Prolagos investe em melhorias nas estações elevatórias de esgoto

Unidades são responsáveis por bombear as águas residuais até a unidade de tratamento. Medida faz parte das ações para a alta temporada


Aquisições de bombas reservas, geradores e recuperação da estrutura civil. Essas foram algumas medidas tomadas pela Prolagos nas 80 estações elevatórias de esgoto (EEE) espalhadas pelos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. A iniciativa faz parte do Plano Verão da concessionária e visa garantir a segurança operacional durante a alta temporada.

As elevatórias são infraestruturas fundamentais no sistema de coleta de esgoto, pois é responsável por bombear as águas residuais até uma estação de tratamento. Em Armação dos Búzios, a elevatória da Usina recebeu uma nova bomba à diesel e foi revitalizada. A unidade da Orla Bardot também foi pintada e recebeu um gerador. Em São Pedro da Aldeia, a elevatória na Praia da Teresa, cuja parte estrutural já havia sido reformada, recebeu uma nova tampa, a unidade do Balneário ganhou uma bomba submersível. Na elevatória Porto do Carro foi instalado um sistema de monitoramento patrimonial. No bairro Estação, a elevatória Existente, que fica próxima à rodoviária foi completamente revitalizada e recebeu bomba reserva. 

Em Cabo Frio, a elevatória do São Bento, às margens do Canal Itajuru, foi completamente revitalizada, valorizando o ponto turístico. As unidades do Braga também receberam nova pintura. Para garantir o pleno funcionamento mesmo em caso de oscilação de energia, um gerador foi instalado na estação da Passagem. Na elevatória do Siqueira, última unidade antes da estação de tratamento no bairro, uma nova bomba foi instalada. A parte estrutural recebeu nova tela, aumentando a proteção da unidade operacional.

Além da aquisição dos equipamentos e melhorias, a concessionária também executou a limpeza preventiva da rede em diversos pontos, como Orla Bardot e Porto da Barra, em Armação dos Búzios, no Parque Público da Prainha, em Arraial do Cabo, e a revisão geral na captação do Rio Salgado, em Iguaba Grande, com apoio de mergulhadores profissionais. “Essas medidas preventivas são importantes para garantir a operação de todo o sistema de esgotamento sanitário. Além delas, contamos com o apoio da população em não lançar resíduos sólidos e óleo de cozinha usado nas redes públicas, podem causam sérios prejuízos, como entupimento de tubulações e até danos aos equipamentos”, explica o gerente de Operações em Esgotamento Sanitário da Prolagos, Mário Márcio Gonçalves.

Categorias: Região dos Lagos

Fotos da notícia




Outras notícias