A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessiona073e3dfba6f1540efede9f46e8b2bd9f9f99c72): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

NÃO HÁ VAGAS: Cabo Frio atinge 100% na ocupação nos leitos de UTI para Covid-19 | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

NÃO HÁ VAGAS: Cabo Frio atinge 100% na ocupação nos leitos de UTI para Covid-19

Prefeitura realizou remanejamento de respiradores e camas entre as unidades hospitalares no sábado (13) para abrir novas vagas e atender melhor a população. Prefeito José Bonifácio visitou a UPA de Tamoios na manhã deste domingo (14)


Cabo Frio atingiu 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 neste sábado (13), segundo o secretário de Comunicação, Marcos Azevedo. Com isso, o município teve que remanejar equipamentos entre as unidades de saúde municipais, criando novas vagas. Durante a semana passada, a cidade chegou a marca de 93% dos leitos públicos ocupados.

De acordo com os números divulgados em boletim pela Prefeitura neste domingo (14), a rede privada está com lotação máxima. No Hospital Santa Izabel, o leito disponível para o município tem paciente internado, assim como os sete privados. Os dez leitos disponíveis de enfermaria da unidade particular também estão lotados. A Clinerp nao divulgou os números.

Já na rede pública, o número de leitos na UTI neste domingo é de 19, com a criação das novas vagas. As Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cabo Frio, no bairro Parque Burle e de Tamoios, estão com as duas vagas lotadas. O Hospital Municipal São José Operário (HMSJO), no bairro São Cristóvão, está com a taxa de ocupação em 20%, com quatro, das cinco vagas livres e, o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, segue com 80% dos leitos ocupados, ou seja, há apenas duas vagas disponíveis.

Em uma publicação nas redes sociais, a internauta Gilsana Rosa Libsoa chegou a comentar que o genro havia sido transferido para um hospital no Rio de Janeiro, pois todas as vagas do Hospital do Jardim Esperança estavam ocupadas.

Na enfermaria, há 15 vagas exclusivas para pacientes com coronavírus: sendo quatro na UPA de Tamoios, das quais duas estão ocupadas; três livres na UPA do primeiro distrito; e quatro livres no HMSJO e HMOCS cada.

Na noite desse sábado, a Prefeitura de Cabo Frio realizou a transferência de oito respiradores e seis camas fawler do Hospital Municipal de Tamoios para o Hospital do Jardim Esperança, que é a unidade de referência no atendimento clínico de pacientes da Covid-19 na cidade desde o fechamento do hospital de campanha. Visando reforçar o atendimento no segundo distrito, dois respiradores foram transferidos para a UPA de Tamoios, sendo que um deles já foi utilizado no momento em que chegou à unidade. A possibilidade da transferência dos equipamentos entre os hospitais municipais já havia sido discutida na reunião do Gabinete de Solução durante a manhã.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde reiterou que "de acordo com o aumento da ocupação dos leitos convencionais e dos leitos de unidade de tratamento intensivo, e da impossibilidade técnico-estrutural  de abertura atual do Hospital de Tamoios, emergencialmente as estruturas serão instaladas no Jardim Esperança em virtude da posição logística privilegiada, que permite o atendimento central, ao segundo distrito e às demais regiões cabo-frienses".

Na manhã deste domingo (14), o prefeito José Bonifácio realizou uma visita na UPA de Tamoios e transmitiu em tempo real nas redes sociais (confira no final da matéria). Ele destacou que os respiradores tinham sido alugados pela prefeitura e estavam parados no Hospital de Tamoios e a melhor solução foi o remanejamento do equipamento para melhor atender a população, visto o esgotamento das vagas voltadas para pacientes com coronavírus.

Bonifácio comentou ainda sobre o motivo de não abrir o Hospital de Tamoios. O prefeito informou que ainda há problemas na parte estrutural da unidade de saúde, elétrica, além de falta de equipamento e pessoal, e que o município não tem recursos para realizar contratações, aquisições e reformas, sendo o remanejamento a melhor opção encontrada no momento.


O vereador Davi Souza se manifestou sobre a situação da pandemia em Cabo Frio. Ele afirmou que a Câmara segue preocupada com a saúde no município e que 90% dos assuntos debatidos nas sessões é a saúde pública. "Isso tem se refletido em requerimentos, indicações, então há uma real preocupação dos vereadores quanto a realidade de UTI e leitos ocupados. Quero falar em nome de todos os vereadores para fazer um apelo ao prefeito, ao secretário, à sociedade civil de que precisamos focar em saúde, em vidas humanas.

Eu quero fazer um apelo para a questão da fiscalização. É importante a gente pensar na restrição, mas é importante também a parte prática, a capacidade que o executivo tem de fiscalizar. A gente falou na Rua Porto alegre e na Passagem, mas o Jardim Esperança sábado e no domingo é aglomeração pura. O atacadão, em Tamoios, é aglomeração pura. Então, depende da capacidade de fiscalizar o decreto.

Fica esse apelo de um neto, que todo dia recebe ligação da avó de 75 anos e acamada para ser vacinada, e eu imagino que essa é a preocupação do cidadão, que compreende sermos uma cidade turística, mas estamos falando de vida. A vida que se perde a gente não recupera mais".

 

Confira a transmissão so vivo da visita do Prefeito José Bonifácio à UPA de Tamoios:

 

Categorias: Cabo Frio Covid-19

Fotos da notícia




Outras notícias