A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionaed3e9da4d3e7bf7edf459648c3c46c6aa85eaee): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (12) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (12)

Alexandre Martins faz novo apelo ao Estado; Vantoil Martins pleiteia novos recursos; Helcimar Sardinha vai benzer legislativo cabista; Agenda de José Bonifácio inclui reunião na capital nesta quarta (12); Fábio do Pastel se reúne com professores e representantes LGBT; Lívia de Chiquinho esclarece episódio de recém-nascido... E muito mais!


CORRENDO NA FRENTE

A rotina dos prefeitos recém-eleitos da Região dos Lagos não tem sido fácil, principalmente por conta da pandemia. Faltam médicos, leitos e equipamentos para o combate à Covid. Em Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP), se reuniu nesta terça-feira (12), com o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, no Rio. Fez mais um apelo para a reabertura do hospital de Barra de São João, a fim de desafogar as unidades de saúde da Região dos Lagos. Aliás, essa é uma bandeira que Alexandre balança mesmo antes de tomar posse; quando assumiu, reforçou o pedido junto ao governador em exercício Cláudio Castro (PSC). Alexandre também tratou de pedir apoio na aquisição de insumos para abertura do hospital de campanha no balneário (que vai ficar no lugar da tenda e terá custo semelhante) e na compra de seringas para vacinação. "Mas o principal apelo é o hospital de Barra. Acho importante que tenhamos essa atenção especial do estado já que recebemos tanta gente aqui na nossa região", avaliou Alexandre. Também participaram da reunião o secretário de Saúde de Búzios, Marcelo Amaral e o deputado estadual Pedro Ricardo (PSL). Sexta-feira que vem, dia 22, terá nova reunião, e Alexandre quer todos os prefeitos da RL presentes. "Vou tentar contactar os prefeitos e nos reunirmos para falar sobre os problemas de saúde da nossa região", disse.

 

 

 

PLEITEOU MAIS RECURSOS

As visitas de deputados federais a prefeitos da Região dos Lagos têm sido frequentes nestas duas últimas semanas. Nesta terça-feira (12), quem esteve em Iguaba Grande foi o deputado federal, Gelson Azevedo (PL). E o prefeito Vantoil Martins (Cidadania) tratou de reunir sua equipe e aproveitou para pleitear mais recursos a serem destinados ao município. Participaram da conversa o chefe de Gabinete, Fábio Costa, os secretários de Governo, Jales Lins, de Planejamento, Eron Bezerra, e os vereadores Marcelo Durão (PL) e Tikinho (DEM). Como já dizia um conhecido personagem de novela, "o tempo urge e a Sapucaí é grande".

 

 

 

BENÇÃO NO CABO

Nesta quarta-feira (12), às 10h, o pároco de Arraial, Helcimar Sardinha - aquele que benzeu o prefeito Marcelo Magno (SD), irá tomar café da manhã com os vereadores na Câmara Municipal. Após o desjejum, o padre vai benzer todos os parlamentares para que eles tenham boa sorte em seus mandatos. Os gozadores do Beco da Fofoca já se apressaram em afirmar que o padre vai fazer "aquela oração" para ver se da próxima vez o vereador Professor Tyron (DEM) consegue ler melhor a ata da Câmara e deixar de virar piada em todo o Cabo. Amém! 

 

 

 

 

TURISMO EM ARRAIAL

Falando no Professor Tayron (DEM), o vereador, que também é guia de turismo, participou de reunião, nesta segunda-feira (11), com o secretário da pasta, Marcos Simas e a subsecretária, Tatiane Peyroteo, sobre as novas medidas de atuação dos guias de Arraial do Cabo. E já tem guia reclamando de montão na rede social antes mesmo de saber o que vem pela frente. Calma gente!

 

 

 

AGENDA NA CAPITAL

A agenda do prefeito José Bonifácio (PDT) continua cheia nesta terça-feira (12), dia da semana em que ele dá expediente no Segundo Distrito; quem tem que despachar com ele precisa ir até lá. Antes de partir para Tamoios, Zé acompanhou a limpeza na área do antigo Hotel Acapulco, no Braga (imagem), onde as equipes retiraram lixo e entulho e realizaram a capina no local, que está abandonado desde 2015. Já nesta quarta (13), o prefeito de Cabo Frio estará na capital, em encontro com o cônsul-geral de Angola, Mateus de Sá Miranda Junior, o cônsul-geral honorário de Cabo Verde, Pedro Antônio dos Santos e com Elói Ferreira de Araújo, que foi ministro no governo Lula e presidente da Fundação Palmares na gestão Dilma Rousseff.

 

 

 

APROXIMAÇÃO?

Continuando em Cabo Frio, a visita de José Bonifácio (PDT) às novas instalações do Lar da Cidinha, nesta segunda-feira (11), acompanhado do vereador Vanderson Bento (PTB) já rendeu especulações de uma possível aproximação entre os dois. Vanderson, que é presidente da Comissão dos Idosos na Câmara, negou, disse que isso talvez seja uma sinalização de paz. "Ele gosta de mim e eu dele. Queremos avançar por Cabo Frio, mas alinhamento político é com o tempo", disse o vereador. Hum, será? O tempo dirá.

 

 

 

FUNDO APROVADO

A Câmara de Cabo Frio aprovou nesta terça (12), por unanimidade, a criação do Fundo Municipal de Liquidação de Restos a Pagar. A proposta do governo é fazer com que 30% de toda a receita da Dívida Ativa da cidade seja depositada nesse fundo, e com esse dinheiro sejam pagas as dívidas herdadas de governos anteriores. Todos os 17 vereadores votaram a favor da matéria, mas nem todos concordaram com a urgência da aprovação. O vereador Vinícius Corrêa (PP) fez alguns questionamentos. Já o líder do governo, Davi Souza (PDT) destacou que a aprovação se mostrava urgente para impedir novos arrestos. Na semana passada, Bonifácio esteve no Rio, na sede do TJ, para tratar destes frequentes bloqueios judiciais. Para janeiro já está previsto o arresto de R$ 20 milhões para pagamento de dívidas antigas, sendo que R$ 1,1 milhão já ficaram retidos. O projeto será encaminhado ao Executivo para sanção. Veja o discurso do líder do governo:

 

 

 

 

COMISSÃO DOS ANIMAIS

A vereadora mais votada de Cabo Frio, Carol Midori (DC), comemorou a aprovação do primeiro projeto proposto por ela no plenário da Câmara nesta terça-feira (12): a criação da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais. Em publicação no Facebook, Carol afirmou que é a primeira vez na história da Câmara que haverá uma comissão representando a causa animal e que “esse é um grande avanço para os animais da nossa cidade”. A iniciativa vem em boa hora, visto o crescimento alarmante do abandono de animais em Cabo Frio e as condições em que espaços como o canil municipal tem “cuidado” de cães e gatos. Aliás, sobre o estado do canil deixado pelo ex-secretário, merece apuração rigorosa e que os culpados paguem caro por tanta covardia. 

 

 

 

EDUCAÇÃO ALDEENSE

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE), se reuniu com diretores escolares da rede municipal de ensino nesta segunda-feira (11) para alinhar as estratégias para o ano letivo de 2021 e apresentar a nova equipe de gestão da secretaria de Educação. O vereador Professor Jean Pierre (PODE), representante de comissão de Educação e Saúde da Câmara aldeense, também esteve presente no encontro. Nessa oportunidade, os diretores puderam tirar dúvidas, apresentar os principais problemas encontrados e dar sugestões de melhorias para a área. Uma nova reunião será realizada nesta quarta (13) para aprofundar o plano pedagógico, período de matrícula e outros assuntos referentes ao andamento do ano letivo de 2021.

 

 

 

LUTA LGBT

Agenda agitada do prefeito aldeense, né? Após a reunião com a Educação na segunda, nesta terça-feira (12), Fábio do Pastel recebeu representantes da causa LGBTQI+. Entre os participantes, estiveram Laysa Jotha, representante da ONG Aldeia Diversidade, e Théo Silveira, coordenador do Centro de Cidadania LGBT, órgão do programa do governo do Estado, Rio sem LGBTIfobia. No encontro, foram debatidas as demandas da comunidade e a ativista Laysa Jotha salientou a importância do governo municipal de caminhar junto em parceria com o movimento para o avanço de políticas públicas e garantias de direitos da comunidade LGBT. Segundo participantes da reunião, Fábio se mostrou muito solicito ao movimento e disposto a dar continuidade ao trabalho do Núcleo de Atendimento Descentralizado (NAD) do Centro de Cidadania LGBT da Baixada Litorânea I e II em São Pedro da Aldeia. O secretário de Educação, Elias Valadão, também participou da reunião, uma vez que a sede do NAD é abrigada na pasta.

 

 

 

BEM ESTAR ANIMAL

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia deu um passo à frente na questão da luta em prol dos animais. A secretaria de Agricultura e Trabalho no município criou nesta segunda-feira (11), a coordenadoria do Bem-Estar Animal. De acordo com a Prefeitura, o planejamento do novo setor inclui a criação de campanhas de castração e prevenção ao abandono, implantação do Castramóvel percorrendo bairros mais afastados, além de feiras de adoção, cadastro e auxílio aos protetores, parceria com clínicas veterinárias, dentre outras ações. A responsável pela coordenadoria será Briza Canuto, ativista da causa animal há mais de 20 anos. Ainda de acordo com o município, as denúncias de maus tratos e abandonos, inicialmente, serão feitas por meio do telefone da Guarda Municipal, o 153. Parabéns pela iniciativa. 

 

 

 

FATO ESCLARECIDO

Após o episódio da mãe de uma gestante internada no hospital municipal de Araruama que se revoltou ter viralizado nas redes sociais, a prefeita da cidade, Lívia de Chiquinho (PP) publicou um vídeo com a própria mulher esclarecendo o assunto nesta terça-feira (12). No vídeo, a avó do recém-nascido diz que a filha foi muito bem tratada e que agiu no "desespero de mãe". A mulher aproveitou o espaço para pedir desculpas a todos que ela possa ter ofendido. Na legenda da publicação, Lívia afirmou: "sabemos que é um momento de preocupação em ansiedade, mas não podemos deixar de entender que a conduta médica deve ser respeitada, pois todas as ações são seguidas mediante protocolo dos profissionais especializados". Na postagem de Lívia, o vídeo atingiu mais de 4 mil visualizações em apenas 4 horas. Entre os 107 comentários, parabenizações pelo esclarecimento.

 

 

 


REDUÇÃO SALARIAL

A Câmara Municipal de Macaé aprovou, nesta terça-feira (12), por unanimidade, o regime de urgência para o projeto de lei que estabelece uma redução salarial de 10% dos vencimentos dos cargos de direção, chefia e assessoramento dos parlamentares. A iniciativa partiu do presidente da casa, Cezinha (PROS), devido ao atual cenário econômico. De acordo com a assessoria da Câmara, assim que a lei for promulgada valerá para o primeiro trimestre de 2021 e as jornadas de trabalho poderão ser adaptadas conforme a redução. A partir de agora, após essa primeira aprovação, os vereadores terão três dias para a apresentação de emendas ao texto original, que retorna ao plenário para ser votado na sexta (15), às 10h. A vereadora Iza Vicente (REDE), que testou positivo para COVID-19, e o vereador Reginaldo do Hospital (PODE), que também apresentou sintomas da doença, não estiveram presentes no plenário e, para que possam votar na sexta, a sessão será realizada por videoconferência, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

 

 

 

IMPEACHMENT DE WITZEL

O Tribunal Especial Misto, que julga o processo de impeachment do governador afastado Wilson Witzel, irá se reunir para nova sessão nesta quarta-feira (13), às 11h. Durante a sessão serão ouvidas as testemunhas faltantes do processo e serão julgados os embargos declaratórios, recursos apresentados pela defesa de Witzel. O empresário Edson Torres será um dos depoentes. Também irá prestar depoimento Valter Alencar Pires Rabelo, assessor de Witzel. Ainda não possuem data definida a oitiva de Witzel e a complementação do depoimento do ex-secretário estadual de Saúde, Edmar Santos.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias