BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (26)

CPI do HM: cadê os deputados da região? Zé diz que Janaína preferiu sair; Vantoil Martins anuncia testagem rápida nos iguabenses; Alexandre Martins edita novo decreto com outras flexibilizações; Vereadores promovem 'arranca rabo' na sessão da Câmara de Araruama; Fábio do Pastel antecipa salário de fevereiro; Mais uma fake news em Arraial do Cabo... E muito mais!


DEPUTADA APRESENTA RESULTADO DA CPI A ZÉ BONIFÁCIO

A sexta-feira (26) na prefeitura de Cabo Frio teve visita e apresentação de relatório da CPI do Hospital da Mulher na Alerj, de 2019, pela deputada estadual Renata Souza (PSOL), que presidiu a Comissão. O extenso documento foi entregue nas mãos do prefeito José Bonifácio (PDT), do secretário de Saúde, Felipe Fernandes, e uma outra cópia para os diretores do hospital. A CPI foi aberta para investigar o alto número de mortandade de bebês na unidade. "O trabalho da Comissão gerou 11 projetos de lei voltados para o bem estar da gestante e pelo fim da violência obstétrica", destacou Renata, que aproveitou para lembrar que apesar de não ser da cidade, tomou para si o problema das mulheres daqui. "Não sou da cidade de Cabo Frio. Na época, havia dois deputados da cidade (na Alerj) que não fizeram esse caminho, mas sou deputada do estado do Rio de Janeiro", completou. O prefeito recebeu o relatório final da CPI e garantiu que a equipe da Secretaria de Saúde irá estudar as medidas propostas no documento para colocar em prática as análises. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

 

 

A INTEGRAÇÃO DE ZÉ

Em entrevista exclusiva à Rádio Costa do Sol FM (e ao Portal RC24h) nesta sexta-feira (26), o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) falou sobre a substituição que realizou no comando da secretaria de Assistência Social do município, trocando Janaína Pinheiro por Nilza Miquelotti, que atuava como chefe de Gabinete do prefeito desde o começo da atual gestão. Zé afastou a ideia de que estava sendo feito um desmonte da equipe de governo e disse que é, sim, uma estratégia para que cada secretário tenha noção das dificuldades enfrentadas pelas secretarias e, através disso, consiga ter uma visão ampla da gestão pública, como um todo. Nesse sentido, é possível, segundo Zé, que haja modificações bimestrais ou mesmo trimestrais no corpo de secretários, como, por exemplo, chefe de Gabinete virar um secretário ou secretário de Governo virar secretário de Administração e vice-versa, para que haja uma verdadeira Integração no município, sem bagunçar a equipe. 

 

 

 

E TEM MAIS...

Ainda sobre a entrevista, Zé esclareceu que pediu a Janaína que ocupasse a Secretaria da Melhor Idade, mas a mesma preferiu não continuar no governo. Mais uma questão que revelou nos bastidores, é que ele vai colocar uma outra mulher no lugar de Nilza na Chefia de Gabinete, mantendo assim, a paridade de gênero no secretariado. Enquanto não decide, Pedro José, que é o adjunto, segue na missão trabalhando dobrado. E tem mais, num daqueles rompantes de sinceridade típicos de Bonifácio, ele confessa que chegou a ser zoado na rua por um cidadão por causa dos buracos da cidade. A entrevista completa traz também detalhes sobre o pagamento dos servidores do mês de fevereiro. Confira abaixo:

 

 

 

 

VOLTA DO PASMED

O presidente do Ibascaf, Carlos Alberto Cardozo, esteve na Prefeitura de Cabo Frio nesta sexta-feira (26), para entregar um planejamento de reabertura do Pasmed. O documento foi entregue ao subchefe de Gabinete, Pedro José. O objetivo de Cardozo é levar a pauta para o prefeito para que seja colocado em prática até o fim de abril. Um desafio citado por Cardozo para o futuro do Pasmed é fazer com que os vereadores tenham compreensão que a unidade não serve para atender certos mandatos e, sim, para tratar exclusivamente da saúde dos servidores. Aliás, vale ressaltar a importância de um órgão nessa linha na situação de uma pandemia igual essa, né?

 

 

 

DINDIM NA CONTA E TESTAGEM EM MASSA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), pediu para avisar, no início da noite desta sexta-feira (26), que o pagamento de fevereiro do servidor já está na conta. Coisa boa é começar o mês com dinheiro em dia né? Horas antes, no entanto, fez um anúncio tão importante quanto o dindim no bolso: a Prefeitura pretende fazer uma testagem em massa (teste rápido) na população a partir de março. A ideia é monitorar a população e a evolução da doença. Vantoil fez o anúncio durante live realizada na tarde desta sexta, que também teve a participação do secretário municipal de Saúde, Valdeci Junior, e da diretora da Atenção Básica, Cintia Priscila Assis. Além de um balanço da vacinação, também foi divulgado o último boletim da Covid. O município iguabense - que está na bandeira amarela - tem hoje 2.529 casos confirmados, 28 casos suspeitos, 55 óbitos e 7.206 casos descartados, além de 2.103 pacientes recuperados. O prefeito e sua equipe também anunciaram novo calendário de vacinação para mais duas faixas etárias dos idosos, começando na segunda-feira (1º). Veja o vídeo na íntegra:

 

 

 

 

GESTANTES NO FOCO

Ainda de Iguaba Grande, um bate-papo entre "mamães" e a Prefeitura, nesta semana, no CRAS Adilson Lessa, marcou o I Encontro de Gestantes do Programa Criança Feliz, da secretaria de Assistência Social. Na ocasião, houve palestra sobre pré-natal, cuidados com a saúde, higiene e bem estar da futura mamãe e do bebê. As mulheres (já cadastradas) também receberam kits (material desde a gestação até os três anos) para elas e seus filhos. A secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Cláudia de Souza, acompanhou de perto. "Esse é o primeiro encontro de muitos que vão beneficiar as gestantes da nossa cidade", avisou.

 

 

 

NOVA FLEXIBILIZAÇÃO E HOSPITAL DE CAMPANHA

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) editou novo decreto, divulgado nesta sexta (26), que flexibiliza algumas ações, como aumento da capacidade de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, abertura dos campos de futebol e quadras poliesportivas (clique aqui para ler na íntegra). Quem não cumprir, já sabe, é "tolerância zero", o prefeito tem falado nisso, inclusive, com bastante frequência. Também nesta sexta-feira, entrou em funcionamento, como já havíamos antecipado aqui na coluna, o Centro de Atendimento a Covid-19 para atender a população com sintomas gripais, dos mais leves aos mais graves. O local, além de triagem, também tem estrutura de hospital de campanha, e fica ao lado do hospital municipal Rodolpho Perissé. "Em meio à crise sanitária, não sabemos até quando vai essa pandemia. Esse investimento é muito importante para achatar a curva e proteger nossa península", destacou Alexandre.

 

 


ARRANCA RABO

A longa sessão plenária desta quinta-feira (25), da Câmara de Araruama, pegou fogo após um pedido de requerimento feito pelo vereador Elói Ramalho (PSD) por causa de irregularidades no serviço prestado pela Enel. O vereador Walmir Belchior (PP) se exaltou após colegas o criticarem por uma CPI do assunto, presidida por ele, que não apresentou resultados na legislatura anterior. Após Walmir dizer que ninguém ali iria para o céu, Thiago Moura (Cidadania) foi o primeiro a se manifestar, respondendo que era papel de Deus julgar essa decisão. Oliveira da Guarda (MDB) pediu a palavra na sequência e os dois começaram a rebater Walmir de forma mais acalorada. Magno Dheco (PP) também entrou na discussão e desmentiu afirmações feitas por Belchior sobre a tal CPI e ainda provocou: “o senhor está muito nervoso. Cuidado aí para não infartar e parar no CTI novamente”. Segundo informações de bastidor, a treta ainda se estendeu pelos corredores da casa… O caldo entornou.

 

 

 

E A ALDIR BLANC?

Artistas e produtores culturais de Araruama ainda não receberam os benefícios da Lei Aldir Blanc. A verba federal, segundo o edital proposto pela coordenadoria de Cultura, foi de R$ 885.731,53, que estão na conta do município desde outubro e deveriam ter sido repassados a classe artística até 31 de dezembro do ano passado. A Prefeitura chegou a realizar o mapeamento de trabalhadores, empresas e instituições culturais e 75 projetos foram habilitados e publicados em Diário Oficial no dia 29 de dezembro. Porém a morte da superintendente de Cultura do município, Jaida Mundim, no começo deste ano acabou fazendo com que os planos fossem adiados. Os artistas alegam que, mesmo após habilitação, publicação e expiração das datas de pagamentos, alguns projetos caíram em exigências "descabidos” e os proponentes foram comunicadas informalmente de sua desabilitação. A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Araruama, Danieli Correia Braz afirmou que há trâmites legais de órgãos de controle da gestão pública e isso gera rigor na conferência documental e da comprovação de atividades de agentes culturais e de suas instituições. Em nota, Danieli também afirma que as exigências não são algo incomum, assim como as adaptações de calendários e prazos, no caso de uma situação caótica. Por fim, a secretária afirma que o desejo da Prefeitura de Araruama é cumprir com o compromisso de pagamentos dos subsídios emergenciais. Vamos ver o que sai disso daí.

 

 

 

PAGAMENTO NA CONTA

Além de Iguaba, quem também já pagou o mês de fevereiro ao servidor municipal foi a prefeitura de São Pedro da Aldeia. Segundo o prefeito Fábio do Pastel (PODE), que está mantendo a tradição do pagamento em dia ou antecipado no município, "mesmo em um momento de crise econômica em função da pandemia, a atual gestão está trabalhando de forma incansável para atender à população".

 

 

 

PRIMEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ainda no município aldeense, a Prefeitura realizou sua primeira audiência pública do exercício de 2021 nesta sexta-feira (26), quando foi apresentada prestação de contas na Câmara Municipal. Também foram apresentados os investimentos gerais do governo anterior, abordando, ainda, dados financeiros referentes à Secretaria de Saúde. O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook.

 

 

 

ORGULHO E REFERÊNCIA

Se existe um município na área de cobertura do Portal RC24h que, simplesmente, não se cansa de ser destaque - nacionalmente e internacionalmente -, é Maricá. O prefeito da cidade, Fabiano Horta (PT), usou as redes sociais nesta quinta-feira (25), para falar sobre três veículos da Imprensa internacional que foram até a cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro para mostrar de que forma a vacinação está sendo feita por lá. Equipes da Associated Press, dos Estados Unidos, da revista alemã Der Spiegel e da rede de TV portuguesa RTP visitaram o município nesta semana. O fato, é claro, deixou o chefe do Executivo municipal todo orgulhoso e Horta fez questão de deixar a gratidão aos profissionais da saúde que atuam com “tanta dedicação e afinco nesta árdua jornada. Vocês merecem ser foco, ser exemplo”, concluiu o prefeito.

 

 


FAKE DA VACINA

A Prefeitura de Arraial do Cabo desmentiu boatos sobre a vacinação de idosos contra a Covid-19 no município. De acordo com nota publicada nas redes sociais nesta sexta-feira (26), estão sendo vacinados somente idosos acima de 85 anos na cidade. As faixas etárias seguintes serão imunizadas conforme a secretaria de Estado de Saúde enviar as doses à Prefeitura, seguindo o calendário municipal de vacinação. O comunicado pede para que os moradores fiquem atentos às páginas oficiais da Prefeitura para as informações corretas acerca do assunto.

 

 

 

CAMINHO DAS ÍNDIAS

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), está em busca por firmar parceria com a índia objetivando garantir mais empregos e vacinas contra a Covid-19 para a cidade. Uma reunião nesta sexta-feira (26), com o Cônsul Geral da índia no Brasil, Sr. Amit Mishra, foi acompanhada pelos secretários do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Viana, Políticas Energéticas, Juninho Luna, e os representantes do Parque Industrial Bela Vista. Além de ações de atração de investimentos indianos para Macaé, foram tratados assuntos sobre a aquisição de vacinas diretamente dos laboratórios da Índia, uma vez que o país possui três imunizantes aprovados pelos organismos internacionais. Segundo Rezende, o Cônsul se comprometeu a ajudar nas tratativas com os representantes desses Laboratórios no Brasil e a estreitar o relacionamento de Macaé com a Câmara de Comércio Brasil-Índia.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias