Prolagos firma convênio para pagamento de bolsa socioambiental a pescadores da Lagoa Araruama



A Prolagos, concessionária de Água e Esgoto, firmou nesta quarta-feira, 4 de setembro, um convênio com o Consórcio Intermunicipal Lagos São João que vai beneficiar 90 pescadores que atuam na Lagoa Araruama. A iniciativa da Secretaria do Estado do Ambiente e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia, em parceria com a concessionária e o Consórcio Lagos São João, vai contemplar os pescadores das cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba grande e São Pedro da Aldeia com uma bolsa socioambiental mensal no valor de R$ 500,00. O benefício será destinado aos pescadores nos meses de setembro e outubro deste ano, em compensação ao período de defeso da Lagoa Araruama, que começou no dia primeiro de julho e terminará no dia 31 de outubro.

A cerimônia de assinatura do convênio aconteceu na Prefeitura de São Pedro da Aldeia e reuniu o presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr., o presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILJS), Cláudio Chumbinho, o secretário executivo do consórcio, Mário Flávio, e a secretária de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia, Adriana Saad.

Com o convênio, que integra as atividades do Programa Sentinelas da Laguna de Araruama, desenvolvido pela Câmara Técnica de Pesca, serão beneficiados os pescadores vinculados às associações/colônias de pesca cadastrados pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João e Prefeituras das cidades atendidas pelo programa, que não foram contemplados pelo benefício federal ? seguro defeso ? por pendências na documentação. O valor referente à bolsa será depositado em uma conta exclusiva do programa, que estará sob a responsabilidade do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, e será repassado aos pescadores contemplados por meio de ordens de pagamento.

?Com essa iniciativa, nós reforçamos a preocupação da Prolagos com a preservação do meio ambiente, principalmente com a Lagoa Araruama, e nos tornamos ainda mais parceiros dos pescadores que dependem da atividade pesqueira da maior lagoa hipersalina em estado permanente do mundo?, avaliou o Presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr.

Durante os dois meses em que receberão a bolsa, os pescadores vão prestar serviços semanais com carga horária de 25 horas que deverão ser comprovadas em forma de relatório de desempenho de atividades do programa. Entre as atividades previstas estão: a limpeza das orlas da lagoa por meio do recolhimento de lixo, retirada de material de pesca, reforma de decks do entorno da lagoa, monitoramento e limpeza das áreas de saída das embarcações, fiscalização das normas do defeso da lagoa (é proibido pescar todas as espécies da lagoa durante o defeso) e conscientização da população sobre a importância de manter o meio ambiente ecologicamente equilibrado.


Categorias: Geral

Fotos da notícia




Outras notícias