BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (22)

Vantoil Martins voa para Brasília; Zé Bonifácio quer transformar sede do parque do Mico-Leão Dourado; Dia de luto em Armação dos Búzios; Continua a queda de braço entre Educação e a prefeita Lívia de Chiquinho; Desbravando trilhas em São Pedro da Aldeia; Procon cabista fecha acordo... E muito mais!


CONEXÃO IGUABA x BRASÍLIA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania) partiu para Brasília na noite desta segunda-feira (22), acompanhado pelo secretário de Planejamento, Gestão e Projetos, Eron Bezerra. Vantoil quer amanhecer na capital federal para começar a peregrinação cedo. A pauta principal são as emendas parlamentares, que fecham agora em março. Por conta disso, vai encontrar com alguns deputados que já são parceiros de Iguaba, como é o caso de Gutemberg Reis (MDB), que já confirmou, Soraya Santos (PL), Lourival Gomes (PSL), Dr Luizinho (PP) e Sóstenes Cavalcante (DEM). Além disso, o prefeito iguabense disse que vai passar no FNDE; ele está tentando retomar as obras da creche do Vila Nova e também as de pavimentação de ruas do bairro Pedreira. O convênio está vigente, mas por conta de algumas pendências os recursos não estão sendo liberados e ele quer avançar nessa questão. Vantoil só deve retornar na quinta-feira (25) e espera trazer na mala alguns milhares - e por que não, milhões de reais -, e quem sabe engrossar o orçamento modesto de Iguaba.

 

 

 

CONEXÃO IGUABA-ARARU

Quem esteve passando pela Prefeitura de Iguaba Grande foi o vereador araruamense Eloi Ramalho (PSD). O parlamentar se reuniu com o prefeito do município vizinho, Vantoil Martins (Cidadania), e os vereadores iguabenses Luciano Silva (Cidadania) e Marcelo Durão (PL). O objetivo era fortalecer a reunião entre as cidades e intermediar, através de Eloi, tratativas com o deputado federal Gutemberg Reis (MDB/RJ) - com quem Vantoil se encontra nesta terça (23) - para angariar emendas para os municípios. Que venham boas novas dessa união.

 

 

 

BALCÃO DE EMPREGOS

Diversos setores da Prefeitura de Iguaba Grande se reuniram na sexta-feira (12) para planejar uma ação com intuito de reestruturar o balcão de empregos do município. A secretaria de Assistência Social, a secretaria de Governo e equipe da Agência de Desenvolvimento de Iguaba Grande estão envolvidas na missão. A ideia é criar o 'Dia D', uma iniciativa que enviaria equipes até os comércios da cidade para cadastrar as empresas. A gente fica na torcida para que o projeto dê certo.

 

 

 

LAZER E APRENDIZAGEM

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) abriu a semana de trabalhos discutindo sobre a sede do Parque do Mico Leão Dourado. Aliás, foi a pauta principal desta segunda-feira (22), na Prefeitura. Zé quer colocar a sede do parque onde funcionava o clube da antiga Abanerj (no loteamento Centro Hípico de Cabo Frio, em Tamoios), hoje já desativada; atualmente o local é alugado para algumas igrejas. Para Zé, a sede do Parque também deve ser local de aprendizado e ele pensou em criar um espaço para visitação das escolas, onde os alunos possam ter aulas de ecologia ao ar livre, in loco. Para isso, já declarou aquele terreno como de utilidade pública, para fins de desapropriação, como publicado no decreto assinado na última sexta (19). Segundo prefeito, já houve uma conversa com o pessoal da Abanerj, que sinalizou positivamente. "Eles têm todo o interesse em se desfazer do terreno, incluindo as construções existentes que também entram nessa desapropriação para utilização como sede do Parque do Mico Leão-Dourado", explicou o chefe do executivo.

 

 


REFORMA ADMINISTRATIVA

O projeto de lei da Reforma Administrativa da prefeitura de Cabo Frio continua tramitando na Câmara Municipal e a expectativa era que entrasse na pauta de votação da Casa na sessão desta terça-feira (23). Mas isso ainda não vai acontecer, segundo informou o líder do governo, vereador Davi Souza (PDT). A expectativa é grande. 

 

 

 

LUTO NA PENÍNSULA

Um dos líderes da emancipação de Armação dos Búzios, Jorge Russo, de 76 anos, morreu vítima de infarto durante a madrugada de domingo (22). Ele estava em casa na Reserva do Peró, em Cabo Frio. Durante muitos anos, Adelino Jorge Stulpeen, que era mestre de obras em Búzios, se dividia entre o trabalho e a paixão por ver o então terceiro distrito de Cabo Frio se tornar uma cidade. “Trabalhei muito, virei noites para ajudar a ver Búzios uma cidade. Nos últimos anos, Búzios saiu da linha e ficou desordenada. Fico triste, mas ainda dá tempo e espero que o novo prefeito Alexandre Martins (REP) e sua equipe consiga acertar", disse Jorge em novembro. Jorge Russo deixa duas filhas, Silvana e Bruna, três netos Lívia, Dany e Diogo e dois bisnetos, Milena e Miguel. O corpo de Jorge foi levado para Búzios. O secretário de Serviços Públicos, Marcão Valerius ficou muito abalado com a morte do amigo: “Ele era um paizão para todos nós”, disse Marcão, lembrando que foi vice dele por ocasião de Jorge presidir a comissão de emancipação. O Portal RC24h deixa aqui as condolências pelo falecimento e deseja forças à família.

 

 

 

VOLTA ÀS AULAS EM BÚZIOS

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Búzios realizou nesta segunda-feira (22), audiência pública sobre infraestrutura das unidades escolares, bem como as intenções do município quanto ao retorno às aulas presenciais, gestão democrática e controle social da área da educação, entre outros assuntos. A participação presencial foi limitada a 20% do plenário (15 lugares), mas o debate foi transmitido ao vivo na página oficial da Câmara. Da Comissão fazem parte os vereadores Gugu de Nair (presidente), Niltinho de Beloca (vice-presidente) e Victor Santos (membro). A audiência contou ainda com a participação de conselheiros da educação do balneário e representantes de segmentos da comunidade escolar.

 

 

 

QUEDA DE BRAÇO DAQUELAS

Duas semanas após o retorno às aulas presenciais em Araruama, a queda de braço entre sindicato e Prefeitura persiste. Os dois lados da disputa trazem dados divergentes e trocam acusações. Nesta segunda-feira (22), o presidente do sindicato, Luís da Saúde, confirmou que a greve continua e está com adesão de cerca de 50% a 55% dos funcionários, diferente do que informa a Prefeitura, que enviou uma planilha à imprensa com presença registrada de professores e funcionários entre 47,84% e 77,69% em todos os dias de 08/02 até a última quinta-feira (18). Sobre as acusações feitas pelo sindicato de assédio moral contra grevistas e de que o município já tenha casos de funcionários e alunos infectados pela COVID-19, a Prefeitura refuta afirmando se tratarem de boatos e ressaltando que “todas as medidas pertinentes contra as falsas acusações já estão sendo adotadas pela Procuradoria Geral do município, inclusive contra meios de Comunicação que veiculam notícias sem fundo de verdade”. Xii... Pelo visto, esse rolo ainda promete muito pano pra manga, hein?

 

 

 

INAUGURAÇÃO

Por outro lado, ainda em ritmo das comemorações dos 162 anos da emancipação político-administrativa de Araruama, a Prefeitura preparou mais uma inauguração nesta terça-feira (23). A partir das 11h, via Facebook, será entregue o espaço no Centro de Araruama, onde vai funcionar o CRAM, CREAS e Conselho Tutelar do município. A transmissão será na página da prefeita Lívia de Chiquinho (PP) e a expectativa é de mais uma enxurrada de visualizações e likes, como de costume.

 

 

 

TRILHAS EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

A secretaria de Esportes e Lazer de São Pedro da Aldeia mapeou áreas para trilhas esportivas neste sábado (20). O trabalho foi feito pelo secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos Gaspar, e o assessor técnico, Arnaldo Preuss, nos bairros Poço Fundo e Ponta da Areia. O objetivo é trabalhar na estruturação de trilhas ecológicas voltadas para a prática esportiva ao ar livre em pequenas distâncias. Os percursos contam com subidas íngremes de curta distância, finalizando com uma vista panorâmica da cidade, ou caminhos à beira da Lagoa de Araruama com trajeto mais longo, o objetivo é formalizar os trajetos, incentivando a prática de exercícios aliada às belezas naturais de São Pedro da Aldeia. Boa sacada. Esse é um segmento do turismo que não para de crescer. Mas poucos turistas sabem que São Pedro também tem esse tipo de atrativo. 

 

 


PROCON CABISTA

A secretaria de Defesa do Consumidor de Arraial do Cabo e a Prolagos fecharam, nesta segunda-feira (22), um acordo de cooperação mútua para instalação do projeto Ouvidoria Itinerante. De acordo com o município, o acordo prevê que a concessionária atenda os consumidores na secretaria para esclarecer e solucionar demandas como valores de contas e prestação do serviço do fornecimento de água e esgoto. O atendimento será realizado mensalmente em conjunto com a Defesa do Consumidor. A primeira Ouvidoria Itinerante foi agendada para quinta (25) e as datas vão ser divulgadas nas redes sociais da concessionária e da Prefeitura de Arraial do Cabo. Tomara que funcione de verdade. 

 

 

 

RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania) e representantes das secretarias de Educação e de Saúde, além da Vigilância Sanitária, foram recebidos pelo legislativo nesta segunda-feira (22), para tratar da retomada das aulas presenciais no município. O chefe do Executivo prepara um decreto para o retorno às aulas, mas não anunciou quando será publicado. "Estamos abertos às sugestões dos vereadores", disse Welberth. Segundo ele, deverá ser um retorno gradual que retrocederá caso aumente o número de casos de Covid. O plano prevê liberação para escolas particulares no início de março e, nas públicas, a partir de maio, devido à necessidade de licitação para compra de materiais de prevenção à doença.

 

 

 

FÓRUM DA ALERJ

O Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Alerj vai reunir seus integrantes para definir a agenda de prioridades de 2021 nesta terça-feira (23), a partir das 10h. O presidente da Casa e do órgão, deputado André Ceciliano (PT), participará do encontro, no qual deve ser apresentado um balanço das ações do ano passado. O público vai poder acompanhar a reunião pelos canais do Fórum no Youtube e no Facebook. Há ainda espaço para interagir e contribuir com sugestões, confirmando a presença pelo link. Segundo a Comunicação da Alerj, 50 das 60 instituições que integram o órgão e mais 300 membros indicados por essas organizações já confirmaram presença no encontro.

 

 

 

FAVORÁVEIS À SOLTURA DO DEPUTADO

Treze deputados federais do Rio de Janeiro votaram contra a manutenção da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL), foram eles Carlos Jordy (PSL), Delegado Antônio Furtado (PSL), Helio Lopes (PSL), Hugo Leal (PSD), Luiz Antônio Corrêa (PL), Major Fabiana (PSL), Márcio Labre (PSL), Otoni de Paula (PSC), Paulo Ganime (Novo), Professor Joziel (PSL), Ricardo da Karol (PSC), Sóstenes Cavalcante (DEM). Nenhum deles tem proximidade com a Região dos Lagos. 

 

 

 

'VALENTÃO VAI ABRIR O BICO?'

Ainda sobre a votação da prisão de Daniel Silveira, o deputado federal e integrante da executiva nacional do PSL Felício Laterça, votou a favor que o deputado continue preso. Inclusive ele afirmou ao jornal O Globo que seu colega de partido gravou, sem permissão, conversas com Bolsonaro. Felício contou que conheceu Daniel em janeiro de 2019. "Pude conhecer um pouquinho do seu caráter. Ele me revelou que já tinha feito gravações de algumas pessoas. Ele tinha esse mau hábito. Acabou gravando conversas de parlamentares dentro da Câmara para se autopromover. Ele disse para mim que também havia gravado o presidente da República. O que faria Bolsonaro se soubesse que já foi gravado por ele?", disse ele na entrevista.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias