RJ publica decreto que cria regulação unificada de leitos de Covid-19

Medida é para facilitar transferência de paciente que está na fila por atendimento para outra cidade. 'O leito não é de um município, de uma unidade nem de uma pessoa, o leito é do SUS', diz secretário estadual de Saúde


O Rio de Janeiro publicou, em edição extra do Diário Oficial na quarta-feira (13), a resolução que cria a regulação unificada para leitos de pacientes com Covid-19 em todo o estado.

Com isso, todos esses leitos estarão sob a gestão estadual, por meio da Central Estadual de Regulação (CER). Antes, a regulação era feita por cada município.

Na prática, isso significa que o paciente que está numa cidade onde não há leitos disponíveis de Covid-19 poderá ser atendido em um outro município em que haja vagas nos hospitais.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a intenção é otimizar os leitos destinados e "promover o acesso de todo cidadão fluminense aos serviços de saúde pública de forma democrática, transparente e integral".

"O leito não é de um município, de uma unidade nem de uma pessoa. O leito é do SUS. Todos os cidadãos têm o direito a um leito de forma igualitária. A regulação única sempre foi nosso principal objetivo. Estamos começando com os leitos de Covid e vamos ampliar essa regulação unificada para a alta complexidade. Isso é um legado que queremos deixar para a população", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

Os secretários municipais serão apresentados à resolução nesta quinta-feira, em reunião com os 92 representantes de cada cidade.

 

*Com informações do G1.

Categorias: Saúde Covid-19

Fotos da notícia




Outras notícias