

 

LEI SANCIONADA

O governador Luiz Fernando Pezão sancionou a lei estadual 7.856, que cria o Programa de Prevenção ao Assédio nos Transportes Coletivos Públicos e Privados, de autoria da deputada estadual Márcia Jeovani. A meta da nova legislação é incentivar a denúncia dessas situações de violência sexual e também prevenir ocorrências de assalto. A lei obriga que as empresas de transporte público colem no interior de veículos, estações e terminais cartazes que incentivem a denúncia em casos de assédio, bem como disponibilizar orientação à vítima sobre como proceder para denunciar e identificar o agressor. 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias