A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session00c76ef84bdfe5f13281ca20cfd2332e67dfbe8c): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Inea e Prolagos apresentam relatório das análises das águas do rio Una | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Inea e Prolagos apresentam relatório das análises das águas do rio Una

No dia 22 de janeiro foi realizada, na sede da Prolagos, a reunião do subcomitê do rio Una. A primeira reunião do ano contou com a presença de cerca de 40 pessoas interessadas em saber a real situação das águas do rio Una tendo em vista a alteração de coloração de suas águas que vem sendo observada desde o mês de dezembro de 2013.


No dia 22 de janeiro foi realizada, na sede da Prolagos, a reunião do subcomitê do rio Una.
A primeira reunião do ano contou com a presença de cerca de 40 pessoas interessadas em saber a real situação das águas do rio Una tendo em vista a alteração de coloração de suas águas que vem sendo observada desde o mês de dezembro de 2013.

Estiveram presentes diretores e representantes do INEA, do Comitê de Bacias Lagos São João, do Subcomitê do rio Una, do CILSJ, da Prolagos, da Marinha, da Agrisa e de diversos setores da sociedade civil organizada.
Técnicos do INEA apresentaram o relatório das vistorias realizadas nos dias 12 e 26 de dezembro de 2013 citando os pontos onde foram realizadas as coletas e apresentando os resultados laboratoriais das análises feitas. Nos dois dias foram vistoriados 8 pontos sendo: o Canal da Pedra, Rio Una (Fazenda  Araça e outros 2 pontos), Córrego da Malhada, Foz do Rio Papicu, Área Alagada e Agrisa (vinhoto).

Com base nas vistorias e amostragens realizadas ao longo do Rio Una e áreas adjacentes, as análises concluem que a coloração escura apresentada deve-se, provavelmente, ao escoamento superficial das águas em solos com elevada concentração de ácidos húmicos. Entretanto, ressalta-se que, após vistoria realizada, o processo de geração e armazenamento de efluentes da empresa Agrisa – Polimix Energia SA deve ser retificado e controlado, a fim de evitar que haja transbordamentos na lagoa de estabilização de vinhoto ao longo de períodos chuvosos.

Foi sinalizado que, apesar do relatório ressaltar a necessidade de retificar e controlar a lagoa de estabilização de vinhoto da Agrisa, a localização desta lagoa está na bacia hidrográfica do Rio São João e não na bacia do Rio Una.
O sr. Alexandre Barboza da Prolagos/AEGEA fez a apresentação de uma Análise de Campo realizada pela empresa ao longo do mês de dezembro, apresentando um quadro com resultados analíticos das análises feitas nos pontos acima citados e ao longo do rio Una. A apresentação da Prolagos conclui que a mancha negra encontrada nas vistorias não tem origem de qualquer vestígio de lançamento de esgoto, considerando que os resultados apresentados na saída da ETE- Jardim Esperança confirmam tais dados.
Foi apresentado também relatório fotográfico de janeiro quando as águas do Una de negras ficaram vermelhas, aumentando a preocupação quanto ao tipo de substância que está alterando a coloração das águas do Una no trecho a montante da Rodovia Amaral Peixoto.
Durante a reunião foi criado um grupo de trabalho interdisciplinar formado por técnicos do INEA e membros do Comitê de Bacias Lagos São João com o objetivo de percorrerem o canal principal do rio Una realizando um levantamento exaustivo de toda a área para a coleta de dados e amostras que deverão apontar a substância, o local, a forma de lançamento e, se possível, os responsáveis pelo que está ocasionando a mudança de coloração das águas do rio.
Na próxima terça-feira, dia 28 de janeiro, a superintendencia do INEA e o CBH Lagos São João se reunirão para decidir sobre a logística e a data do levantamento. 
Um projeto de recuperação das margens do rio Una também foi elaborado pelo subcomitê foi apresentado para ser encaminhado ao comitê. 
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias