BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (18)

Vantoil Martins fica preocupado com quantidade de doses da primeira remessa de vacina contra Covid em Iguaba; Búzios será a primeira a começar a vacinar; Em Cabo Frio, expectativa para começar a imunizar na quarta (20); Arraial ainda não divulgou logística de vacinação; Vacinação em São Pedro também começa dia 20; Primeiro-cavalheiro de Araruama fica apreensivo com número de doses... E muito mais!


QUANTIDADE PREOCUPOU

O prefeito de Iguaba Grande demonstrou preocupação durante uma live que fez nesta segunda-feira (18), para informar à população que a vacinação começa na quarta (20), mas apenas para profissionais da saúde. E mesmo assim, o município não conseguirá imunizar todos, visto que a cidade tem em torno de 400 e a primeira remessa, prevista para chegar nesta terça (19), será de 243 doses (e outras 243 daqui a quatro semanas). Portanto, nesse momento serão vacinados os que atuam na tenda de triagem e os plantonistas da UPA. "Hoje está sendo um dia histórico, pois estamos vivenciando um novo horizonte diante dessa guerra que começa a ser vencida. Vamos sempre atualizar a população a respeito de todo o processo de vacinação. Contudo continuamos contando com a colaboração de todos nas medidas de prevenção", disse Vantoil.

 

 

 

BÚZIOS NA FRENTE

Mesmo com o atraso do voo que traz as vacinas de SP para o Rio, o prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) saiu na frente no início do processo de imunização contra a Covid. O município já estava preparado para começar a vacinação nesta segunda-feira (18) mesmo, mas com a demora, o início deve ser nesta terça (19), embora não tenha nada confirmado oficialmente. O que se soube é que a servidora que deverá ser a primeira vacinada deve ser uma auxiliar de enfermagem que servidora há quase 20 anos. 

 

 

 

NA CORRERIA

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), está animado e na correria neste período de vacinação, já que a agenda dele não abandonou o ritmo frenético usual. Nesta segunda-feira (18), por exemplo, ele recebeu a visita do secretário Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Leandro Alves. No encontro, Alexandre apresentou ideias para o desenvolvimento esportivo da cidade, visando uma parceria entre os entes federativos. Leandro aproveitou a reunião para anunciar que a secretaria vai patrocinar o atleta Theo Fresia, campeão brasileiro pro-júnior de Surfe 2018, bem como os custos das competições. Ele será o primeiro atleta do estado a receber esse investimento pelo projeto do Governo "Time RJ". O secretário disse que espera, através da iniciativa, "transformar a cidade de Búzios em um destino dos esportes olímpicos e não-olímpicos ao ar livre". O prefeito buziano ainda encontrou espaço no dia corrido para se reunir com o novo presidente da Colônia de Pescadores (Z-23), Dominique Souza da Silva. O encontro teve como objetivo, alinhar os pensamentos que o novo presidente tem sobre a pesca e as intenções da atual gestão com os pescadores.

 

 

 

EXPECTATIVA EM CABO FRIO

Cabo Frio começou a semana no planejamento para a imunização das primeiras 2.533 pessoas contra a Covid nesta primeira fase, que começa na quarta (20). O município já definiu três dos quatro locais de vacinação e também recebeu um lote de 66 mil agulhas e seringas. A primeira parte do grupo prioritário será vacinada por uma equipe volante da secretaria de Saúde. As unidades de saúde que receberão os agentes da vacinação e o horário de início da vacinação estavam sendo definidos nesta segunda (18). Aliás, todos os esforços estiveram concentrados nisso, inclusive o prefeito José Bonifácio (PDT) nem fez agenda externa nesta segunda (18), ficou por conta de despachos no prédio da Prefeitura. Todos empenhados, neste momento, na vacinação.

 

 

 

VOLTA ÀS AULAS

A preparação de escolas e alunos para a volta às aulas de forma presencial em Cabo Frio foi pauta da reunião que aconteceu nesta segunda-feira (18), entre legislativo e executivo. Os vereadores Alexandre da Colônia (DEM), Douglas Felizardo (Avante), Josias da Swell (PL), Léo Mendes (DC), Roberto Jesus (MDB), Thiago Vasconcellos (Avante), Vanderson Bento (PRTB) e Vinícius Corrêa (PP) se reuniram com o secretário de Educação de Cabo Frio, Flavio Guimarães. Evanildo Eduardo, chefe de gabinete do Jean da Autoescola (PL), também participou do debate. O secretário informou que neste primeiro momento, a equipe faz uma revisão do plano traçado pelo governo anterior. E que todas as análises e planejamentos estão sendo feitos de maneira conjunta com o Ministério Público. Toda a documentação também será enviada à Câmara. Na última sexta (15), 15 representantes das instituições de ensino estiveram na Câmara, onde solicitaram um diálogo com o poder público sobre diretrizes e protocolos a serem cumpridos para a retomada das atividades. O assunto será debatido novamente, desta vez em sessão ordinária na próxima terça-feira (19).

 

 

 

ORDENAMENTO DOS PASSEIOS DE BARCO

O Plano de Uso e Ocupação de Praias e Áreas Adjacentes, que vai regulamentar o ordenamento dos serviços marítimos em Cabo Frio, está sendo elaborado pela Prefeitura e Capitania dos Portos. Para acertar os detalhes, o secretário adjunto de Turismo, Carlos Cunha, se reuniu com o delegado da Capitania dos Portos, Alexandro Sarmento Vianna, nesta semana. Cabo Frio será a primeira cidade da região a ter este ordenamento. Vale lembrar que este é um problema bastante grave em Arraial do Cabo, e Cabo Frio não quer chegar nesta situação crítica como se tem visto no mar cabista.

 

 

 

VACINAÇÃO E PAGAMENTOS ATRASADOS

Enquanto a maioria das prefeituras da Região dos Lagos já se posicionou sobre o início e logística da vacinação, a prefeitura de Arraial do Cabo ainda não emitiu nenhum comunicado até o momento. A cidade irá receber pouco mais de 300 doses nessa primeira remessa da Fase 1. Por outro lado, o município falou sobre os pagamentos em atraso, nesta segunda-feira (18). Conforme a Prefeitura, os atrasados referentes a dezembro de 2020, serão quitados a partir desta terça-feira (19), exceto dos servidores da Saúde, que devem receber na próxima sexta-feira (22).

 

 

 

PALCO ABAIXO... LETREIRO TAMBÉM?

Ainda repercute a demolição do palco Sunset, que estava instalado na Praia Grande, em Arraial, para realização de shows e eventos desde 2018, na gestão Renatinho Vianna (REP). Conversas de bastidor dão conta de que o responsável pela instalação do palco, Ronnie Plácido, teria ficado arrasado com a retirada da estrutura. O assunto na cidade foi tão tenso, que a "briga" foi parar na delegacia. A explicação que o governo de Marcelo Magno (SDD) deu é que o palco estava sendo usado para eventos não autorizados e por usuários de drogas. Uma pena, né? A propósito, o mesmo denunciante da demolição do palco disse que a Prefeitura também tem intenção de retirar o letreiro "Eu Amo Arraial" do pórtico de entrada da cidade. A coluna procurou a Comunicação da Prefeitura para saber se essa denúncia tem fundamento, mas não houve resposta até o fechamento. Convenhamos, autorizar essa retirada pode ser um verdadeiro tiro no pé do prefeito Marcelo Magno (SD). Vai arrumar briga e desgaste necessário logo no início de seu governo.

 

 

 

VACINAÇÃO EM SÃO PEDRO

A prefeitura de São Pedro da Aldeia anunciou o começo da vacinação contra COVID-19 para esta quarta-feira (20). Segundo o município, serão recebidos, à priori, 870 doses da CoronaVac para iniciar a imunização em profissionais da saúde que atuam na linha de frente da doença e idosos institucionalizados. A Prefeitura afirmou que as vacinações serão realizadas de maneira itinerante e serão atendidos, primeiro, os servidores das unidades de saúde aldeenses (Unidade de Pronto Atendimento, Pronto-Socorro Municipal, Tenda de Triagem, Hospital Maternidade Missão de São Pedro e unidades básicas de saúde). Os idosos que vão receber a vacina na primeira fase são os residentes da Pousada Xodó da Vovó, Pousada Aconchego do Vovô, Pousada Litorânea para Idoso, Morada da Aldeia Residencial Idosos e Pousada Paraíso dos Avós. Todos os incluídos no público-alvo de vacinação deverão ter o cartão do SUS, ainda de acordo com o município. A vacinação em São Pedro da Aldeia vai ter o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

 

 

 

VISITA À FÁBRICA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE), fez uma visita nesta segunda-feira (18) à usina de asfalto frio instalada no município. A fábrica já está parada há anos e, segundo publicação no Facebook do chefe do Executivo municipal, técnicos especializados, que acompanharam a visita, estão avaliando como colocar o maquinário em funcionamento. A ação faz parte de um plano para "resgate das ruas do município" que o prefeito afirma ter começado já nos primeiros dias de gestão. 

 

 


VACINAÇÃO EM ARARUAMA

Está tudo pronto para a vacinação começar também em Araruama. A logística para tal já foi desenhada e, em nota divulgada nesta segunda-feira (18), a Prefeitura explicou como será feito todo o trabalho. Porém, a bem da verdade, o primeiro-cavalheiro do município, Chiquinho da Educação, ficou bastante apreensivo com a quantidade de doses destinadas a Araruama. Segundo o marido da prefeita Lívia, inicialmente, era previsto o repasse de 4 mil doses, mas o número caiu para 1.531, sendo que apenas 765 pessoas serão vacinadas já que a imunizações prevê duas doses por pessoa. Acontece que só funcionários da Saúde em Araruama são 1.400. A conta não fecha, né? Na visão de Chiquinho, a quantidade é insuficiente, não chegando nem a 1% da população, o que pode acabar gerando outro problema. Complicado.

 

 

 

VACINAÇÃO EM SAQUAREMA

Durante live na tarde desta segunda-feira (18), a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (DEM) explicou como vai funcionar a vacinação na cidade. Segundo a chefe do Executivo, as doses de vacina devem chegar nesta terça (19) e a imunização deve começar no mesmo dia. Manoela também aproveitou a oportunidade para esclarecer que, em Saquarema, serão seguidos os protocolos do Ministério da Saúde e a vacinação começa com profissionais da saúde da linha de frente e idosos em asilos. Por conta da baixa quantidade de doses enviadas pelo governo federal neste primeiro momento, a Prefeitura planeja criar prioridades dentro dos grupos já priorizados. Quanto as seringas, além das já enviadas pelo governo estadual, Manoela afirmou que a cidade já tinha um estoque reservado e que, realmente, só falta a vacina chegar. Em audiência, a transmissão da prefeita bombou, como de costume. A exibição chegou a atingir mais de 600 telespectadores simultâneos. Em 6 minutos, 252 pessoas já haviam reagido ao vídeo, que já passava dos 270 comentários no momento citado.

 

 

 

VACINAÇÃO EM MARICÁ

Em Maricá, a vacinação começa nesta terça (19). O ato simbólico de imunização será realizado no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, a partir das 14h, com representação do público-alvo selecionado pelo Ministério da Saúde. Nesta primeira etapa serão aplicadas 2.035 doses  para os grupos prioritários, idosos acima de 75 anos que estão em asilos (86 doses), indígenas que vivem em aldeias (44), pessoas com deficiência (6) e profissionais da área de Saúde que atuam na linha de frente (1.899). Cada grupo vai receber suas doses ‘in loco’, ou seja, as equipes de vacinação irão aos asilos, às aldeias indígenas e às unidades de Saúde.

 

 

 

A COMEMORAÇÃO DA VACINA

Antes mesmo da chegada das vacinas aos municípios da área de cobertura do Portal RC24h, os prefeitos da região comemoraram a aprovação do uso emergencial da CoronaVac e da vacina Oxford/AstraZeneca pela Anvisa neste domingo (17). Com uma foto da primeira vacinada no país, a enfermeira Mônica Calazans, de São Paulo, Manoela Peres (DEM), prefeita de Saquarema, afirmou que era um dia de comemoração: “Vamos celebrar a vida e a ciência”, afirmou, via Facebook. Lívia de Chiquinho (PP), chefe do Executivo de Araruama, também usou a rede social e parabenizou cientistas e profissionais da saúde, declarando que “essa conquista foi graças ao empenho de vocês”. O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), foi outro a se manifestar dizendo que foi “um dia histórico para nós brasileiros, para o SUS e para a comunidade científica”. Horta também aproveitou a postagem para agradecer “aos trabalhadores que, mesmo sob enorme pressão e inúmeras adversidades, se dedicaram em todas as etapas para a produção dessas vacinas que salvarão vidas”.

 

 

 

"SÃO 'PIOR' QUE JUDEU"

Essa declaração aí, do prefeito reeleito de Rio das Ostras, Marcelino Borba (PV), feita no dia da posse, continua repercutindo na cidade e vai resultar em processo contra ele, segundo o presidente Comissão contra o Racismo e a Intolerância Religiosa da Alerj, deputado Carlos Minc (PV). Na ocasião, ao atacar o serviço prestado por uma empresa de energia, ele sugeriu que os judeus são gananciosos e só pensam em dinheiro, estereótipo associado a esse povo. Ao Portal, a polícia civil informou que a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI) instaurou inquérito para apurar o crime de injúria por preconceito qualificado cometido pelo prefeito de Rios das Ostras. O caso está sendo encaminhado para a Coordenadoria de Investigação de Agentes com Foro de Atribuição Originária (Ciaf) da Polícia Civil, pois o prefeito tem foro por prerrogativa de função.Procurada pela coluna, a prefeitura informou que não foi oficialmente notificada. Veja o que ele disse no dia da posse:

 

 

 

 

AOS PÉS DO CRISTO

As duas primeiras moradoras do Rio vacinadas contra a Covid-19 receberam a imunização no fim da tarde desta segunda-feira (18), no Cristo Redentor. Elas são Teresinha da Conceição, de 80 anos e Dulcineia da Silva, de 59 anos. Elas receberam as primeiras doses de Adélia Maria dos Santos, de 71 anos, que trabalha na secretaria municipal de Saúde desde 1979 e é uma das fundadoras do Programa de Imunização da capital. A equipe do prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), fez uma transmissão ao vivo do momento, veja:

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias