Servidores municipais de Cabo Frio se unem para cobrar pagamentos pendentes de dezembro

Com dez dias de governo, José Bonifácio já sente a pressão por contas em atraso deixadas pela última gestão


Entra ano, sai ano e o drama vivido pelos servidores municipais de Cabo Frio continua. Depois de anos difíceis, marcados por demissões em massa, salários atrasados e greves, durante o governo de Dr. Adriano, 2021 já começou com pagamentos pendentes e dificuldade de diálogo com a nova administração municipal.

Com apenas 11 dias de governo, José Bonifácio já sente a pressão de algumas categorias por conta da dívida deixada pelo último prefeito. O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe), o Sindicato dos Servidores Municipais de Cabo Frio (SINDICAF) e o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Cabo Frio (SINDSAÚDE) já se movimentam para cobrar dos valores em atraso.

Os profissionais da rede municipal de educação realizaram, na última sexta-feira (8), a primeira assembleia on-line do ano.  Foi a maior assembleia da categoria desde o início da pandemia em março de 2020, com a participação de mais de 200 trabalhadores, dentre eles, dezenas de profissionais estatutários da rede e também educadores contratados que foram demitidos em abril do ano passado.

Em um comunicado, o Sepe se mostrou decepcionado com a falta de prioridade e diálogo dada para o atraso salarial dos profissionais.  “A razão de tamanha expectativa com essa assembleia foi a forma decepcionante com que a nova administração municipal de Cabo Frio iniciou este governo”, afirma o sindicato.

O sindicato afirma ainda que os cofres públicos estão ‘abarrotados’ com recursos recordes dos royalties de petróleo e mais de R$ 15 milhões oriundos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)

Ainda segundo o Sepe, no último dia 6 a nova subsecretária da Secretaria de Educação Verônica Cardoso afirmou que “a intenção" da Seme era ter pago todos os profissionais que recebem por recursos próprios e por meio do Fundeb até a sexta-feira (8). O que não aconteceu.

A categoria encaminhou um ofício para a Secretaria de Educação solicitando uma audiência com o novo administrador da pasta, Flávio Guimarães, e conseguiu marcar uma reunião para esta segunda-feira (11), às 18h30. Logo após, uma nova assembleia será realizada.

Na última quinta-feira (7), as outras entidades sindicais também encaminharam um ofício conjunto solicitando a abertura de negociação para, dentre outros assuntos, buscar uma solução urgente na questão dos pagamentos do mês de dezembro e do 13° salário de 2020. Um dos representantes do SINDICAF, Olney Vianna, negou que exista uma pressão do setor. O ofício é somente um pedido para a abertura de diálogo para resolver as questões em pendência. A categoria ainda não obteve um retorno.

A assessoria de comunicação da Prefeitura afirmou que, em relação ao pagamento, José Bonifácio só vai se posicionar quando tiver em mãos todos os dados e números referente à situação financeira do município.

 

 

Categorias: Cabo Frio

Fotos da notícia




Outras notícias