BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (1º)

Vantoil Martins na rua com vereadores; Reforma de Zé Bonifácio entra em pauta na Câmara; Miguel Pereira chama população para conversar sobre Tucuns; Lívia de Chiquinho elogia moção a comandante da GM; Marcelo Magno reaparece na rede social; População não atende Fábio do Pastel... E muito mais!


CONVOCOU SECRETÁRIOS E VEREADORES

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania) convocou todo o secretariado e vereadores nesta segunda-feira (1º), para dar um feedback de sua estada em Brasília na semana passada, que aliás foi acompanhado ontime aqui pela coluna. Primeiro, com os vereadores Alan Rodrigues (MDB), Roberto Antunes (MDB), Marciley Lessa (PL), Marcelo Durão (PL), Junior Bombeiro (MDB), Elifaz Ramalho (PP) e Luciano Silva (Cidadania), circulou pela nova Praça da Estação. Lá, onde conversaram sobre o Projeto 'Maria Fumaça' que visa a construção de uma estação cenográfica de trem que funcionará como food-truck ainda neste ano. Além de ser um novo ponto turístico, o local será conhecido também como "praça gastronômica". Na reunião com os secretários, Vantoil falou de sua ida à Agência Nacional do Petróleo e ressaltou sobre a possibilidade de aumento do repasse dos royalties (hoje em torno de R$ 1 milhão por mês); a expectativa é que nos próximos dias, o município possa ingressar com ação judicial em face da ANP, objetivando o aumento no repasse dos recursos financeiros dos Royalties. 

 

 

 

REFORMA DE ZÉ

O projeto de lei 40/2021 que fala da Reforma Administrativa de Cabo Frio, de autoria do prefeito José Bonifácio (PDT), entrou na pauta da sessão da Câmara desta terça-feira (2). A votação ainda não dá para saber quando vai acontecer, visto que o PL vai seguir sua tramitação normal, sem urgência. O texto será apresentado e os vereadores ainda terão oportunidade de apresentar suas emendas. Após isso, o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça para um parecer. Depois disso haverá a votação. A reforma traz a estrutura organizacional pretendida, bem como as quantidades de cargos em comissão nos diversos setores.

 

 

 

RECEPCIONANDO REMADOR

O assunto do fim de semana em Cabo Frio foi a chegada do sul-africano Zirk Botha ao município. Zirk saiu da África e passou 71 dias no mar remando, consolidando um recorde mundial. O ex-oficial da Marinha, é claro, foi recebido pela prefeitura do município na tarde do domingo (28) e chamou a atenção de quem assistia a transmissão da chegada de Zirk o responsável pelas boas-vindas. O jovem Pedro José, de apenas 21 anos, subchefe de Gabinete de José Bonifácio (PDT), foi quem recebeu a missão do prefeito. Pedro fala fluentemente inglês e fez aquele processo de intérprete para o secretário de Esportes de Cabo Frio, Flávio Tiziu. Não é comum um chefe de Gabinete ser bilíngue, não só em Cabo Frio, mas na região inteira.

 

 

 

MERCADO DE TRABALHO ALÉM PREFEITURA

Quem acompanha a coluna Boca Miúda, deve ter notado que um dos focos do prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) tem sido a busca por parcerias que gerem emprego fora da Prefeitura. O Balcão de Empregos surgiu para isso, e já abriu canal com empresas de diferentes ramos. Nesta segunda (1º), ele recebeu o secretário de Trabalho e Renda do Estado, capitão Paulo Teixeira para conversar sobre essa questão, bem como a capacitação do buziano, importante para garantir sua colocação no trabalho.

 

 

 

CHAMOU A POPULAÇÃO E PASSOU O WHATSAPP

Continuando em Búzios, o vice-prefeito, Miguel Pereira (PL), que também é o secretário municipal de Obras e Saneamento Básico, esteve em Tucuns, de onde fez um vídeo chamando a população. Ele disse que quem tiver qualquer dúvida sobre a proposta de canalizar as águas das chuvas que ficam retidas no bairro e em outros da região para despejá-las na praia de Tucuns, pode procurá-lo. É que o projeto tem causado polêmica no balenário. Andam dizendo até que a obra vai servir também para despejar esgoto. "Não tem nada a ver, isso não é verdade. Tem lodo mas não é esgoto, é uma água completamente limpa", garantiu o vice-prefeito. A ideia é abrir três lagoas com capacidade de armazenar 8 milhões de litros de água da chuva. Para por fim ao disse me disse e tirar dúvidas, Miguel disponibilizou um número de whatsapp para que a população possa fazer contato com a secretaria. "Se você não tem conhecimento, é só nos consultar (...) Com toda certeza, Miguel Pereira não vai mentir pra você", colocou. 

 

 

 

 

MOÇÃO DE APLAUSOS

Se por um lado um movimento interno da Guarda Municipal de Araruama (GMA) insiste em pedir a saída de Flávia Corrêa do comando da GMA, o legislativo e o executivo da cidade parecem ir totalmente contra essa ideia. Na última sessão plenária, na quinta-feira (25), o vereador Amigo Walmir (PP) solicitou uma moção de aplausos para a comandante e o pedido foi aceito com unanimidade pelos parlamentares. No Facebook, a prefeita Lívia Bello (PP) curtiu a iniciativa de Walmir e o parabenizou junto aos colegas pelo “reconhecimento do excelente trabalho exercido” por Flávia. A moral está em dia por aí.

 

 

 

INAUGURAÇÃO A PERDER DE VISTA

Ainda sobre Araruama, esta terça-feira (2) será mais um dia de inauguração. A partir das 11h, a Prefeitura entrega a obra de asfaltamento das ruas Washington Luiz e Domingo Moela, localizadas no bairro Jardim São Paulo. A cerimônia será transmitida ao vivo nas redes sociais da Prefeitura de Araruama, como já é de praxe. Pelo visto, o banho de asfalto prometido por Lívia Bello (PP) veio mesmo.

 

 

 

 

 

QUEM É VIVO SEMPRE APARECE

Sim, ele voltou. Após um longo inverno, quem sabe para descansar a imagem, Marcelo Magno (SDD) finalmente apareceu nas redes sociais da Prefeitura de Arraial do Cabo nesta sexta-feira (26). O prefeito, que andava meio sumido, posou para foto com o Chefe de Unidade de Conservação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, Jailton Nogueira Jr., que passou no gabinete para visitar MM. O encontro teve a participação do presidente da Câmara cabista, Ângelo Shogum (PSL), do secretário de Segurança Pública, Daniel Bandeira, e do assessor especial do Gabinete do prefeito, Bruno da Costa. Segundo o município, um dos temas tratados no encontro foi o trabalho de fiscalização do ICMBio com a Prefeitura.

 

 

 

REFERÊNCIA RENOVADA

A Prefeitura de Maricá, que virou notícia por conta dos programas emergenciais que criou durante a pandemia de COVID-19 para manter empregos e a qualidade de vida dos moradores, está preparando um realinhamento geral dos projetos para prolongar a existência deles até junho. A reordenação começa a partir de abril. Um dos exemplos de iniciativa da Prefeitura, o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), beneficia 20.500 autônomos informais e profissionais liberais, segundo o município. Por meio do PAT, foram quase R$ 260 milhões injetados na economia maricaense. Com dados assim, não é difícil entender a votação expressiva que o prefeito Fabiano Horta (PT) teve nas últimas eleições, né?

 

 

 

EM RITMO DE VOLTA ÀS AULAS

Exatos um mês após Araruama, a prefeitura de Saquarema se prepara para um retorno gradual das atividades presenciais na rede municipal de educação na próxima segunda-feira (8). Pelo calendário publicado em diário oficial, o retorno seria já nesta segunda (1º), o que não se concretizou. Segundo o município, esta semana será de atividades remotas com o sistema híbrido começando na semana que vem. Na internet, pipocaram rumores de que o adiamento se deve à falta de equipamentos de segurança contra a COVID-19, que não foram entregues por fornecedores a tempo. Procurada, a Prefeitura não confirma essa história e diz que nada foi alterado no planejamento.

 

 

 

PREFEITO MUDOU, MAUS HÁBITOS NÃO

Ainda sobre Fábio do Pastel (PODE), o prefeito aldeense iniciou seu mandato com expectativa de que uma campanha de conscientização para que a população evitasse jogar lixo na rua surtiria efeito. Mas ele está começando a se deparar com uma realidade nua e crua, que demonstra que o povo "não tá nem aí" para campanhas ou apelos de prefeito. Reclamação, inclusive antiga, da época de Chumbinho. O ex-prefeito não escondia a irritação que sentia toda vez que era cobrado sobre a limpeza da cidade, e se defendia dizendo que limpava pela manhã e à tarde já estava tudo sujo de novo. Muda o prefeito, mas a situação do despejo de lixo nas ruas não muda. Ledo engano achar que o povo iria atender a um pedido “especial” dele, afinal, Fábio não é melhor do que ninguém.

 

 

 

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE) firmou nesta segunda-feira (1º), um acordo de cooperação técnica com uma empresa especializada para implantar o Programa de Regularização Fundiária na cidade. Ele recebeu o secretário de Urbanismo e Habitação, Fernando Frauches, e o representante da Reurbis Consultoria, Raphael Costa, para debater os detalhes do projeto. Primeiro, o programa vai atuar com a regularização e o lançamento do Registro Geral do Imóvel (RGI) em construções de um bairro, que ainda será indicado no projeto piloto, oferecendo segurança jurídica aos moradores atendidos. Em seguida, será estendido às demais localidades do município, seguindo um cronograma ainda a ser definido. "Estamos muito felizes em poder chegar aos moradores e entregar o título de propriedade da casa deles, registrado em cartório. Vamos trabalhar de bairro em bairro para chegar a todos", disse o prefeito.

 

 

 

INAUGURAÇÃO EM RIO DAS OSTRAS

A Prefeitura de Rio das Ostras iniciou o mês de março nesta segunda-feira (1º), com a entrega do primeiro Centro Oftalmológico Municipal. A inauguração foi realizada em transmissão pelas redes sociais a partir das 17h. O prefeito, Marcelino da Farmácia (PV), e a secretária de Saúde, Drª Jane Teixeira, participaram do evento.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias