back to top
sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioRegião dos LagosCabo FrioPraia do Peró, em Cabo Frio, hasteia Bandeira Azul pelo 5º ano...

Praia do Peró, em Cabo Frio, hasteia Bandeira Azul pelo 5º ano consecutivo nesta segunda-feira (12)

Bandeira ficará exposta até novembro de 2023; resultado confere ao Peró a maior premiação global dedicada à gestão sustentável de praias

A Praia do Peró, em Cabo Frio, hasteou nesta segunda-feira (12), pelo quinto ano consecutivo, a Bandeira Azul – certificado internacional de qualidade ambiental. O resultado confere ao Peró a maior premiação global dedicada à gestão sustentável de praias. A bandeira ficará exposta até novembro de 2023. 

O principal objetivo do programa é conscientizar a sociedade quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco na proteção ambiental. Para ganhar o cobiçado certificado internacional, é preciso que as praias cumpram 34 critérios específicos de qualidade da água, segurança, gestão, educação ambiental e serviços de turismo sustentável.

Todos precisam ser comprovados anualmente para que a bandeira permaneça hasteada. “É um orgulho para todos os cabo-frienses, de nascimento e de coração, hastearmos essa bandeira novamente. Vamos aproveitar a ocasião para apresentar as muitas belezas que se espalham pelos arredores do Peró, com as Dunas do Peró, o Morro do Vigia e a Cabana do Pescador, tombada na última semana”, comemora Maria Inês.

Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido, trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional. O certificado foi criado pela FEE (Foundation for Environmental Education), que é uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países.

Em 2022, o Brasil garantiu 40 aprovações, sendo 29 praias e 11 marinas contempladas com o selo ecológico.

Para completar a festa, um dos recantos mais bucólicos da cidade, a Cabana do Pescador, entre as praias do Peró e das Conchas, foi tombada. Na última semana, a Prefeitura sancionou uma lei que poderá conferir à cabana status de Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico, de natureza material e imaterial, não podendo ser demolida ou descaracterizada.


Cabana do Pescador

Um dos pontos turísticos mais fotografados da Região dos Lagos, a construção fica no Morro do Vigia, com vista privilegiada para as duas praias que a circundam. Erguida no final da década de 40, a cabana era usada como abrigo de pescadores. O espaço também já serviu como cenário de gravações – entre eles, da novela Avenida Brasil. Na ficção, a cabana era a casa de praia de Tufão, personagem vivido pelo ator Murilo Benício.

A lei foi sancionada depois de um grande apelo de moradores, turistas, ambientalistas e historiadores, que foram surpreendidos com a decisão da Justiça Federal de demolir a Cabana do Pescador e outros cinco quiosques da praia das Conchas.

O trade turístico local comemora o tombamento. “A lei veio reforçar o quanto é importante preservar a memória da cidade e o quanto isso agrega ao Turismo. Cabo Frio reúne natureza e praias, mas também, muita história e cultura. É fantástico apreciar tudo isso em um mesmo cenário! Sem contar a Bandeira Azul, que será hasteada novamente, e já é um fator de orgulho e reconhecimento da importância dessa área da cidade”, comenta Maria Inês Oliveros, presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau.    

Com a decisão da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Municipal do Patrimônio Cultural vão proceder ao registro do Patrimônio Histórico, incluindo-o no Livro de Tombo das Formas de Expressão.  A Prefeitura também irá providenciar placas de sinalização e de indicação do local com as informações completas sobre o tombamento do imóvel. O processo não abrange o deque de madeira e outros acréscimos estranhos à construção original.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo