BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (5)

Marcelo Magno bota pressão na Prolagos; julgamento de ação contra diplomação de José Bonifácio começa; Vantoil na expectativa de retomar convênio com o DER; o flerte de Dom de Búzios com a base de Alexandre Martins; os vermelhinhos gratuitos de Maricá; o ataque cibernético à Prefeitura de Saquarema; live do Dia da Mulher de Lívia; o destino do salário de Fábio do Pastel; e muito mais...


PRESSÃO NA CONCESSIONÁRIA

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (SD) não está muito feliz com a prestação de serviço da concessionária de água e esgoto na cidade. Esse descontentamento é por causa da cobrança por estimativa que a Prolagos faz para tratamento do esgoto no município, até porque tem gente que está pagando taxa de esgoto onde não há, como acontece em várias localidades na região dos distritos. O prefeito está cobrando a concessionária para que faça as obras de esgotamento sanitário nessa região para justificar esse pagamento dos moradores ou que reveja o atual sistema de cobrança. Teve uma reunião essa semana com a Prolagos, inclusive, como demos aqui na coluna. Olhem, isso tá dando o que falar pela cidade. E a pressão está tão grande, que nesta sexta-feira (5) o prefeito cabista foi vistoriar de perto uma obra da Prolagos na Avenida da Liberdade. Dizem que ele anda bastante desconfiado, beirando quase uma obsessão. Nessa vistoria, Magno foi acompanhado dos secretários de Fazenda, Bernardo Alcântara, e o de Serviços Públicos, Henrique Vieira, além dos vereadores Júnior Chuchu (PV), Lacerda (PSL), Professor Tairon (DEM) e o presidente da Câmara Municipal, Ângelo Shogum (PSL).

 

 

 

 

 

 

PROJETOS PARA MONTE ALTO

E por falar na região dos distritos de Arraial do Cabo, o secretário municipal do Ambiente, Jorge Oliveira, se reuniu nesta quinta-feira (4), com o administrador de Monte Alto, Douglas Cruz. No encontro, foram apresentados os projetos ambientais que constam no planejamento da Secretaria, entre eles o ordenamento da Lagoa de Araruama, o programa de educação ambiental e o investimento previsto para complementação do sistema de esgoto do distrito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JULGAMENTO DE ZÉ

Começou nesta sexta-feira (5), o julgamento (virtual) de recurso contra a diplomação do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, movido pela coligação do candidato derrotado, Dr Serginho. O julgamento dura uma semana - vai até às 23h59 da próxima quinta-feira (11). Mas já teve um voto a favor de Zé: o do ministro-relator do processo, Alexandre de Moraes. Ele votou negando provimento, ou seja, mantendo a decisão do TSE - obtida em 19 de dezembro -, que liberou Bonifácio para assumir a prefeitura de Cabo Frio. "Acreditamos que, por unanimidade, será mantida a decisão e esse assunto se encerra de uma vez por todas", disse um dos advogados de defesa, Pedro Canellas. A decisão final será divulgada na sexta-feira que vem, dia 12 de março. Fiquem tranquilos que a gente te informa por aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LUZ NA FEIRINHA

Falando em Zé Bonifácio, nesta quinta-feira (4) ele foi até a feirinha da Praça da Cidadania, na Praia do Forte, para conferir a instalação do relógio de luz. Agora, cada feirante vai arcar com sua despesa de energia elétrica. Antes, essa conta era todinha da Prefeitura. Claro, teve gente que não gostou. Mas pensem na economia que isso vai gerar pro município? E isso, agora, é tudo que a prefeitura de Cabo Frio precisa. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#15MINUTOSNORC DELAS

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na segunda-feira (8), a jornalista Renata Cristiane recebe duas mulheres de fibra e personalidade forte. A vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PODE), e a vereadora mais votada do município no ano passado, Carol Midori (DC), falam sobre projetos, política e o que vem por aí nos mandatos que ocupam. A conversa promete ser das mais bacanas e, é claro, vale muito a pena conferir. A live começa às 15h na fanpage do Portal RC24h e na página da rádio Costa do Sol FM.

 

 

 

 

 

 

 

'FEVEREIRO FOI MÊS HISTÓRICO'

A colocação é do vereador cabo-friense e líder do governo na Câmara, Davi Souza (PDT), que nesta sexta-feira (5) divulgou um balanço de suas ações durante o mês. Entre elas, diversas reuniões, idas a bairros e postos de saúde e o atendimento de demanda via aplicativo, o "Tem Meu Voto", que já está dando resultado. "O aplicativo também disponibiliza ao eleitor as matérias mais importantes que serão votadas, explicando meu posicionamento. A adesão da população foi surpreendente e o mandato está conseguindo atender todas as demandas", disse. Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

 

 

 

 

 

 

 

 

CONFIANTE NA RETOMADA DE CONVÊNIO

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania) vai começar a próxima semana na capital. Na segunda-feira (8), ele estará às 15h no DER para novamente assinar um convênio que ficou paralisado. Vantoil está bastante confiante que irá retomar parceria com governo do Estado para pavimentação das ruas de vários bairros da cidade. Será que agora vai?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PANORAMA EPIDEMIOLÓGICO

Ainda de Iguaba Grande, esta sexta-feira (5) foi dia de live sobre o balanço da Covid, com os números da semana e o panorama epidemiológico na cidade. Os dados, comentados pelo secretário de Saúde, Valdeci Júnior, mostram que a cidade tem hoje 2.584 casos confirmados e 58 óbitos. Com relação à vacinação, já foram 1.313 aplicações de primeira dose e 250 da segunda. "Estamos atentos, temos visto aumento grande de infectados no país e no estado do Rio não é diferente. Temos que ter muita atenção, muita cautela", observou. Ainda na live, Valdeci comentou sobre a suspensão dos serviços na tenda da Covid após as 21h. A procura foi mínima nos últimos 30 dias, segundo o secretário. "Tinha dias que nem havia procura. Mas quem precisar pode recorrer à UPA", tranquilizou. Só para destacar, essa suspensão de atendimento significará uma economia de R$ 60 mil mensais aos cofres da Prefeitura.

 

 

 

 

 

 

O AMOR ESTÁ NO AR

Continua grande a repercussão da ida de Dom ao gabinete do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), com o prefeito Alexandre Martins (REP) e o presidente da Câmara municipal, Rafael Aguiar (REP). Dom e Alexandre eram muito amigos antes da eleição, mas o processo eleitoral acabou os afastando. Mas muitas pessoas que são do grupo do Dom, assim como muitos do governo, sinalizaram ter gostado desse movimento político que o vereador vem fazendo, buscando essa aproximação com prefeito. Não podemos dizer 100% que Dom tá na base, mas podemos dizer que o amor está no ar. E mais do que isso, pelo andar da carruagem, a oposição de Búzios tende a contar somente com Raphael Braga (PDT).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEGUINDO À RISCA

A exemplo do que vimos divulgando sobre o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) apertar o cerco na fiscalização da cidade, o secretariado tem seguido à risca a orientação do chefe, é tolerância zero. Nesta sexta (5), por exemplo, as equipes de Segurança e Ordem Pública fiscalizaram as cooperativas de vans Coopergeribá e Cooper Búzios, para averiguar se estão atuando dentro das medidas de segurança, com capacidade de 60% dos passageiros, álcool em gel e uso constante da máscara. Todas as vans estão sendo higienizadas. Alexandre disse que o governo continuará atuando com rigor, fazendo valer todas as medidas de prevenção contra o Covid-19, e pede a colaboração de todos. "inclusive dos turistas, para que a cidade permaneça aberta, evitando assim um possível lockdown".

 

 

 

 

 

 

OS VERMELINHOS MARICAENSES

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) usou as redes sociais para anunciar que o início da disponibilização das bicicletas vermelhinhas para uso dos moradores começará nesta terça-feira (9). A previsão inicial era de que o serviço começasse a ser oferecido nesta sexta (5), o que acabou não se concretizando por questões logísticas. Porém, o que foi mantido para esta semana foi o início da circulação dos vermelhinhos pela cidade. A partir desta sexta, os ônibus com tarifa zero vão percorrer todos os pontos de Maricá, um compromisso de Horta assumido com o povo durante a campanha eleitoral. No primeiro dia dessa nova fase do transporte público maricaense, Fabiano e o vice, Diego Zeidan (PT), foram conferir de perto a circulação dos ônibus. As demais cidades da região que lutem, né?! Afinal, ônibus de graça e bicicleta idem, é pra fazer inveja em qualquer um.

 

 

 

 

 

 

AMEAÇA DE EXPOSIÇÃO

A Prefeitura de Saquarema está com um problemão daqueles nas mãos. Você lembra daquele ataque de hackers que o sistema do município sofreu e que deixou a rede dos serviços públicos instável no mês passado? Pois é. Um grupo desses invasores está chantageando a Prefeitura, ameaçando vazar dados pessoais de funcionários, como CPF, endereço e até tipo sanguíneo. Os hackers alegam ter extraído um total de 35 GB de informações do sistema da Prefeitura e deram um prazo de 10 dias, contados a partir de 25 de fevereiro, para que a prefeitura de Saquarema desse uma quantia em dinheiro ao grupo de criminosos para não expor os dados. Além das informações pessoais de funcionários, o grupo diz ter a posse de contratos, decisões administrativas, boletos e planilhas de gastos que vão muito além dos disponíveis no Portal da Transparência. A Prefeitura afirmou ao site TecnoBlog que está tomando as medidas necessárias para a segurança e proteção do sistema, mas fica a pergunta: será que isso é suficiente quem está com a privacidade com o risco de ser invadida e ter dados sensíveis expostos?

 

 

 

 

 

 

LIVE DA MULHER

Primeira mulher a se tornar prefeita de Araruama, Livia Bello (PP) agendou uma live para comemorar o dia delas. Na próxima segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a chefe do Executivo araruamense anunciou que estará com convidadas representando o empoderamento feminino em um encontro que será transmitido pela página dela no Facebook, a partir das 19h.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SALÁRIO DOADO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE), anunciou a entidade aldeense que receberá o salário do chefe do executivo municipal referente ao mês de fevereiro. Em uma live nesta semana, mesmo sendo evangélico, Pastel sorteou o Grupo Espírita Francisco de Assis como contemplado da doação. A instituição, cadastrada na secretaria de Assistência Social, trabalha na “promoção social do indivíduo”. No mês passado, a contemplada foi a ONG Patotinhas da Aldeia, que recebeu os R$ 13.300,00 de Fábio do Pastel.

 

 

 

 

 

 

 

 

HORA INOPORTUNA

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania)convocou uma coletiva de imprensa virtual para falar sobre o combate à Pandemia da Covid-19 no município. Até aí, tudo bem. O negócio é que a entrevista foi marcada para as 20h desta sexta-feira (5). Sem condições, né, gente? Quem foi o gênio que teve uma ideia dessas? Jornalista também é gente.

 

 

 

 

 

 

ESQUEMA DE FLÁVIO BOLSONARO ESPIRROU EM CABO FRIO

O escândalo da compra de uma mansão de quase R$ 6 milhões, em Brasília, pelo senador Flávio Bolsonaro (REP-RJ) não para de repercutir. Negócios imobiliários do senador já estão sob suspeita e são alvo de investigação. E não é que a Região dos Lagos apareceu no meio desses "negócios"? É que na investigação, os promotores detalham o método que Flávio Bolsonaro usaria para lavar o dinheiro da rachadinha negociando imóveis: "aquisição de bens imóveis por valores subfaturados". Uma figura chave nesse esquema seria o americano Glenn Dillard, que morou no Brasil de 2010 a 2015, aprendeu português e se tornou figura vistosa no mercado imobiliário. Dillard voltou para os EUA onde atualmente responde a um processo pelo que fez no Brasil - cinco credores acusam o americano de vários golpes. Num deles, o gringo juntou investidores para um super resort que seria construído no Peró, em Cabo Frio. O hotel de luxo nunca saiu do papel (felizmente, diga-se de passagem).

 

 

 

 

 

 

CORRUPÇÃO ELEITORAL, ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA

Por unanimidade, o TRE-RJ condenou, na sessão desta quinta (4), o ex-governador Anthony Garotinho pelos crimes de corrupção eleitoral, associação criminosa, supressão de documento e coação, cometidos ao longo do processo eleitoral de 2016 e também durante as investigações da ação penal, em Campos. A pena é de 13 anos, 9 meses e 20 dias de prisão em regime fechado, além do pagamento de 44 dias-multa. Garotinho permanecerá em liberdade, caso entre com recurso no TSE. Porém, de acordo com a Lei Complementar 64/90, o político fica inelegível desde a atual condenação colegiada até o prazo de oito anos após o cumprimento da pena, se o TSE mantiver a decisão desta quinta-feira (4). A Corte entendeu que Garotinho comandou, durante a campanha do pleito municipal de 2016 em Campos, um esquema fraudulento para uso eleitoreiro do programa assistencial "Cheque Cidadão", de transferência de renda a pessoas em situação de vulnerabilidade social para compra de gêneros alimentícios. Num vídeo postado em sua página do Facebook, Garotinho disse que vai recorrer "a essa condenação absurda". "Me condenaram pelo simples fato de eu ter mandado distribuir comida aos pobres (...) Sou uma pessoa correta e nada vai tirar meu pensamento no povo e em Deus (...) Fiquem tranquilos, não tem nada de prisão", disse ele.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias