A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session7b4a1793cabc528c07b30dbcb0dc4463a810bd22): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (25) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (25)

Câmara de Cabo Frio quer derrubar reforma administrativa de José Bonifácio que inclui extinção e criação de cargos, como o de Mirinho Braga, cuja nomeação gerou indignação na cidade; Alexandre Martins recebe Chico D'Ângelo e fecham parceria; Vantoil Martins recebe Comte Bittencourt, que também esteve em Cabo Frio, Macaé e Rio das Ostras; Fábio do Pastel passa pente-fino nos contratos da Prefeitura; Marcelo Magno está irritado com os 'atravessadores' de barreira; Lívia de Chiquinho assina abertura de licitação de orla... E muito mais!


DERRUBANDO REFORMA?

Entra em pauta na sessão desta terça-feira (26), da Câmara de Cabo Frio, um decreto do legislativo, proposto por um grupo de vereadores, que tenta derrubar a reforma administrativa feita pelo prefeito José Bonifácio (PDT), por meio de decreto. Bonifácio fez as mudanças no organograma da prefeitura criando cargos e extinguindo outros no poder executivo, conforme avaliou serem necessários. Mas essa reforma administrativa não foi digerida pelos parlamentares, embora exista uma teoria por parte do governo, de que a lei o permite fazer isso, uma vez “que houve redução de cargos e montante total da folha”. Mas no parlamento, tal reforma sem debater com os vereadores, tem sido vista como desrespeito à independência dos poderes vigentes. Para o vereador Vinicius Corrêa (PP), a reforma deveria acontecer através de uma lei: “Ele (Zé) extrapolou os limites de um decreto. Isso não pode ser feito dessa maneira”, explicou. Segundo os corredores da Câmara, a reforma tem 80 páginas, o que por si só, chama atenção. Embora muitos considerem justa a vontade do prefeito em promover mudanças na prefeitura, elas deveriam ser feitas “sem atropelar o poder legislativo”. E agora José?

 

 

 

DIFÍCIL DE ENGOLIR

No âmbito do executivo cabo-friense, a nomeação de Mirinho Braga como secretário Adjunto de Planejamento e Estratégias das Relações Institucionais do governo José Bonifácio (PDT), foi o assunto do fim de semana. E continua rendendo. Ninguém sabia até a última sexta (22), que Mirinho havia ganhado empregão no executivo cabo-friense. Soube-se por uma postagem da Prefeitura sobre reunião com deputado Paulo Ramos. Desde então, o que se vê pelas redes e se ouve pelos bastidores são críticas pesadas. Zé é uma figura generosa, político que é amigo até na tempestade. Por isso, jamais negaria o pedido de um companheiro pedetista. Mesmo que este amigo não tenha feito o mesmo por ele quando estava no poder. Isso porque quando Zé estava por baixo e Mirinho por cima (prefeito de Búzios), o colega não teve o mesmo gesto de generosidade. Mas Zé não guarda mágoas. Mesmo que isso lhe custe abalo na sua popularidade, visto que até protesto tem gente querendo promover na cidade por conta da nomeação. Tá pra existir um cara tão fiel ao partido quanto Bonifácio. Ainda sobre Delmires, tem julgamento dele 11 de fevereiro. Está tentando reverter uma condenação de 18 anos de cadeia por desviar de mais de R$ 10 milhões. Se perder, analistas avaliam que certamente será mais um desgaste para Zé. Que situação, hein?!

 

 

 

ESCOLA PARA TAMOIOS

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) se encontrou com o secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt na tarde desta segunda-feira (25). Pela manhã, Comte já havia se reunido com os prefeitos de Macaé e Rio das Ostras. Ele, o chefe do executivo cabo-friense e a vice, Magdala Furtado (PODE) foram até o Segundo Distrito, no Loteamento Long Beach, local onde será instalado uma escola de Ensino Médio. Muitos não sabem, mas a baixa oferta de vagas na rede pública para essa faixa etária no distrito faz com que muitos jovens que moram em Tamoios busquem a colocação em sala de aula em outras cidades. Ainda na primeira quinzena de fevereiro, o Projeto de Lei para oficializar a cessão do terreno será encaminhado para a Câmara Municipal.

 

 

 

MARQUINHO COM ZÉ?

Na manhã desta segunda-feira (25), o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), esteve no Museu do Surf para anunciar que o local será a nova sede da secretaria municipal de Turismo. Chamou a atenção, porém, a presença do ex-prefeito, Marquinho Mendes (MDB), ao lado de Zé. Choveu gente nas redes sociais dizendo que, após Mirinho Braga (PDT), Marquinho seria o próximo a ganhar espaço na gestão Bonifácio. A equipe do prefeito esclareceu à coluna que Marquinho foi convidado para o evento por ter sido o responsável pela criação do Museu do Surf e Zé apenas tem “uma política de não se apropriar dos feitos dos outros prefeitos”. Fica esclarecido que não tem nada de cargo previsto para MM. Tá certo, então.

 

 

 

VISITA CORDIAL

Saindo de Cabo Frio, o secretário Estadual de Educação e presidente do Cidadania no Rio, Comte Bittencourt, ainda passou por Iguaba Grande. Segundo o prefeito, Vantoil Martins (Cidadania), o encontro foi de cordialidade, apenas para aparar algumas arestas em assuntos como o retorno as aulas nos próximos meses e, também, para que o município pudesse agradecer a parceria que a secretaria de Estado tem tido com Iguaba Grande através dos cursos de capacitação dos colaboradores da Educação na cidade. Vantoil explicou ao Portal RC24h que a volta às aulas se dará no modo híbrido e a Prefeitura terá acesso ao conteúdo produzido pelo estado e o oferecerá aos estudantes da rede municipal. Entre os materiais, Martins cita o livro com a matéria para os alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental. Para os estudantes que têm mais dificuldades de acesso à internet e smartphones, será disponibilizado material impresso, de acordo com o prefeito.

 

 

 

'PIQUE TOIL'

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), começou a semana já naquele pique, com vitalidade para ninguém botar defeito. Na manhã desta segunda-feira (25), o chefe do Executivo publicou uma série de vídeos nas redes sociais fazendo uma trilha ecológica no Parque Municipal, localizado em uma reserva de mata atlântica, no loteamento Portal de Iguaba. Ao lado do amigo e fotógrafo, Freitas (sempre pronto para qualquer parada), Vantoil ainda tirou onda e afirmou que, por mais que o amigo estivesse trotando e esbanjando disposição, quem estava na frente era o prefeito: "vou levar esse pique até o fim. Sei que não vai ser fácil, mas vai dar pra chegar", brincou Vantoil, que encerrou o vídeo convidando o público a visitar o parque. Quem já visitou o local com o prefeito, não diz outra coisa: haja fôlego para acompanhar Toil.

 

 


PARCERIA CHICO E ALEXANDRE 

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) recebeu o deputado federal, Chico D'Ângelo (PDT), atual vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados, na última sexta (22). De cara, o pedetista assegurou que seu mandato está à disposição do balneário no que diz respeito às emendas "e o que mais for necessário". Além disso, botou a moral de Alexandre lá em cima, disse que "seguramente será uma grande gestão". Até aí tudo bem, mas o buraco é mais embaixo, segundo bastidores. Chico, na verdade, estava com tudo "pronto" para fazer esse movimento político em favor do prefeito de Cabo Frio, Zé Bonifácio, (PDT). Mas teve ruído. Chico soube que existe uma articulação para fazer dobradinha com Aquiles Barreto para deputado estadual e Mirinho Braga para federal. Como o deputado tenta a reeleição, teria ficado decepcionado, já que esperava contar com Zé nesse projeto, afinal, ajudou a trazer alguns partidos para Bonifácio nas eleições. Diante disso, teria recuado para buscar apoio no balneário, onde Alexandre e Cristiano Tutu teriam sido mais firmes nos fechamentos. 

 

 

 

 

OLHA ELE AÍ

Com tantas obras sendo executadas em tudo quanto é canto do balneário, Marcão, o secretário de Serviços Públicos de Búzios, tá encarando uma maratona diária, correndo de um lado para o outro. No registro, feito nesta segunda-feira (25) de "um sol pra cada um" na Região dos Lagos, Marcão acompanha um mutirão no bairro Boa Vista e literalmente suou a camisa. Desse jeito vai acabar perdendo uns quilinhos. 

 

 

 

PENTE FINO NA ALDEIA

A informação que circula na praça do Canhão é que o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE), está passando um verdadeiro pente fino nos contratos de prestação de serviço da Prefeitura. Nesse levantamento, ao que parece, Pastel já identificou casos notáveis de desperdício, como o de fornecimento de galão de água e internet. O que dizem é que, se comparados com municípios vizinhos, São Pedro da Aldeia tem pagado muito mais caro por alguns desses serviços e a tendencia é que Fábio suspenda imediatamente os contratos e, quando isso não for possível, ele vai tentar renegociar os valores. Desta forma, a expectativa é economizar mais de R$ 2 milhões ao ano para poder investir na cidade. Embora o prefeito anterior, Cláudio Chumbinho (PP), tenha deixado as contas em dia, os gastos, segundo comentários na Prefeitura, eram sempre no teto, e Fábio é um empresário daqueles que busca reduzir ao máximo os custos para ter superávit. Palavra de ordem é reduzir custos, sem perder qualidade. Por falar em Fábio... quem pensa que ele é só o rei do pastel da Região dos Lagos, é porque ainda não conhece a caipirinha especialíssima feita pelas mãos do próprio prefeito. O que dizem, é que ele sabe preparar o drink como poucos. É como se diz no popular: “só quem sabe servir, pode cobrar excelência ao ser servido”.

 

 


SEDE REGIONAL DE SALVAMENTO

Ainda da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel recebeu o comandante do 18º Grupamento dos Bombeiros Militares, tenente-coronel José Carlos Torres, em seu gabinete, nesta segunda-feira (25). Na pauta, a possibilidade do município ganhar uma sede regional de ações de salvamento (o município já conta com o destacamento da corporação), já que a cidade tem uma localização estratégica na região. O major Jefferson Porto, e o subcomandante Major Rafael, que comandam a unidade, também estiveram presentes na reunião.

 

 

 

ATRAVESSADORES DO CABO

Quando a gente pensa que já viu de tudo no Arraial, novo “causo” surge. Nesse fim de semana, a prefeitura descobriu que existem atravessadores que ficam na fila da barreira sanitária esperando carros que não conseguiram entrar para oferecer QR code falsificado. Cada um era oferecido a R$ 50,00, estima-se que mais de 100 motoristas tenham sido enganados num único dia. Assim que tomou conhecimento disso, prefeito Marcelo Magno (SDD) teria ficado bastante irritado. Determinou ao chefe de gabinete, Bernardo Alcântara, que cuidasse disso. E cuidou mesmo. Tanto que chegou a flagrar a situação, mas como é esquentado da cabeça, acabou se exaltando e batendo boca com um dos suspeitos de fazer o “cambalacho”. Fato é que a prefeitura agora tem um novo crime para combater. Isso sem falar nos furadores de barreiras sanitárias, que procuram atalhos para entrar no município a qualquer custo. E olha que o verão está no começo e Carnaval ainda vem por aí. Te prepara, galo!

 

 

 

ABERTURA DE LICITAÇÃO

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP) anunciou por meio das redes sociais no sábado (23), que assinou a autorização de abertura do processo para realização de licitação para a obra de extensão da orla Oscar Niemeyer. O projeto ambicioso faz parte do programa de governo de Lívia e prevê a construção de uma estrutura que ligue o bairro Areal à Praia do Gavião, em Bananeiras, passando pela orla já existente, no Centro da cidade. Além dos espaços em terra firme, é previsto a construção de pontes para pedestre e ciclistas sobre dois pontos da lagoa de Araruama e sobre um trecho do rio Cortiço. No total, a previsão é que a obra tenha 11km de extensão, o que a tornaria a segunda maior orla urbanizada do estado. É legado na veia!

 

 

 

COMTE NA ÁREA

Além de Cabo Frio e Iguaba Grande, Macaé e Rio das Ostras também receberam a visita do secretário Estadual de Educação, Comte Bittencourt (Cidadania), nesta segunda-feira (25). Em Macaé, Comte esteve com o prefeito, Welberth Rezende (Cidadania), nas obras do Colégio Estadual Carlos Walter Marinho Campos, no Lagomar. Segundo a Prefeitura, a unidade será compartilhada pelos governos municipal e estadual, atendendo aos Ensinos Fundamental II (6º ao 9º ano) e Médio. Na visita, foram verificadas o que falta para terminar a construção. Já em terras riostrenses, Bittencourt visitou as obras do Colégio Estadual Maurício Medeiros de Alvarenga, que foram paralisadas há dois anos. Em reunião com o prefeito, Marcelino Borba (PV), o secretário prometeu a entrega do espaço até dezembro de 2021. Com a inauguração, o município afirma que serão abertas cerca de duas mil vagas para o Ensino Médio. Sem dúvida, a reforma, orçada em aproximadamente R$ 9 milhões, será de grande valia para Rio das Ostras, que, apesar do tamanho, tem apenas quatro colégios disponíveis para o Ensino Médio.

 

 

 

VEM, VACINA!

Mais um passo dado na imunização contra o coronavírus com a chegada das 10.750 doses do primeiro lote da vacina Oxford/AstraZeneca. O estado ficou com 185 mil porções da remessa que chegou ao Brasil na última sexta (22). Dessas, 10.750 vieram para a Região dos Lagos e Baixada Litorânea (clique aqui para saber quanto cada município recebeu). Diferente da Coronavac, essas serão aplicadas em dose única, já que a segunda aplicação pode ser realizada em 90 dias após a primeira.

 

 

 

MOSTROU SERVIÇO

Após entraves diplomáticos e negacionismo em relação a vacinas e a pandemia, como um todo, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), finalmente mostrou serviço e anunciou a chegada de insumos para preparo dos imunizantes no Brasil. Pelo Facebook nesta segunda-feira (25), Bolsonaro acaba DE AFIRMAR que a Embaixada da China informou que a exportação dos 5.400 litros de insumos para a vacina Coronavac foi aprovada e o material já está em área aeroportuária para pronto envio ao Brasil, chegando nos próximos dias. O presidente também disse que os insumos da vacina Astrazeneca estão com liberação sendo acelerada e, em um raro momento de diplomacia, Bolsonaro ainda agradeceu "a sensibilidade do Governo chinês". Será que foi toque de lucidez ou só o aumento da rejeição ao presidente tocando o couro de Jair?

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias