Famílias de baixa renda têm desconto na conta de água

Programa da Prolagos oferece até 50?abatimento na tarifa mínima


Economizar é uma medida que sempre está nas resoluções de início de ano de boa parte da população e com a pandemia do novo coronavírus, que impactou a renda dos brasileiros, fazer o salário durar o mês inteiro virou um verdadeiro desafio. Controlar o consumo, trocar marcas de produtos e negociar descontos são medidas que contribuem para fechar o orçamento doméstico no azul. Outra medida que ajuda ainda mais é a Tarifa Social, benefício oferecido pela Prolagos, que concede até 50% de desconto na fatura de água para famílias de baixa renda.

Este é o caso da dona de casa Edelane Cândido da Silveira, de 41 anos. Desde que pegou as chaves de um apartamento do Minha Casa, Minha Vida, no Jardim Esperança, em 2018, ela está inscrita no programa, assim como todos os moradores de todas as unidades do conjunto habitacional. “Com esta tarifa diferenciada, sobra mais dinheiro para comprar alimentos, que com a pandemia estão cada vez mais caros. Com o que economizo compro comida para o meu filho”, conta.

Para beneficiar outros usuários de baixa renda, a Prolagos tem incentivado as pessoas a aderirem à tarifa social, benefício que concede 50% de desconto na conta de água. A adesão ao programa é simples e pode ser feita pelos canais de atendimento da concessionária, apresentando fotos de documentos pessoais e do imóvel. Os pedidos são analisados individualmente, observando as condições socioeconômicas dos moradores e o enquadramento nas condições exigidas. Tão logo o cadastro das famílias seja aprovado, os moradores já passam a ser beneficiados. A Tarifa Social tem duração de 12 meses com renovação mediante a atualização do cadastro.

Para aderir ao programa o consumidor deve preencher quatro requisitos: ter renda familiar de até três salários mínimos; imóvel com construção de até 50 m²; fazer parte de algum programa social do governo, como o Bolsa Família, e ter média de consumo anual de 10 m³ de água. “A partir desse consumo, a cobrança passa a ser nas tarifas normais, por isso é muito importante o uso racional da água e a atenção aos hábitos básicos para que o volume consumido não ultrapasse o limite e não onere a conta”, alerta o gerente Comercial da Prolagos, Vitor Gabriel.

A Tarifa Social é um programa aprovado pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e em vigor desde 2012. Para solicitar uma análise da Tarifa Social para a própria residência, basta entrar em contato com a Prolagos através do telefone 0800-7020-195, WhatsApp (22) 99722-8242 ou pelo e-mail atende@prolagos.com.br.

Categorias: Região dos Lagos

Fotos da notícia




Outras notícias