Criançada se diverte em mais uma edição do Projeto Botinho do Corpo de Bombeiros

Teve início na manhã desta segunda-feira (6), na Praia do Forte, em Cabo Frio, e na Praia de Geribá, em Búzios, mais uma edição do Projeto Botinho, realizado pelo Corpo de Bombeiros. Mais de 1.500 crianças estão inscritas no projeto, que será realizado também em outras praias da região.


Teve início na manhã desta segunda-feira (6), na Praia do Forte, em Cabo Frio, e na Praia de Geribá, em Búzios, mais uma edição do Projeto Botinho, realizado pelo Corpo de Bombeiros. Mais de 1.500 crianças estão inscritas no projeto, que será realizado também em outras praias da região. Em Búzios, com 40 inscritos, a colônia de férias continua com as inscrições abertas para crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, interessados em participar das aulas que acontecem de segunda a quinta-feira, das 8h às 10h, no canto direito da praia.  


De acordo com informações da Secretaria de Esporte e Lazer, as inscrições foram prorrogadas até o dia 9, próxima quinta-feira. Para realizar o cadastro, é necessário apresentar os seguintes documentos como: certidão de nascimento, foto 3x4, comprovante de residência e cópia da identidade e do CPF do responsável (no caso de menores de idade). Também é indispensável a apresentação do atestado médico, certificando que o participante não é portador de problemas de saúde que o impeçam de participar de atividades físicas.

O curso tem o objetivo de ensinar, de forma lúdica, noções de preservação do meio ambiente, cuidados com riscos de afogamento, primeiros socorros e orientações quanto às condições do mar, além de ensinar, durante as atividades em grupo, valores como disciplina e respeito.
?As atividades são esportivas e recreativas e incluem futebol, queimado, vôlei, corrida e corrida de pé de pato. As modalidades são desenvolvidas de forma que o participante aprenda a respeitar as regras e a desenvolver a sociabilidade. Os bombeiros que coordenam o evento ficam atentos para que a exposição das crianças ao sol não seja intensa, e que os exercícios desenvolvidos não excedam os limites físicos dos participantes. Também é importante lembrar que os pais e responsáveis fiquem atentos à alimentação dos jovens, pois, apesar de a Prefeitura garantir lanche, com água e frutas, é fundamental um café da manhã reforçado antes das aulas?, disse o Secretário de Esporte e Lazer, Marco Ewbank.
Ainda segundo o Secretário, na edição deste ano, há muitas crianças e adolescentes inscritos de localidades como Cem Braças, José Gonçalves, Rasa e Brava. A inclusão destes participantes tem colaboração da Prefeitura, que, além da alimentação, auxilia o projeto com transporte até Geribá: ?Temos crianças que nunca participaram do Projeto Botinho e estão adorando. Nosso papel é promover a participação de todos?, concluiu ele.  
Com experiência de 20 anos no projeto, o atual coordenador do Botinho em Búzios, Sargento Álvaro, observou que o conhecimento adquirido durante as aulas costuma ser elogiado e reconhecido pelos pais, que notam mais disciplina na rotina dos participantes:
?O Botinho é como uma sementinha plantada em cada criança. É muito gratificante ouvir dos pais e, até das próprias crianças, sobre as mudanças que elas apresentaram depois do projeto. É uma atividade de grande responsabilidade, pois há cem pais confiando seus filhos a você, durante aquele período, e esperando que eles saiam melhores do que antes?, disse ele.
Categorias: Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias