BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (22)

Deputados na Região dos Lagos: reunião de Vantoil Martins com Gutemberg Reis terá frutos no próximo mês; Alexandre Martins recebe Rodrigo Bacellar, que também tem encontro com Fábio do Pastel; José Bonifácio recebe Paulo Ramos nesta sexta; Marcelo Magno anuncia pagamento de atrasados e investimento no esgotamento sanitário dos distritos; Lívia de Chiquinho e sua redoma... E muito mais!


CONEXÃO IGUABA X BRASÍLIA 

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania) recebeu nesta sexta-feira (22), em seu gabinete na prefeitura, a visita do deputado Federal Gutemberg Reis (MDB). O parlamentar tem sido figura frequente em nossa região. Sempre buscando parcerias com os prefeitos. Desta vez, o encontro tratou de emendas na saúde e infraestrutura. Pelo telefone, o prefeito e o deputado comentaram a importância do fortalecimento dessa interface com Brasília. Vantoil avaliou a reunião positivamente: “A visita do deputado foi bastante proveitosa e há expectativa que em fevereiro, ele já consiga emendas extras parlamentares, na área da saúde e infraestrutura. Estamos esperançosos que Gutemberg traga para a região um centro de comando e controle de segurança, que significará mais tranquilidade para nós, moradores da região, e também para quem nos visita, visto que estamos numa região turística”, destacou o prefeito iguabense. Reis também comentou a vontade dele em ajudar a Região dos Lagos a desenvolver, e por isso, combinou de voltar na próxima semana e conceder uma entrevista exclusiva ao Portal RC24h contando todas as novidades que estão sendo articuladas por meio de seu mandato. 

 

 

 

QUEM PARTICIPOU

Nesse encontro entre o prefeito Vantoil e o deputado Gutemberg, também participaram os respectivos chefes de gabinete Fábio Costa (Chefe de gabinete de Vantoil) e Mazinho Neto (Chefe de gabinete de Gutemberg). O suplente de vereador Miquéias Gomes, do MDB, também esteve na reunião ciceroneando o deputado que é do seu partido.

 

 

 

MELHORIAS NA PENÍNSULA

O deputado estadual, Rodrigo Bacellar (SD), esteve nesta sexta-feira (22), em visita ao prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP). O presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP), que intermediou o encontro, que trouxe algumas novidades, logo divulgadas por Alexandre na rede social. Entre elas, a liberação da RJ-102 e o asfaltamento de toda estrada da Vila Verde até Baía Formosa, trecho de 10km. "Batemos um papo muito produtivo sobre o crescimento da nossa cidade. Essa é mais uma parceria em busca de recursos e investimentos para Búzios", avaliou Alexandre. O deputado contou que outros pedidos também serão atendidos e que os próximos dois anos serão de muito crescimento. "Essa é a grande parceria que queremos desenvolver, trazendo progresso", disse Bacellar. Falando em melhoria, Alexandre fez reunião nesta quinta (21) para agilizar a liberação do píer do Centro, que passou por reforma ano passado depois de ser interditado em 2018 por problemas estruturais e burocráticos.

 

 

 

 

AMIGOS DE LONGA DATA

Quem também recebeu a visita do deputado estadual Rodrigo Bacellar (SD), foi o prefeito Fábio do Pastel (PODE), que aliás é amigo de longa data do parlamentar. A pauta do encontro foi semelhante à de Búzios: melhorias pela cidade. Segundo interlocutores do chefe do executivo aldeense, Bacellar vai interceder junto ao DER para melhorar as estradas que cruzam o município. Aliás, Fábio fez questão de levar o deputado para dar um rolê e ver os problemas de perto. Sabe como é, né? Uma coisa é falar das dificuldades, outra é mostrar. 

 

 

 

 

INTERVENÇÃO EXTREMISTA

A reunião on-line da secretaria Adjunta de Cultura de São Pedro da Aldeia, com as classes artísticas e agentes culturais do município sofreu intervenções de um grupo extremista nesta sexta-feira (22). Este é o segundo caso registrado nesta semana. Devido ao episódio, o encontro virtual, com o segmento de artesanato, foi cancelado e será remarcado com data a ser definida. O perfil de nome Melissa Carolina de Carvalho pediu solicitação para participar dos debates e, ao entrar, reproduziu músicas e imagens de conotação sexual e vídeos com alusão a Adolf Hitler e ao movimento nazista. O primeiro ataque foi registrado na reunião do segmento de matrizes africanas, nesta quinta-feira (21). A prefeitura disse, através da assessoria, que "é contra quaisquer manifestações extremistas, tanto de cunho político quanto ideológico”. Esse tipo de atitude é característico dos fascistas. Merece todo nosso repúdio!

 

 

 

VISITA DE BRASÍLIA

O gabinete do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) ficou concorrido nesta sexta-feira (22). Entre os presentes, o deputado federal Paulo Ramos (PDT). "Durante o nosso encontro, conversamos sobre diversos assuntos relacionados a Cabo Frio e os desafios que a gestão municipal nos apresenta", comentou Zé. Além do deputado, participaram do bate papo o vereador Roque Cerqueira (PL), da cidade de Resende, e o secretário-adjunto de Planejamento e Estratégias das Relações Institucionais, Mirinho Braga, ex-prefeito de Búzios que foi derrotado com Leandro do Bope. Aliás, pouca gente sabia que Mirinho tinha arrumado um emprego em Cabo Frio, não é verdade? Uma novidade que pegou bastante gente de surpresa. Uma nomeação meio que escondida. Será que é devido a alta rejeição que o ex-prefeito buziano tem na cidade? Difícil encontrar em terras cabo-frienses quem nutra simpatia por ele.    

 

 

 

CONSCIENTIZAÇÃO NO FUNCIONALISMO

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) recebeu, nesta sexta-feira (22), líderes de religiões de matriz africana em seu gabinete. O motivo foi não somente em função do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado nesta quinta (21), mas para falar sobre o desejo de fazer uma conscientização geral no funcionalismo municipal. Na conversa, os líderes contaram que enfrentam dificuldades diárias pelo simples fato de usarem roupas e acessórios religiosos, inclusive alguns já tiveram atendimento médico negado em unidade de saúde pública na cidade. "Não vamos tolerar esse tipo de comportamento e precisamos de um canal para formalização desse tipo de situação. Vamos identificar esse funcionário, chamá-lo e conscientizá-lo. Ele não tem o direito de recusar atendimento. Não é represália, precisamos saber porque agiu dessa forma", ponderou Zé. Após sugestão do chefe do executivo cabo-friense, ficou decidida a criação do Conselho Municipal de Combate à Intolerância Religiosa.

 

 

 

A VICE TÁ ON

Mostrando que sua vice-prefeitura não é cargo decorativo, Magdala Furtado (PODE), nº. 2 da administração em Cabo Frio, se reuniu na manhã desta sexta-feira (22), com o vice-prefeito de Casemiro de Abreu, Lelei (PDT), e o secretário de Educação cabo-friense, Flávio Guimarães. O encontro foi uma conversa sobre a realidade e as dificuldades enfrentadas na área da Educação durante a pandemia e o planejamento que as cidades têm para solucionar seus principais problemas. Desde a campanha, José Bonifácio (PDT), reiterou diversas vezes que Magdala desempenharia um papel efetivo no Executivo municipal e, até aqui, é o que se pode ver da empresária de Tamoios.

 

 

 

PAGAMENTO OK

A Comsercaf informou nesta sexta-feira (22) que o pagamento dos funcionários já foi feito. Em nota enviada a imprensa, a autarquia reforça que o pagamento foi “um compromisso assumido pelo presidente, Jefferson Vidal, e o prefeito, José Bonifácio (PDT), com os trabalhadores, no início desta semana”. Vidal afirmou que honrar os compromissos assumidos e tratar os servidores com justiça e respeito serão pontos fortes de sua gestão. O trabalhador agradece.

 

 

 

MANDATO PARTICIPATIVO NA PAUTA DO CAFEZINHO

O vereador de Cabo Frio, Davi Souza (PDT), líder do governo na Câmara, aderiu a tendencia de mandatos participativos e convocou cidadãos a enviar propostas e sugestões de leis e discussões. A participação pode ser feita através do e-mail ver.davisouza@cabofrio.rj.leg.br. Por falar nele, dois vereadores da cidade estiveram no Portal RC24h. Davi foi um deles. O outro, foi o oposicionista Vanderson Bento (PTB). Primeiro, chegou Bento para tomar um café e bater um papo. Davi chegou na sequência e a conversa, sobretudo acerca de política, fluiu e durou quase a tarde toda. Inclusive, Souza chegou a falar um pouco mais sobre o mandato participativo e afirmou que basta explicar objetivamente o que deseja para que a equipe do parlamentar analise a proposta, entrando em contato caso haja alguma dúvida.

 

 

 

LEGÍTIMO ESCROQUE

Quem é de Cabo Frio vai reconhecer que o enfermeiro pilantra a quem o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) se refere no post, é daqui da cidade. Aos que não sabem de quem se trata, pergunte pra um amigo ou vizinho que certamente ele vai te contar. O 'enfermeiro pilantra', além de ser um disseminador de fake news grau máximo, tem vários processos nas costas, como estelionato e exercício ilegal da profissão. Foi inclusive candidato a vereador nas últimas eleições, por um partido que apostou que ele fosse puxar votos para a legenda. Qual nada! Recebeu pouco mais de 150 votos e há quem diga que nem sua turma "boca de urna" votou nele. Esses devem saber bem que o cara é um legítimo escroque. Aqui ele não convence ninguém.

 

 

 

PAGAMENTO OK EM ARRAIAL TAMBÉM

Quem também quitou as pendências de salário foi a Prefeitura de Arraial do Cabo, em relação aos servidores da Saúde. Em vídeo publicado na internet no fim da tarde desta sexta-feira (22), o prefeito, Marcelo Magno (SDD), afirmou que pagou o salário atrasado do mês de dezembro dos trabalhadores e desmentiu o que o ex-prefeito interino, Serginho Carvalho (PSDB), disse sobre ter deixado R$ 7 milhões para pagar o funcionalismo (por essas e outras Serginho recebeu a alcunha de Gogó). Ainda sobre o dinheiro da gestão cabista, a Prefeitura anunciou investimento de R$ 1 milhão para o sistema de esgotamento sanitário dos distritos. Segundo o município, a verba vai ser empregada na ampliação das redes coletoras, implantação de linha de recalque e instalação de uma elevatória, que irá bombear o esgoto da região de Monte Alto para uma Estação de Tratamento.

 

 

 

 

A REDOMA ARARUAMENSE

A política é a arte do diálogo. Governar um município sem conversar, sem se articular com vizinhos e mesmo com a administração superior, no caso o Estado, pode ser um grave erro estratégico, a não ser que o município não tenha a intenção de se desenvolver ou seja dotado de extrema autossuficiência para tal. No caso de Araruama, a prefeita Lívia de Chiquinho (PP) parece alheia a construção de pontes políticas. Além da falta de diálogo da mulher do ex-prefeito, Chiquinho da Educação, com prefeitos regionais, faz tempo que Lívia não é vista sentada a mesa com secretários estaduais, apresentando projetos, propostas, ideias, ou até pedindo recursos. A presença da chefe do Executivo em eventos também é rara e ela está longe de ser figura fácil nos ciclos políticos da Região dos Lagos, sem falar da aversão a conceder entrevistas. A impressão que fica é que até a vice recém-empossada, Raiana Alcebíades (PSC), tem se articulado melhor com os políticos da área, como no Congresso de Turismo em Búzios no fim do ano passado, no qual Raiana foi a representante araruamense. Mesmo no trato com a população, Raiana parece mais integrada, constantemente recebendo o povo, enquanto a prefeita se empenha mais na questão de divulgação das obras e ações do governo. 

 

 

 

A REDOMA ARARUAMENSE II

O fato é que Lívia aparenta viver em uma redoma e a Comunicação de Araruama, quando questionada sobre a agenda de Lívia e os diálogos, vitais para uma gestão eficiente, se limitou a dizer que “à princípio, não [há nada em vista]”. Depois, informou que Anderson Moura, assessor de Relações Institucionais, é o responsável por fazer a articulação do município com o Governo do Estado e tem mantido uma agenda constante de encontros com institutos estaduais e secretário, como Gustavo Tutuca, do Turismo. O Portal RC24h questionou o porquê de Lívia não se integrar a assuntos como estes e a resposta do município é que “nesse momento, a prefeita está envolvida nas obras que vai inaugurar por conta do aniversário da cidade, por isso tem solicitado o representante”. Como essas visitas impedem a prefeita até de uma simples conversa com prefeitos vizinhos, pelo visto, o canteiro de obras para o próximo aniversário da cidade, em 6 de fevereiro, deve ser para entrar na história, né?

 

 

 

VERMELHINHO DE PONTA A PONTA

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), compartilhou nas redes sociais uma novidade que promete agilizar bastante a vida do munícipe. Com o fim da licença da empresa de ônibus que operava na cidade, agora, quem quiser se deslocar de Itaipuaçu a Ponta Negra vai poder utilizar o transporte público gratuito em qualquer ponto da cidade. De acordo com o município, a frota da Empresa Pública de Transportes (EPT) vai garantir o direito de atender todos os bairros e moradores da cidade. Um verdadeiro exemplo de como reverter um encorpado orçamento proveniente dos royalties de petróleo em benefícios para os cidadãos. A novidade foi celebrada a rodo no Facebook com a postagem atingindo 1,6 mil reações – incluindo 351 “amei” – em apenas 20 horas de publicação. Além dos 212 comentários que a postagem tinha até as 16h desta sexta-feira (22), 440 usuários da rede social já haviam compartilhado o post. Um fenômeno.

 

 

 

CHUVA DE LIKES

O engajamento nas redes sociais do prefeito de Maricá pode ser justificável pelo tamanho que Fabiano Horta tem no Facebook. A página do prefeito está muito próxima de 37 mil curtidas com 42 mil seguidores. São os números que o fazem o chefe de Executivo mais seguido da área de cobertura do Portal RC24h. A segunda colocada na lista vem da cidade vizinha, Saquarema. Manoela Peres (DEM) agradeceu, nesta semana, por ter atingido a marca de 30 mil likes no Facebook, atingindo o total de 34,9 mil seguidores. Na sequência, o terceiro lugar é disputado entre o líder de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), e o de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE). Welberth tem 16,8 mil curtidas contra 16,6 do empresário do setor gastronômico. Já em relação a seguidores no Facebook, Fábio está vantagem com 24,2 mil ante 19 mil de Rezende.

 

 

 

ENGAJAMENTO VS. POPULAÇÃO

Só para efeitos de comparação, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) – 5º colocado na lista –, governa uma cidade com 230 mil habitantes e tem 12,6 mil curtidas e 13,9 mil seguidores na página do Facebook, quase 3 vezes menos do que Manoela, que está à frente de um município com 90 mil habitantes, menos da metade do que Cabo Frio. No caso de Maricá, são 164 mil habitantes. O município do líder em engajamento é o terceiro em população na região, enquanto o líder em população – Macaé, que tem 260 mil habitantes – oscila entre terceiro e quarto colocado em engajamento.

 

 

 

NO MAIS

Fábio do Pastel (PODE), 3ª e 4º colocado, respectivamente, em seguidores e curtidas, governa uma cidade com população de 106 mil pessoas. A 6ª colocada em engajamento no Facebook é Lívia de Chiquinho (PP), de Araruama, que tem 11,5 mil likes e 13,6 mil seguidores. A cidade possui 134 mil habitantes. À frente da Prefeitura de Búzios, com uma população de 34 mil, Alexandre Martins (REP) está em 7º na lista, com 10,2 mil curtidas e 10,9 mil seguidores. Logo na cola de Martins, o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino da Farmácia (PV). São 10 mil curtidas e 10,8 mil seguidores na página do chefe do Executivo do município de 155 mil habitantes. De Iguaba Grande, cidade com apenas 28 mil moradores, Vantoil Martins (Cidadania) é o 9º colocado no Facebook, com 8,6 mil likes e 10,1 mil seguidores na página oficial. A lanterninha da lista fica por conta de Marcelo Magno (SDD). Apesar do município ter quase a mesma população de Iguaba – 30 mil habitantes – o prefeito cabista tem somente pouco mais da metade do iguabense, somando 5,6 mil curtidas no Facebook com 5,9 mil seguidores na rede social.

 

 

 

AULAS PRESENCIAIS

A prefeitura de Saquarema divulgou calendário escolar 2021 e a data de 2 de agosto foi marcada para o retorno das aulas presenciais do ensino fundamental. Conforme o calendário, o início do ano letivo com aulas remotas começa em 22 de fevereiro (fundamental e EJA). Já os alunos do EJA devem retomar os estudos presenciais em 26 de julho.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias