Governo e municípios do Rio se reúnem nesta segunda (18) para definir cronograma da Coronavac

Lote inicial de vacinas da Covid-19 no RJ chega às 13h e será dividido para duas aplicações ao grupo prioritário


O governo do Rio de Janeiro agendou para esta segunda-feira (18) e para terça-feira (19) reuniões com os 92 municípios do estado para definir a logística de distribuição das doses da Coronavac que devem chegar ao estado nesta semana, após a aprovação do uso do imunizante pela Anvisa. O estado espera receber 549 mil doses da vacina, produzida pelo Instituto Butantan. Com este quantitativo, 274,5 mil fluminenses poderão ser vacinados, uma vez que a aplicação deve ser feita em duas doses com intervalo de 28 dias. 

Com este primeiro lote, o estado do Rio conseguirá imunizar apenas 20% dos 1,3 milhão de pessoas que compõem o grupo prioritário, formado por profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos e indígenas.

Como não há indicativo de quando as vacinas compradas pela Fiocruz na Índia irão chegar, o estado irá começar a imunização, por enquanto, apenas com a Coronavac. Pela previsão do estado, a capital fluminense, São Gonçalo, Duque de Caxias, Niterói e Nova Iguaçu serão as cidades que receberão a maior quantidade de doses. 

O estado prevê o uso de aeronaves para entregar doses da vacina em cidades mais afastadas da capital, sobretudo no Norte Fluminense. As doses de cada estado serão distribuídas amanhã, de acordo com o ministro Eduardo Pazuello.

 

LOTE INICIAL CHEGA AO RIO ÀS 13 HORAS

Governador em exercício do RJ, Cláudio Castro (PSC) afirmou que profissionais da Saúde e idosos com 85 anos ou mais serão os primeiros imunizados contra a Covid-19 no estado. Esse grupo vai receber duas doses, com intervalo de semanas.

O estado recebeu 487.520 doses. Esse lote chegará às 13h e vai para 243.760 pessoas. Castro disse contar com quase 600 mil doses, mas esse número foi ajustado pelo Ministério da Saúde.

O governador embarcou no fim da madrugada desta segunda-feira para São Paulo, acompanhando o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Os dois participaram de uma reunião para acertar os detalhes da distribuição da CoronaVac.

A previsão do Ministério da Saúde é iniciar a vacinação em todo o país às 10h desta quarta-feira (20).

Castro afirmou que essas 590 mil doses chegariam às 13h desta segunda ao RJ e já distribuídas aos 92 municípios, para que na terça (19) as prefeituras façam a redistribuição para os postos.

 

Plano definido

O governo do Rio de Janeiro afirmou neste domingo (17) que a preparação para a campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado está pronta.

Segundo o governo do estado, a logística inclui:

- Postos - Foram definidos de 1,5 mil postos de saúde e clínicas da família que devem participar da imunização. A Secretaria Estadual de Saúde pode abrir mais 3 mil pontos de apoio, utilizando espaços de escolas, supermercados, shoppings e quartéis dos Bombeiros.

- Distribuição de seringas - Neste domingo, a Secretaria Estadual de Saúde realizou o segundo dia de distribuição de seringas para os municípios fluminenses. No sábado, foram enviados 3.346.800 de seringas com agulha para 30 cidades. Neste domingo, foram distribuídas 115.500 seringas descartáveis de 3ml com agulha para outros 19 municípios. Ao todo, nesta primeira fase, a SES enviará 5,5 milhões de kits para todo o Estado.

- Segurança - Uma mega-operação, com apoio da Polícia Militar, foi montada para realizar a distribuição do material para todas as regiões fluminenses.

Neste domingo, a Anvisa aprovou o uso emergencial das vacinas CoronaVac, produzida no Instituto Butantan (SP) e Oxford/AstraZeneca, que será produzida pela Fiocruz. O ministro Eduardo Pazuello anunciou que a vacinação começa quarta-feira (20), em todo o país, às 10h.

Em nota, o governo do RJ afirmou que "através das equipes técnicas da Secretaria de Estado de Saúde, está preparado para a orientação e o apoio na aplicação das vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca a todos os 92 municípios do Rio de Janeiro, de forma simultânea e proporcional".

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, que prevê a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados do País.

O governo do estado também anunciou que as equipes técnicas da Secretaria de Estado de Saúde e dos municípios estão capacitadas para o monitoramento e terão o apoio do grupo técnico já constituído pela subsecretaria de Vigilância em Saúde.

 

 

*Com informações da CNN e G1.

Categorias: Covid-19

Fotos da notícia




Outras notícias