Arraial do Cabo recebe retroescavadeira do Ministério do Desenvolvimento Agrário



Em solenidade realizada no Pavilhão de Esportes de Casimiro de Abreu, na última sexta-feira, 09, a Prefeitura de Arraial do Cabo recebeu do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) uma retroescavadeira. A ação marcou a segunda parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) e contou com a presença do prefeito Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, que ressaltou a importância dessa conquista para o município, sobretudo para sua população.

?Para nós, essa aquisição é de grande utilidade, porque certamente irá servir como apoio e dar muito mais agilidade nas atividades e serviços em que ele possa ser utilizado?, disse Andinho.

A aquisição da retroescavadeira teve a participação da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência e Tecnologia e de seu presidente Wanderson Jardim, o Pequeno, que concluiu trabalho iniciado ainda em 2012 pelo atual secretário municipal do Ambiente, Gontran de Carvalho. 

O trabalho conjunto entre os dois órgãos municipais responsáveis pela elaboração e aplicação das políticas públicas socioambientais e de sustentabilidade foi fator preponderante para o êxito no processo seletivo, o que garantiu o maquinário a ser utilizado na manutenção e recuperação de estradas vicinais.
Para alcançar o objetivo, foi preciso passar por três etapas, conforme publicado na Portaria nº 43, de 15 de junho do ano passado: manifestação de interesse e inscrição de carta-consulta por meio de formulário eletrônico na página do ministério na internet, entrega de documentos e análise das cartas-consulta e deliberação e divulgação das cartas selecionadas. 

Não é a primeira vez que o trabalho da Fundação se transforma em recursos e benefícios para o município. As obras de reforma e ampliação do Complexo de Reciclagem do município estão sendo feitas também com recursos do PAC, no valor de R$ 1.696.846,21, obtidos mediante seleção de projeto em concurso público da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em 2009, no primeiro mandato do prefeito Andinho, que envolveu prefeituras, fundações, cooperativas e instituições privadas de todo o país. Na ocasião, somente Arraial do Cabo foi contemplado no estado do Rio de Janeiro, feito pioneiro e que permanece único em sua história de 28 anos de emancipação político-administrativa.

Pequeno destacou a importância de um bom diálogo entre os órgãos municipais. ?Essa conquista é muito importante para o município, no que tange às suas políticas públicas, e isso só foi possível graças ao trabalho conjunto, afinado e competente entre Fundação e Secretaria do Ambiente", concluiu.
Categorias: Geral

Fotos da notícia




Outras notícias