Censura em Araruama: Prefeito entra com liminar para tirar grupo da internet

Grande polêmica se instalou nas redes sociais, depois que o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, entrou na Justiça para tirar do ar o Grupo Jornais de Araruama, do Facebook.


Grande polêmica se instalou nas redes sociais, depois que o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani, entrou na Justiça para tirar do ar o Grupo Jornais de Araruama, do Facebook. Mais que isso, ele agora está processando a dona do grupo, a atriz e produtora cultural, Jaida Mundim. Diante da ação, o juiz Leandro Loyola de Abreu, determinou que o grupo seja extinto da rede social. Pronto, polêmica armada! Desde que a decisão foi publicada, centenas de mensagens a favor do grupo foram postados. 

O grupo ainda não saiu do ar e a dona dele se diz tranquila com relação a tudo o que está acontecendo:

"Não depende mais de mim. Agora está a critério do Facebook. Nesta terça-feira vou me reunir com advogados e vamos conversarmos e ver a possibilidade de derrubar esta liminar. Nos basearemos no fato que, são milhares de postagens sendo destruídas em prol de meia dúzia que falam de Miguel e que, me parece, o juiz julgou ofensivas. Estou totalmente centrada e tranquila. Em último caso, migramos pra outro grupo", disse Jaida Mundim.
A queda de braço entre o prefeito e alguns membros da imprensa já tem algum tempo. No Portal Araru TV, o jornalista Marcos Serpa, descreve bem o que está acontecendo na cidade: 

"Depois de comprar todos os horários disponíveis na única rádio local (Costa do Sol AM), que até então era o único palco do eterno embate oposição x situação, como em muitas cidades do interior, por meio do processo nº 0000557-35.2014.8.19.0052 o prefeito Miguel Jeovani conseguiu na Justiça uma liminar pedindo que seja retirado do ar o grupo “Jornais de Araruama” e processando sua administradora, a atriz de teatro e produtora cultural Jaida Mundim. Com seus mais de 10 mil membros, o grupo vem causando um grande desconforto para o governo, ao dar voz à população local e abrir espaço também para as críticas (que não são poucas e nem simpáticas) à sua administração, e principalmente, divulgar vídeos da campanha eleitoral, nos quais Miguel Jeovani dizia resolver os problemas da saúde municipal “em um mês” e apresentar “uma nova Araruama” em cem dias de mandato, entre outras promessas. Passado mais de um ano, a cidade continua cheia de problemas, vários deles novos, e muitos de seus eleitores se juntaram à oposição para criticá-lo. Em avaliação promovida pelo aplicativo do Facebook “Enquete Política”, o prefeito consta entre os dez piores de todo o Estado.

Acusado também pelo ex-prefeito na internet, Miguel prefere processar o Facebook a se explicar. Também circula no grupo Jornais de Araruama um vídeo no qual o ex-prefeito Francisco Ribeiro, o Chiquinho da Educação, acusa quatro empresários colaboradores da campanha de Miguel Jeovani de estarem sendo favorecidos em licitações públicas. Segundo Chiquinho publicou em sua página pessoal do Facebook, por conta das denúncias, um deles recentemente puxou um revólver e ameaçou-o de morte em um restaurante local, onde jantava com sua família.


Durante o mandato do ex-prefeito André Mônica, o atual assessor de comunicação da prefeitura de Araruama Arlindo Júnior comandava um programa de rádio patrocinado pelo então candidato Miguel Jeovani, repleto de críticas ao governo e com participações pontuais de personagens agredindo verbalmente ao então prefeito André, que curiosamente nunca se preocupou em processá-lo. Hoje, o programa não tem mais a audiência de outrora, e o tema é um só: parabenizar a “excelente administração do prefeito Miguel Jeovani”. Apesar de não ter conseguido uma votação condizente com o investimento feito em sua campanha (pouco mais de 300 votos), Arlindo é tido pelo prefeito como o seu fiel escudeiro, mesmo sendo alvo de críticas da maior parte dos correligionários de Miguel".
Categorias: Cidades

Fotos da notícia




Outras notícias