Municípios da Região dos Lagos organizam volta do ano letivo de 2021

A maioria das cidades continua adotando o retorno gradativo, ainda no método não-presencial


Em meio á pandemia da Covid-19, as escolas tiveram que se adaptar aos protocolos de prevenção à doença, principalmente ao distanciamento social. Com um novo ano letivo se aproximando, as prefeituras dos municípios da Região dos Lagos estão se organizando para a volta às aulas, mesmo que de maneira remota. Com o ano letivo de 2020 prejudicado por conta da pandemia, alunos e professores encontram um novo modelo de aprendizado. 

Em Cabo Frio, as atividades remotas referentes ao ano letivo de 2020 retornaram nesta terça-feira (2). Os alunos matriculados tem acesso às atividades por meio da plataforma educacional, no site da Secretaria Municipal de Educação, onde estão as atividades disponíveis para cada série escolar. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o ano letivo de 2020 será encerrado em 30 de abril.

Para alunos das creche III e IV, pré II e 5º e 9º anos da rede municipal, a efetivação das matrículas começou nesta terça-feira (2).Os pais ou responsáveis destes estudantes têm ainda os dias 4, 9 e 11 de fevereiro para apresentarem a documentação necessária, das 8h às 13h, nas escolas onde as crianças vão estudar.

De acordo com a Prefeitura, o plano de volta às aulas, que foi deixado pelo governo anterior, está sendo revisado e reformulado, para ser condizente com o que estabelece a política pública de saúde.

“A Secretaria de Educação está planejando as orientações administrativas e pedagógicas, além da contratação de pessoal e da estrutura das escolas para que, quando houver a liberação das autoridades sanitárias, a volta às aulas presenciais possa ocorrer na rede municipal de forma segura para todos os alunos e funcionários”.

Em Arraial do Cabo, o período escolar será dividido em duas etapas, condensando matérias essenciais referentes à grade curricular de 2020 e do ano corrente. Os professores passarão por um treinamento de ambientação do uso da plataforma de ensino on-line. As escolas disponibilizarão ainda, o espaço físico para os educadores que não tiverem condições adequadas de preparar as aulas em home-office.

A prefeitura também está estudando a viabilidade de distribuir gratuitamente tablets com conexão à internet aos estudantes que não têm acesso a esses recursos. As matrículas estão abertas e o início das aulas está previsto para o dia 01 de março.

Em Armação dos Búzios, ainda não há previsão oficial de retorno. De acordo com a comunicação da Prefeitura, haverá uma avaliação em março e, conforme a situação de saúde pública, uma data será definida.

Uma audiência foi realizada entre o Sepe Lagos e a nova equipe da Secretaria Municipal de Educação do municíoio, na última terça-feira (26). Segundo o sindicato, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) adotou uma postura inflexível e "demonstrou que o governo não está disposto a discutir com os trabalhadores a adoção de um protocolo de segurança sanitária que seja claro e realmente leve em conta a realidade de precariedade das escolas municipais e as recomendações das instituições científicas e da área da saúde".

Por isso, os profissionais decidiram anunciar uma “Greve Pela Vida”, até que a prefeitura debata as condições de trabalho, o plano de imunização, a realização de testes, os investimentos em infraestrutura, e os protocolos sanitários que serão adotados para a implementação do sistema de ensino híbrido durante a pandemia da Covid-19.

A Prefeitura não se manifestou sobre a greve. 

Em São Pedro da Aldeia, as aulas da rede privada de ensino serão retomadas na modalidade híbrida (presencial e on-line). Um Decreto Municipal publicado nesta quarta-feira (3), autoriza as matrículas e aulas nas escolas e creches particulares para o ano letivo de 2021, apenas mediante o cumprimento integral do protocolo de retorno às aulas. Desta forma, foram autorizadas as aulas nas modalidades presencial, não presencial (on-line), bem como híbrida, a critério de cada instituição privada.

A rede pública segue com aulas on-line durante transição, que acontecerá em fases. Estão autorizadas, ainda, as matrículas e aulas nas escolas e creches da rede pública de ensino para o ano letivo de 2021, na modalidade não presencial (on-line), também mediante o cumprimento integral do protocolo de retorno às aulas.

Em Iguaba Grande, os alunos da rede municipal de ensino já tiveram suas matrículas renovadas para este ano e, em março, retornarão as atividades escolares de forma remota. Além do material impresso produzido especialmente para os discentes, as plataformas de comunicação online, já utilizadas, permanecerão em uso durante todo esse processo inicial. No dia 8 de fevereiro estará disponível o pedido de transferência para quem desejar e no dia 22 de fevereiro novos alunos poderão se matricular.

Em respeito à determinação do Ministério da Educação – MEC, as classes de Educação infantil no município, por enquanto, retornarão de forma gradativa, ainda não está confirmado o retorno. Já as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), receberão apostila, mas as aulas serão semipresenciais. O aluno receberá o material e uma data para realização da prova.

Em Araruama, apesar de profissionais da educação ligados ao Sindicato dos Servidores Municipais (SSMA) afirmarem que não vão voltar às aulas presenciais, a Prefeita Lívia de Chiquinho confirmou o retorno para o dia 8 de fevereiro.

De acordo com Lívia, 70% dos professores estiveram presentes na testagem rápida para Covid-19. Durante esta semana, serão testados professores, merendeiras, equipes de suporte pedagógico, equipe diretiva, auxiliar de serviços gerais, oficiais administrativos e secretários escolares.

Através do SSMA, alguns servidores dissram que só voltam para a sala de aula quando forem vacinados. "Verificou-se que o protocolo de retorno divulgado pela Prefeitura Municipal não estava conexo com a realidade do município – com um aumento desenfreado de casos nas últimas semanas, nem mesmo com uma avaliação técnica adequada, sendo certo que sequer fora aprovado pelo Conselho Municipal de Educação antes de sua divulgação oficial", divulgou o SSMA.

 

 

Categorias: Educação Região dos Lagos

Fotos da notícia




Outras notícias