Projeto ‘Mulheres de Sal’ abre inscrições para oficinas on-line e gratuitas de técnicas literárias

Com foco na relação entre literatura e gênero, o Mulheres de Sal promove encontros de criação e troca literária entre mulheres


Mulheres de Sal, um projeto de formação literária e capacitação de mulheres para entrada no mercado editorial, abre inscrições para quatro oficinas on-line de formação, com compartilhamento de técnicas de escrita, publicação e difusão literária. As oficinas são gratuitas e tem o objetivo de desenvolver e fortalecer uma rede de mulheres escritoras. As inscrições já podem ser feitas na próxima quarta-feira (20). 

Com foco na relação entre literatura e gênero, o Mulheres de Sal promove encontros de criação e troca literária entre mulheres transgênero, cisgênero, brancas e negras, quilombolas e de comunidades pesqueiras da Região dos Lagos.

O projeto é uma oportunidade para quem deseja ecoar mais longe suas palavras, além do processo formativo, as participantes terão suas obras registradas através de e-book e mini documentário, a ser disponibilizado em plataformas gratuitas de streaming. A iniciativa é fomentada pelo Edital Retomada Cultural, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro como ação decorrente da Lei Aldir Blanc.

 

 

OFICINAS - 21 E 28 DE FEVEREIRO/2021

21/02 - 17h - Oficina “Teoria Feminista e Literatura”/mediação de Paolla Souza

Resumo: A oficina tem como proposta principal fomentar a construção da escrita de si. É uma oficina de escrita que compreende a importância do feminismo decolonial como aporte teórico e a experiência do corpo para o processo da escrita. Dito isso, a oficina também visa suscitar questões e possíveis respostas relativas ao papel da mulher como autora de suas próprias narrativas na contemporaneidade.

21/02 - 18h - Oficina “Escrita Poética para a Cena Teatral”/mediação de Lara Couto

Resumo: Oficina voltada para o desenvolvimento de experimentos dramatúrgicos a partir de vivências pessoais, debatendo o uso da memória como ponto de partida para a criação autoral e exercitando a elaboração poética de narrativas autobiográficas para a cena teatral.

28/02 - 17h - Oficina “Narrativas de diários e crônicas”/mediação de Mariam Daychoum

Resumo: A oficina abordará dois gêneros literários: diários e crônicas. Introdutoriamente, buscaremos definir o conceito de cada um desses gêneros, apreciando-os a partir de alguns exemplos. Buscaremos também abordar algumas técnicas de escrita, visando à prática.

28/02 - 18h - Oficina “Estratégias para publicação e difusão literária”/mediação de Juliana Ramos

Resumo: A oficina abordará algumas das formas de auto-publicação literária, métodos e técnicas na produção dos livros físicos ou e-books, e ainda apresentará alguns dos documentos que são necessários para o registro de obras literárias.

Link para inscriçoes aqui.  

Categorias: Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias