Powerade Quiksilver confirma Saquarema Prime em 2014

Confirmada a primeira etapa do ASP World Prime de 250.000 dólares e 6.500 pontos da temporada 2014 para os dias 20 a 25 de maio no "Maracanã" do surfe brasileiro


A ASP South America confirmou a quarta edição da etapa do ASP World Prime na "Cidade do Surf" da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O Quiksilver Saquarema Prime terá apresentação da Powerade esse ano e será o primeiro da temporada 2014 com premiação de 250.000 dólares que vale 6.500 pontos no ranking do ASP Qualifying Series, nível máximo de importância na corrida pelas dez vagas para a elite do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour. Como nos últimos anos, o evento vai acontecer logo após o encerramento do prazo da etapa brasileira do WCT no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 25 de maio na Praia de Itaúna, conhecida como o "Maracanã" do surfe brasileiro pela potência das suas ondas com qualidade internacional para sediar uma etapa do ASP World Prime.

"A ASP parabeniza a Prefeitura Municipal de Saquarema e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Esportes e Lazer, pela confirmação do Prime de Saquarema pelo quarto ano consecutivo", destaca Roberto Perdigão, diretor regional da ASP South America. "É um evento top do calendário mundial que valoriza ainda mais o bom momento que os surfistas sul-americanos, em particular os brasileiros e peruanos, que vêm conquistando ótimos resultados nas primeiras provas do circuito mundial de 2014".

O dirigente ainda ressalta a importância do evento para o Brasil se manter como a capital mundial do surfe no mês de maio. "Como o Quiksilver Saquarema Prime é marcado logo após o WCT do Brasil, muitos tops da ASP ficam no país para participar do evento que já conta com um seleto grupo de surfistas internacionais inscritos por ser a primeira etapa do ASP Prime esse ano. Outro atrativo é que em todas as edições, as ondas da Praia de Itaúna apresentaram condições consideradas épicas pelos melhores surfistas do mundo que lá competiram, tornando-se um dos torneios de maior prestigio do ASP Qualifying Series".

HISTÓRIA - Realmente, o prestígio internacional das ondas da Praia de Itaúna tem atraído tantos surfistas de outros países que nos últimos anos a participação estrangeira vem superando a quantidade de brasileiros entre os 96 competidores. Nos primeiros anos, o evento tinha nível 6 estrelas e o Brasil dominou o pódio com as vitórias dos catarinenses Neco Padaratz em 2009 e Willian Cardoso em 2010 em duas finais verde-amarelas, respectivamente contra o paulista Hizunomê Bettero e outro catarinense, Marco Polo.

No entanto, quando o status do torneio subiu para o ASP World Prime, nível máximo de pontuação no ranking de acesso para o WCT, os australianos roubaram a cena e já são tricampeões em Saquarema. O primeiro foi com Kai Otton em 2011, na decisão contra o carioca Raoni Monteiro num mar gigante na Praia de Itaúna, que forçou até o adiamento das finais para a segunda-feira. No ano seguinte, Kai Otton foi finalista de novo, mas perdeu para Matt Wilkinson. E o campeão de 2013 foi Mitchel Coleborn, com o francês Marc Lacomare ficando em segundo lugar.

Antes desta série de eventos iniciada em 2009, todos realizados com total apoio da Prefeitura Municipal de Saquarema e da Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, apenas dois eventos da ASP tinham acontecido em um dos principais palcos do esporte no Brasil. O único WQS em Saquarema havia sido em 1997, que foi vencido pelo cabo-friense Victor Ribas. Já em 2002, a Praia de Itaúna sediou a última edição da etapa brasileira do WCT no estado do Rio de Janeiro antes da mudança para Santa Catarina, onde ficou até 2010, retornando à capital carioca em 2011.

ASP SOUTH AMERICA SURF SERIES 2014 - Com a confirmação do Powerade apresenta Quiksilver Saquarema Prime, a ASP South America tem quatro provas agendadas no calendário do ASP Qualifying Series. A primeira acontece neste mês de abril, o ASP 4-Star Rip Curl Pro Stamina nos dias 16 a 20 em Mar del Plata, na Argentina, com premiação de 55.000 dólares valendo 750 pontos no ranking qualificatório para o WCT.

As outras duas provas serão depois do ASP Prime de 250.000 dólares e 6.500 pontos em Saquarema nos dias 20 a 25 de maio. O desafio nas grandes ondas de El Gringo no ASP 3-Star Maui and Sons Arica World Star Tour de 500 pontos no Chile, está marcado para os dias 22 a 26 de julho. E a segunda edição do ASP 4-Star Mahalo Surf Eco Festival para 9 a 14 de setembro valendo 750 pontos na Praia da Tiririca, em Itacaré, no litoral sul da Bahia.

PONTOS IGUAIS - Apesar das pontuações diferenciadas no ASP Qualifying Series pelas premiações oferecidas nos eventos, para o ranking que vai definir o campeão sul-americano do ASP South America Surf Series a partir desta temporada de 2014, todos os resultados valerão a mesma pontuação, ou seja, 2.000 pontos para o vencedor independente do nível da etapa no calendário mundial. O objetivo da ASP South America em implantar esta nova regra, é para premiar a participação dos surfistas nos eventos organizados pelo escritório regional da ASP na América do Sul.
Categorias: Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias