A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessiond50e70fe8650eed5670904a84e3d79d7f2801cd3): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (19) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (19)

Enfim, o Dia D chegou à Região dos Lagos com a entrega das doses para a primeira etapa da fase 1 de imunização à Covid: Lívia de Chiquinho realiza transmissão ao vivo do Centro de Convenções; Alexandre Martins na expectativa para acompanhar início da vacinação nesta quarta (20); Vantoil Martins acompanha chegada, acondicionamento e primeira vacinação; Mistério na chegada das vacinas em Cabo Frio enquanto José Bonifácio negociava prosseguimento da suspensão dos bloqueios de ICMS; Fábio do Pastel relata experiência em testemunhar a chegada da vacina; Marcelo Magno deve acompanhar início da imunização nesta quarta (20)... E muito mais!


CORONAVAC EM ARARUAMA

A “sementinha de esperança”, como definiu a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), chegou à cidade ainda na manhã desta terça-feira (19). Às 14h, em uma live, o quilombola Anildo da Conceição, de 34 anos, foi o primeiro araruamense a ser imunizado contra a COVID-19 com toda pompa e circunstância que a ocasião pede. Natural de Sobara, Anildo atua como motorista da ambulância que atende a comunidade, que fica a 43km do Centro. A escolha do primeiro vacinado, inclusive, repercutiu bastante nas redes sociais, com usuários parabenizando a Prefeitura pela valorização dos quilombolas. Rute Siqueira, idosa de 70 anos internada no Lar São Francisco de Assis foi vacinada na sequência. De acordo com Lívia, as 1.605 doses recebidas da CoronaVac nessa primeira remessa serão usadas para imunizar os profissionais de saúde da linha de frente da COVID, os idosos internados no asilo Lar São Francisco de Assis e os quilombolas acima de 80 anos. A transmissão do lançamento da vacina chegou a ter 730 espectadores simultâneos. Especialistas de diversas áreas da saúde também foram vacinados na live. Durante discurso inicial, Lívia valorizou os profissionais e pediu a compreensão dos munícipes de que a imunização será um processo longo e demorado e é por isso que a população não deve se descuidar e se manter consciente: mantendo distanciamento social, sem aglomerações e com uso de máscara. Mantendo a linha da realidade com a esperança, a prefeita declamou: “quem dorme sonha, mas quem luta vence e nós somos vencedores”, disse. Acertaram no tom e capricharam no evento simbólico, bem ao estilo Lívia/Chiquinho. Irretocável. 

 

 

 

ACOMPANHOU CHEGADA E VACINAÇÃO

Irretocável também em Iguaba Grande, quando a remessa da Coronavac chegou por volta da hora do almoço. Logo depois, o prefeito Vantoil Martins (Cidadania), acompanhado do secretário de Saúde, Valdeci Júnior, da coordenadora de Imunização, Graça Valente, e de parte da equipe que vai aplicar a vacina, fez uma live ao lado da câmara fria onde foram guardadas as primeiras doses - 250 - que serão aplicadas nessa primeira fase. "Chego a me emocionar com este momento, mas também com muito respeito a quem perdeu entes queridos para essa doença; é uma grandiosa vitória contra o coronavírus", disse. A vacinação começou por volta das 15h, na tenda de triagem da Covid. Os primeiros vacinados foram a técnica de enfermagem Ísis de Souza Gonçalves e os médicos Fernando Franco de Barros e Adriana Mascarenhas Brandão Neves. Além do alívio, teve momento de descontração, quando Ísis agradeceu, disse que não doeu e comentou: "Se eu virar jacaré, vamos saber só depois", disparou a técnica de enfermagem. Brincadeiras à parte, propício destacar a grande organização, responsabilidade e atenção da prefeitura iguabense nesse dia tão esperado.

 

 

 

NEGOCIAÇÃO VAI PROSSEGUIR?

De Cabo Frio, destaque para a reunião do prefeito, José Bonifácio (PDT), na capital, com o novo presidente do Tribunal de Justiça (TJRJ), desembargador Henrique Figueira, que vai comandar a instituição no biênio 2021/2022. O encontro aconteceu no gabinete foi do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), que foi o intermediário na reunião, que teve como objetivo dar continuidade a negociação que a Prefeitura conseguiu junto ao presidente anterior, desembargador Cláudio de Mello Tavares, que determinou a suspensão do bloqueio de verbas que o município tem direito a receber do ICMS; seriam mais de R$ 14 milhões bloqueados até setembro. Segundo Zé, a conversa foi ótima, disse que "o novo presidente é muito acessível". Zé, que esteve acompanhado do procurador-geral do município, Victor Martim, ficou bastante confiante, e tem esperança que o novo presidente do TJ vai dar prosseguimento à suspensão dos arrestos, que tanto vem estrangulando as finanças do município. É cruzar os dedinhos! 

 

 

 

VACINA SÓ AMANHÃ

Apesar das doses terem chegado no meio da tarde desta terça-feira (19), a imunização em Cabo Frio terá início nesta quarta (20), começando pela enfermeira Terezinha Correia da Silva, que trabalha no centro cirúrgico do Hospital São José Operário (HSJO) e atua na área há 28 anos. Aliás, antes da chegada do caminhão que trouxe os imunizantes foi criado um mistério danado, ninguém dizia onde chegaria (chegou na secretaria de Saúde, que fica bem pertinho do HSJO). O prefeito José Bonifácio (PDT) não pode acompanhar a chegada do caminhão com as vacinas por causa de seu compromisso na Alerj. Mas teve muita gente que acompanhou a transmissão ao vivo e aproveitou o momento para cobrar os atrasados do governo anterior. Esses estão mais preocupados que o pagamento seja logo definido.

 

 

 

SAÚDE EM DEBATE

A saúde foi um dos principais temas da sessão ordinária desta terça-feira (19) na Câmara Municipal de Cabo Frio.  Dentre os assuntos debatidos está a reabertura do Hospital de Tamoios. Os vereadores Carol Midori (DC) e Léo Mendes (DC) solicitaram ao executivo informações sobre a reabertura e atendimento regular da unidade. O tema também foi abordado pelo vereador Oséias de Tamoios (PDT), que pediu ao prefeito que sejam realizadas as ações necessárias para o retorno dos atendimentos no hospital. A imunização contra a Covid também estava na pauta. O vereador Vanderson Bento (PTB) requereu do Executivo dados sobre o Plano Municipal de Vacinação, com dados sobre número de pessoas do grupo de risco, quantidade de idosos acima dos 70 anos, quantos já contraíram a doença, assim como o número de pessoas cadastradas na Secretaria de Saúde com comorbidades. A indicação e os requerimentos citados foram aprovados por unanimidade.

 

 

 

ENFERMEIRO E QUILOMBOLA SÃO OS PRIMEIROS

Em Búzios, as cerca de 380 doses de vacina chegaram no meio da tarde desta terça (19) e foram entregues no Hospital Municipal Rodolpho Perissé, onde a primeira pessoa vacinada foi o enfermeiro Márcio Ferreira. Em seguida, no Quilombo da Rasa, quem recebeu a dose da esperança foi uma das idosas mais velhas do país, Dona Eva (111 anos). Pouco antes da chegada dos imunizantes, o prefeito Alexandre Martins (REP) postou um vídeo falando da satisfação de receber as vacinas (abaixo), mas também chamou a população à responsabilidade de não deixar de lado as precauções necessárias, como lavar as mãos, usar máscara e manter o distanciamento. Aliás, a vacinação no balneário só não começou na segunda-feira porque houve atraso no cronograma do governo federal e estadual. "O primeiro lote já tem um destino: nossos profissionais de saúde, que trabalharam dia e noite, incansavelmente, para garantir nossa segurança.  

 

 

 


SEM PAUSA PRO CAFÉ

Estão vendo esse cara aí, apontando para o córrego? Quem é de Búzios conhece e muito bem. Marcão, secretário de Serviços Públicos do balneário pode ser visto na rua o tempo todo, quase que literalmente. Desde que "abriu os trabalhos", não para. Não tem tempo nem para tomar um café. Também, pudera, com alta temporada e cidade cheia, não tem jeito. Esse registro foi feito nesta segunda-feira (18), enquanto Marcão acompanhava a limpeza do canal do bairro Cem Braças.

 

 


'EXPERIÊNCIA ÚNICA'

Em São Pedro da Aldeia, a chegada do caminhão contendo as doses - 885 - que serão utilizadas na 1ª etapa da vacinação, no início da tarde desta terça-feira (19), foi acompanhada pela equipe da secretaria municipal de Saúde e pelo prefeito, Fábio do Pastel (PODE). A primeira fase da imunização terá início nesta quarta (20). "Receber a caixa com as vacinas foi uma experiência única. A sensação é de estar carregando vidas. Não vejo a hora de começar a imunização. É um momento em que a esperança se renova, enquanto seguimos firmes no combate a esta doença", pontuou Fábio enquanto segurava o isopor com as vacinas. A transmissão, ao vivo, da chegada das vacinas foi bastante comemorada pelos internautas. Alguns aproveitaram a visibilidade da live para cobrar melhorias em seus bairros; outros falaram até em trabalhar para a reeleição do prefeito. Pessoal tá com pressa hein?

 

 

 

EXPECTATIVA PELO INÍCIO

Em Arraial do Cabo não teve muita euforia com a chegada da remessa das vacinas - 310 nesta primeira etapa - na tarde desta terça (19). A primeira dose será aplicada nesta quarta-feira (20), às 9h, no Hospital Geral do Município, e o prefeito Marcelo Magno (SD) irá acompanhar. Assim como nos outros municípios, nesta primeira etapa serão vacinados somente os profissionais que atuam na linha de frente de combate a pandemia.

 

 

 

TOTEM DA DISCÓRDIA

A gente deu na coluna desta segunda (18), sobre a possibilidade do prefeito Marcelo Magno (SD) mandar retirar o totem "Eu Amo Arraial", que fica no pórtico de entrada da cidade. Pois bem, a Prefeitura esclareceu, por meio de sua assessoria de Comunicação, que "até o momento" não há previsão de retirada. "A possibilidade que se estuda é que futuramente o totem seja realocado para um espaço mais adequado, pois, atualmente as pessoas, especialmente os turistas acabam gerando confusão e até pequenos acidentes no trânsito ao estacionarem de forma inapropriada para registrarem fotos no local". Podem esperar que isso aí ainda vai render muita confusão, perigando se transformar em um cavalo de batalha na cidade caso o prefeito decida mudar. Quer apostar? Desgaste anunciado!

 

 

 

VACINA EM SAQUAREMA

Muito por conta da proximidade geográfica da capital, Saquarema foi o primeiro município da Região dos Lagos do Rio a receber as doses da CoronaVac. Um vídeo publicado nas redes sociais da prefeita da cidade, Manoela Peres (DEM) mostrou a vacinação do primeiro saquaremense, feita ainda na manhã desta terça-feira (19). O escolhido foi Dr. Rodrigo, infectologista, atuante na linha de frente no combate à doença no município. Profissionais da saúde da linha de frente, idosos que vivem em asilos ou abrigos e a população indígena integram o grupo prioritário desta primeira fase de vacinação em Saquarema.

 

 

 

CORONAVAC EM MARICÁ

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) compartilhou um vídeo com a chegada das 2.135 doses da vacina CoronaVac à cidade nesta terça-feira (19). Na legenda, Fabiano definiu: “Doses de vida e esperança chegam em Maricá”. A Prefeitura realizou uma live no começo da tarde desta terça-feira (19) para mostrar o começo da vacinação no município. Na realidade, Fabiano queria as 400 mil doses que tentou comprar, mas com o impedimento do Ministério da Saúde, coube apenas pouco mais de 2 mil unidades. A escolhida para receber a primeira dose da CoronaVac foi a técnica de enfermagem Lenilza Correa da Silva, de 64 anos. Servidora do município há 33 anos, a profissional afirmou, após ser vacinada, que “a chegada da vacina é uma esperança, porque é muito triste ver quem a gente ama morrer, sem poder fazer nada. Hoje, meu coração está feliz”. Nas aldeias indígenas de Maricá, a vacinação também começou e o município se tornou o primeiro no Brasil a imunizar todos do grupo prioritário de uma aldeia. Na ação realizada na tarde desta terça, 44 indígenas da Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã - Mata Verde Bonita -, em São José de Imbassaí foram imunizados contra a COVID-19.

 

 

 

PONTAPÉ EM MACAÉ

Em um helicóptero da Polícia Civil, seis mil doses da vacina CoronaVac chegaram no aeroporto de Macaé às 8h55 desta terça-feira (19). De acordo com a Prefeitura de Macaé, as 2.973 unidades estavam previstas para chegar no período da tarde, mas tiveram a entrega antecipada pelo governo estadual. O prefeito Welberth Rezende (Cidadania) informou no Facebook que a vacinação começaria a ser aplicada às 16h desta terça no Centro de Triagem do Coronavírus. As primeiras a serem imunizadas foram a bióloga Keity Jaqueline Chagas Vilela Nocchi, de 36 anos, que atua na testagem dos pacientes e Rosani Espíndola Caruso, de 57, que trabalha no Hospital Público de Macaé desde a inauguração da unidade e coordena os 53 leitos de UTI do destinados à Covid. Para colaborar com as ações do governo, o presidente da Câmara dos Vereadores de Macaé, Cesinha (PROS), colocou a estrutura do Legislativo à disposição para a campanha de imunização, que deve ocorrer ao longo do ano. Além do espaço físico, a Casa informou que também pode colaborar com a logística, incluindo o transporte de insumos.

 

 

 

IMUNIZAÇÃO RIOSTRENSE

O pequeno caminhão frigorífico que levou a vacina para municípios como Maricá, Araruama, e Armação dos Búzios, chegou a Rio das Ostras no fim da tarde desta terça-feira (19). São 3.400 doses da CoronaVac recebidas e os primeiros a serem imunizados foram uma enfermeira, Lucineia Vieira, e um médico, Dr. Getúlio Cabral, do Pronto Socorro Municipal, por volta das 18h. A Comunicação de Rio das Ostras informou que, diferente de outros municípios, o prefeito – Marcelino da Farmácia (PV) – não acompanhou o pontapé da vacinação.

 

 

 

LUTO EM RIO DAS OSTRAS

Ainda sobre Rio das Ostras, a COVID-19 fez mais uma vítima na cidade. Segundo a Prefeitura, o coordenador da Guarda Ambiental, Pomponet Rangel Rodriges, o “Campinha”, faleceu nesta terça-feira (19) por complicações causadas pela doença. Campinha era oficial reformado do Corpo de Bombeiros e morava em Rio das Ostras há mais de 30 anos. O Portal RC24h lamenta a morte do servidor.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias