BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (2)

Agenersa reunida com Bonifácio, Pastel e MM com pauta Prolagos; Marcelo Magno faz pedidos à concessionária; o andamento da Reforma Administrativa na Câmara cabo-friense; cautela nas flexibilizações em Búzios; teleférico em Iguaba? novo capítulo na 'Greve Pela Vida' de Araruama; encontro de secretários de Turismo em Niterói e muito mais...


AGENERSA NOS LAGOS

O Conselho Diretor (Codir) da Agenersa visitou três municípios da Região dos Lagos a partir das 9h desta terça-feira (2). Os representantes do Codir atenderam a convite feito pelas Prefeituras de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo. O objetivo das cidades era apresentar demandas para a melhoria dos serviços de saneamento básico. Os três municípios são atendidos pela Prolagos, concessionária que é regulada pela Agenersa. As reuniões contaram com as presenças dos conselheiros Tiago Mohamed, Vladimir Paschoal e Rafael Penna. E os prefeitos gostaram do que ouviram o trio.

 

 

 

 

 

 

EM CABO FRIO

Em Cabo Frio, antes do encontro no gabinete de José Bonifácio (PDT), prefeito e conselheiros da Agenersa foram tomar um cafezinho no tradicional Suísso, que fica próximo à Prefeitura de Cabo Frio: “Eu só tomei um pingado, dessa vez não comi torta diet”, confessou o prefeito. A agenda dos representantes na cidade começou por volta das 11h e, segundo o conselheiro Vladimir Paschoal, a principal demanda levantada por Zé foi o despejo de esgoto na Laguna de Araruama, no trecho onde fica o Canal do Itajuru. Nessa seara, o pedido do prefeito é para investimentos em melhorias para o sistema de esgotamento na cidade. “A conversa foi muito boa. Eu já tinha pedido obras de melhorias para Prolagos, mas eles disseram que não fazem porque a Agenersa não autoriza. Teremos uma reunião do Consórcio Lagos São João na próxima semana, e acredito que vamos avançar. Os conselheiros se prontificaram a realizar uma reunião conjunta com a concessionária. Ninguém quer brigar. Queremos conversas republicanas para dar solução aos problemas”, pontuou Bonifácio. Quem também participou do encontro, foi o ex-deputado estadual, Janio Mendes (PDT), que atualmente é um dos conselheiros mais influentes junto ao prefeito cabo-friense. 

 

 

 

 

 

 

EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

O despejo irregular de esgoto na Laguna de Araruama, inclusive, também foi pauta da primeira reunião com os representantes da Agenersa na Região dos Lagos. Em São Pedro da Aldeia, conselheiros foram recebidos pelo prefeito Fábio do Pastel (PODE) por volta das 9h. Outra demanda levada pelo chefe do Executivo aldeense foi o saneamento básico nos bairros da cidade para “promover o bem-estar dos moradores”. Segundo a Prefeitura, também foi falado no encontro sobre futuros investimentos da concessionária Prolagos no município, além do debate sobre ações de esgotamento sanitário e abastecimento de água na cidade. Participaram ainda a secretária de Meio Ambiente, Raquel Trevisan; e a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Adriana Saad.

 

 

 

 

 

 

 

 

EM ARRAIAL

O último compromisso do Codir na região foi com Marcelo Magno (SDD), prefeito de Arraial do Cabo, no começo da tarde. O pedido principal feito pelo empresário foi claro: distribuição de água para os distritos cabistas, como Monte Alto e Figueira. A pauta, inclusive, é uma das mais debatidas pela plataforma de governo de MM. Tipo: “Marcelo só pensas naquilo”. Foi uma promessa de campanha do chefe do executivo cabista, que dizem que ele anda obcecado pela solução. Não vai sossegar enquanto não conseguir resolver. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REUNIÃO COM A PROLAGOS

O encontro com representantes da Agenersa não foi o único no gabinete de Marcelo Magno nesta terça-feira (2). O prefeito de Arraial do Cabo também esteve com representantes da Prolagos para falar sobre investimentos da concessionária em saneamento e da dívida que o município tem com a empresa. Marcelo defendeu a implantação da rede separadora de águas pluviais e esgoto e pediu o parcelamento do débito de R$ 3,8 milhões que gestões anteriores deixaram com a Prolagos. Pela Prefeitura, esteve presente no encontro, o secretário de Fazenda, Bernardo Alcântara; e o assessor de gabinete, Ronnie Plácido. A Prolagos enviou o responsável pelo setor de responsabilidade social da empresa, Ricardo Azevedo, a supervisora de grandes contratos, Alessandra Costa, e o gerente comercial da concessionária, Victor Hugo Barros.

 

 

 

 

 

 

 

 

ALMOÇO SÓ DELAS 

Teve almoço da mulherada poderosa de Cabo Frio nesta terça-feira (2). A vice-prefeita Magdala Furtado (PODE) e as respectivas secretárias: Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet; Fazenda, Daniella Mendes; Assistência Social, Nilza Miquelotti; Segurança e Direitos Humanos, Aglaia Olegário; Criança e Adolescente, Betânia Batista; Melhor Idade, Delamar Sant'anna; e Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Dhanyelle Garcia, se reuniram no Cabo Grill para planejar o “Mês da Mulher”. Esse ano, segundo Magdala, será um mês inteiro de celebrações que começam já a partir do dia 8, com a abertura em Tamoios. “A ideia é incrementar ao máximo as comemorações com cada secretaria fazendo uma atividade em homenagem às mulheres”, disse a vice. Dani Mendes salientou que o almoço, sugerido por Aglaia, tinha como objetivo inicial estreitar laços entre as secretárias mulheres. “A gente planejou uma agenda para o mês inteiro e aproveitamos para estreitar as relações entre as mulheres do governo Bonifácio. Nossa expectativa é fazer esses almoços sempre”, revelou ela pelo telefone. É como diz o ditado: “Mulheres unidas, jamais serão vencidas”. Se Zé deixar, elas acabam ocupando mais espaços nesse governo, hein?! E quem irá detê-las?

 

 

 

 

 

 

MÃO NA RODA

O secretário adjunto de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio, Rafael Peçanha (Cidadania), se reuniu nesta terça-feira (2), com a Auto Viação Salineira, para tentar garantir um grande adianto em prol de 23 alunos do IFRJ de Arraial do Cabo que moram em Tamoios, distrito cabo-friense. De acordo com Rafael, os estudantes passam duas horas esperando o transporte público para chegar em casa. Por isso, a reunião, que contou também com a diretoria do campus do IF. Rafael afirmou que a viação se comprometeu a alterar o horário de uma linha para reduzir essa espera para cerca de 30 minutos. Aquela verdadeira mão na roda, né não? Vamos esperar para ver se o milagre acontece...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E A REFORMA?

Havia uma expectativa nesta terça-feira (2), para os rumos que tomaria a discussão sobre a Reforma Administrativa de Cabo Frio na Câmara Legislativa. Segundo o líder do governo na Casa, Davi Souza (PDT), não houve uma discussão oficial sobre a pauta na sessão desta terça porque ela foi direto para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Apenas os vereadores Adeir Novaes (REP) e Alexandra Codeço (REP) foram à tribuna para comentar a reforma, logo no início da sessão. A partir de agora, segundo Davi, a pauta fica na CCJ aguardando o parecer do relator, mas vai passar por várias comissões “porque a intenção é discutir a matéria”, de acordo com Souza.

 

 

 

 

 

 

 

CAUTELA EM BÚZIOS

Durante conversa com o Portal RC24h nesta terça-feira (2), o prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), negou que está liberando geral no município como a oposição tem afirmado por aí. O que aconteceu foi apenas uma flexibilização no sentido de, por exemplo, permitir o aumento da capacidade de atendimento de alguns locais de 50% para 60%. Porém, Martins reforça que também haverá mais ações de conscientização, prevenção e fiscalização. O prefeito aproveitou para se posicionar sobre as aulas presenciais e a palavra de ordem nesse assunto é cautela. Alexandre até vistoriou algumas unidades de ensino nesta terça, que passam por reformas, mas a Prefeitura deve continuar no sistema remoto de ensino e ainda não trabalha com uma data definida para o retorno presencial. Uma coisa é certa, Alexandre quer dar um passo de cada vez para não ter que voltar atrás. “Nossa principal preocupação era tirar a cidade do estado de calamidade pública. Já fizemos isso e agora e monitorar o dia a dia”, destacou o prefeito. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TELEFÉRICO IGUABENSE?

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania) revelou ao Portal RC24h nesta terça-feira (2), uma proposta bem ousada de fomento ao turismo na região. Nos próximos dias, o município vai receber uma empresa de engenharia que vai elaborar e apresentar um estudo de viabilidade para a implantação de um teleférico no Morro da Caixa D'água, no bairro da Pedreira. O local é onde será implantado o mirante do município. Toil afirmou que, se lá tiver a viabilidade, “as chances são muito grandes dessa novidade chegar aqui para a nossa região e Iguaba ser a cidade contemplada”. O prefeito ressaltou que, por enquanto, é apenas uma ideia embrionária, “mas existe essa possibilidade real”. Será que vem aí? Uma coisa é certa: se conseguir, vai bombar. Imagina ver Iguaba toda do alto? Esse projeto pode dar um boom no turismo da cidade, que vem crescendo a cada dia mais.

 

 

 

 

 

 

 

NOVO DIA, NOVO CAPÍTULO

A Prefeitura de Araruama cumpriu com o que havia alertado sobre cortar o ponto dos funcionários da educação que aderissem à “Greve Pela Vida”. Nesta terça-feira (2), o Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA) enviou uma nota contra a Prefeitura por ter reduzido os vencimentos dos profissionais. Na nota, o sindicato afirma que vai mobilizar a partir de agora “todos os esforços para que o ponto que seja garantido, incluindo o reembolso em razão desse corte”. O sindicato abriu ainda um formulário na internet para que os servidores que tiveram os pontos cortados anexem o contracheque para que o SSMA possa requerer o reembolso. A categoria também abriu inscrições para uma assembleia, que será realizada na sexta (5). A Prefeitura de Araruama disse, por meio de nota, que os dias letivos estão sendo contabilizados, os alunos estão tendo aula efetivamente todos os dias e que não houve redução de salário, mas, sim, “desconto dos dias não trabalhados, ou seja, o lançamento de faltas em decorrência da ausência de alguns poucos servidores”. Um mês, praticamente, e essa história ainda parece que vai dar muito pano pra manga em Araruama, viu?

 

 

 

 

 

 

BOAS NOVAS

Ainda sobre Araruama, agentes artísticos e culturais do município informaram ao Portal RC24h nesta terça-feira (2) que, finalmente, começaram a receber os benefícios provenientes da Lei Aldir Blanc. Desde a semana passada, tanto a coluna Boca Miúda, quanto o Portal e o Dia noticiaram que o dinheiro ainda não havia sido pago pela Prefeitura. À época, inclusive, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do município, Danieli Correia Braz, emitiu uma nota afirmando que a Prefeitura estava se esforçando para que o pagamento fosse feito. Fica aqui registrada a nossa sensação de dever cumprido por ter dado aquele “empurrãozinho” para que, enfim, a categoria recebesse o que é seu por direito.

 

 

 

 

 

 

 

ENCONTRO EM NITERÓI

Representantes de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Araruama estiveram presentes no 1º Encontro dos Gestores Públicos do Turismo Fluminense, realizado pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RJ), nesta segunda-feira (1º). O evento foi realizado na Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói, e contou com a participação de vários profissionais do setor, além do secretário Estadual, Gustavo Tuca, e do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo. O fórum promoveu um debate sobre ações e projetos voltados à categoria, que é uma das mais afetadas com a pandemia da Covid-19. O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Cabo Frio, Flávio Rosa, o secretário-adjunto de Turismo em Tamoios, André Carvalho, o secretário de Turismo de Arraial do Cabo, Marco Simas, e a secretária de Desenvolvimento Econômico,Cultura e Turismo de Araruama, Danieli Braz estiveram entre os representantes da região no evento. "Acontecimentos como este, estimulam a reflexão dos impactos da atividade turística e de tudo que ela abrange", comentou Danieli. Já Flávio Rosa, além do evento também cumpriu agenda no Rio com o deputado federal Alessandro Molon (PSB/RJ). “Fomos solicitar ao deputado uma ajuda de verba que poderá colaborar com os projetos que estamos preparando para a cidade. Molon se comprometeu em ajudar com essa parceria, que será muito bem vinda para possibilitar a realização de algumas melhorias que estamos programando para os próximos meses”, afirmou Rosa.

 

 

 

 

 

 

NÃO CONFIRMOU, MAS NÃO NEGOU

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL/RJ) rebateu uma publicação do Monitor Mercantil que afirmava que ele estava perto de ingressar no PDT. Em um post nas redes sociais nesta terça-feira (2), Freixo disse que recebeu convite do PDT, assim como do PT e do PC do B e que isso é “normal” diante do “enfrentamento político” que o deputado diz estarmos encarando. Porém Freixo esclareceu que está focando na construção da “unidade do campo progressista para derrotar a extrema-direita” e exercer a liderança da oposição na Câmara, por indicação do PSOL. Entusiasta da ideia de levar Freixo para o PDT, o ex-deputado estadual Janio Mendes (PDT) tenta a todo o custo fazer com que o psolista mude de partido. Na semana passada, inclusive, Janio disse ao Portal RC24h que isso estava próximo de acontecer. Questionamos o pedetista sobre o atual posicionamento de Freixo e Mendes afirmou que “faz parte”. Mas a verdade é que Freixo não fechou portas para ninguém, ou seja, tudo pode acontecer, inclusive nada. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O MUNDO É UM OVO

É engraçado como o universo é muito pequeno quando se trata de qualquer caso que investigue o clã Bolsonaro. Segundo o colunista da revista Época Guilherme Amado, a nova promotora que investiga a suspeita do esquema de lavagem de dinheiro contra o senador Flávio Bolsonaro (REP) é, nada mais, nada menos, do que a madrinha de casamento da advogada de Flávio. Em fotos publicadas no site da revista, Carmen Eliza aparece em fotos no chá de lingerie e do casamento de Luciana Pires, que tem como cliente o filho mais velho do presidente da República. A troca de promotor no caso de Flávio realizada pelo Ministério Público foi anunciada nesta segunda (1º). No fim de 2019, Carmen Eliza se afastou do inquérito sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL/RJ) depois que foi revelado que ela apoiou a campanha presidencial de Jair Bolsonaro (sem partido). O mundo é um ovo, não é mesmo? Quanta coincidência.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias