EM BÚZIOS/ Fórum Regional marca retomada da vocação esportiva na Região dos Lagos

A cerimônia contou com a presença do prefeito da cidade, Alexandre Martins, e o assessor especial do governo do estado, Vinícius Sarciá


Aconteceu, nesta terça-feira (23), em Armação dos Búzios, um evento organizado pela Secretria de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJ), onde o Fórum Regional de Esporte Lazer e Juventude apresentou suas principais diretrizes, que são retomar a vocação esportiva da Região dos Lagos e fomentar o esporte como instrumento de inclusão social. A cerimônia teve a presença do secretário estadual da pasta, Leandro Alves, do prefeito da cidade, Alexandre Martins, e do assessor especial do governo do estado, Vinícius Sarciá.

"A Região dos Lagos sempre foi palco de grandes eventos esportivos, como por exemplo o Campeonato Mundial de Surfe, em Saquarema. A Secretaria de Esporte tem o total interesse e motivação em aproveitar toda essa bela paisagem das praias da Região dos Lagos, e transformá-las no principal palco de atividades esportivas do Brasil. Temos que aproveitar as praias, lagoas, parques e praças dos municípios para que o esporte e o lazer façam parte do dia a dia de toda a população. Posso garantir a vocês que nosso objetivo aqui é deixar um legado para toda a sociedade", disse Leandro Alves. 

Ao todo, cerca de 50 pessoas participaram das rodadas de discussões sobre as demandas do paradesporto, da formação de base, do esporte de alto rendimento, do esporte educacional, entre outros. 

"O esporte é um segmento que faz interface a diferentes áreas da sociedade: saúde, educação, segurança... Não tem um único setor que não se beneficie com a prática esportiva. Então, temos que pensar a implementação de políticas públicas de esporte baseadas no conhecimento prévio do ambiente e suas principais demandas de modo que o gestor público tenha condições não somente de implementar ações e estratégias voltadas aos principais problemas públicos, mas, principalmente, apresentar um planejamento voltado ao médio e longo prazo que permita um desenvolvimento ordenado do setor", explicou o subsecretário de gestão e planejamento, Rogério Pimenta, durante a sua apresentação. 

Durante o evento, pelo menos cinco representantes de alguns municípios da região elogiaram a iniciativa da secretaria de trazer essa discussão prévia para o interior do Estado.

"Em mais de 30 anos de vida pública, nunca vi um secretário dar voz aos municípios, num fórum como esse. Entender a vocação de cada município e mapear as ações com seus gestores é fundamental", falou Zulmar Massa, Chefe de Departamento de Esporte e Rendimento da Superintendência de Esporte de Arraial do Cabo. 

Atenção especial à Juventude

O encontro também serviu para reunir secretários e responsáveis pela área de Juventude dos municípios na Região dos Lagos. Um grupo de discussão foi montado em uma sala à parte, onde os representantes falaram sobre a implementação de políticas públicas para os jovens da região. Um movimento também importante, já que nem todos os municípios têm uma pasta voltada exclusivamente para as atividades que envolvem esse público.

"Temos uma pasta na secretaria voltada exclusivamente para as demandas da Juventude, mas isso não acontece em todos os municípios. Foi importante essa oportunidade porque juntamos na mesma mesa pessoas que trabalham com o mesmo objetivo, perto uma das outras, e muitas não se conheciam ainda. Eles falaram, nós falamos e já começamos a traçar alguns objetivos em comum para o desenvolvimento de projetos aqui na região. Tenho certeza de que foi um primeiro passo para algo grande que vamos construir juntos", afirma Laís Hartmann, superintendente da Juventude na secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.

Ao final do evento, os secretários e gestores se reuniram numa grande mesa redonda para alinhar as próximas ações dos municípios para poder enviar à Secretaria de Esporte.

Categorias: Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias