SITUAÇÃO DE ALERTA/ Com mais de 200 mortes confirmadas, Cabo Frio segue sem tenda de triagem da Covid-19

Prefeitura busca solucionar o problema, enquanto isso, os atendimentos estão sendo feitos na UPA. Apesar da situação de alerta, praias e bares continuam lotados


Cabo Frio vive uma combinação que pode levar ao colapso na saúde pública. Nesta quinta-feira (7), mesmo dia em que o país atingiu a marca de 200 mil mortes por Covid-19, o Gabinete de Soluções do município confirmou 219 vítimas fatais da doença, e para piorar, a tenda de triagem foi fechada por falta de médicos. Em paralelo a isso, a Praia do Forte registrou mais um dia de lotação, assim como os bares da cidade.

Para encontrar uma forma de retomar o atendimento da triagem e desafogar o atendimento na UPA, a equipe de governo se reuniu em uma reunião emergencial que terminou por volta das 23h desta quinta-feira (7). O prefeito José Bonifácio (PDT), que estava na capital do Rio, em agenda no TJRJ, conseguiu chegar para participar, somente por volta das 21h40. Ele se encontrou com o Secretário de Governo, Aquiles Barreto, o Secretário de Administração, Ruy França, o Secretário de Saúde, Felipe Fernandes e o Secretário de Comunicação, Marcos Azevedo.

Mais cedo, a Secretaria de Saúde confirmou que parte dos profissionais que atuam na Tenda da Covid paralisou o trabalho devido à falta de pagamento pela gestão anterior. A atual gestão informou ainda que busca regularizar os pagamentos deixados em atraso, e, além disso, também está procurando médicos para contratação na rede municipal de saúde. Profissionais que tiverem interesse devem encaminhar currículo para  gabinete@saude.cabofrio.rj.gov.br.

 

Atendimento para Covid-19 na área central de Cabo Frio ocorre na UPA do Parque Burle

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Burle, em Cabo Frio, está concentrando os atendimentos relacionados à Covid-19, na região central da cidade, enquanto a Prefeitura busca pela contratação de médicos para o retorno do serviço na tenda de triagem, que fica em frente à mesma unidade de saúde. 

Além da UPA do Parque Burle, também realizam a triagem dos casos suspeitos de Covid-19 o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, e a tenda de triagem em frente à UPA de Tamoios.

A equipe da Saúde informou que avalia oferecer plantão extra na tenda da Covid-19 nos dias de folga aos médicos que atuam nos postos de Estratégia em Saúde da Família (ESF). 

“Estamos buscando a melhor solução para esta situação da tenda de triagem, mas, enquanto isso, a população não está desamparada, uma vez que o atendimento está sendo realizado pela UPA. A Secretaria de Saúde e as demais equipes da Prefeitura estão se empenhando para resolver a situação o quanto antes”, afirma o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

 

Pontos de atendimento descentralizados

A Secretaria de Saúde afirmou também, que planeja descentralizar os pontos de atendimentos referentes ao novo coronavírus. A proposta é de que os Esf’s e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) passem a realizar esta função, em vez dos atuais três polos de triagem que atendem toda a cidade.

 

 

Moradores denunciam falta de médicos

Ainda nesta sexta-feira, diversos moradores reclamaram, por meio das redes sociais, da falta de médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Parque Burle e no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança. Em nota, a prefeitura de Cabo Frio afirmou que médicos estavam atendendo nas unidades.

 

 

Falta conscientização

Em paralelo ao caos que está se formando, a população parece não se importar com as consequências da falta de cuidado com o coronavírus. Os primeiros dias do ano tem sido de muita aglomeração nos bares e praias.

A possibilidade do coronavírus estar livremente entre a multidão, não desmotiva as pessoas a curtirem a Praia do Forte ou frequentarem os bares da Porto Alegre.

De acordo com boletim divulgado nesta quinta-feira (7), o município tem 5.367 casos de Covid-19 confirmados e 219 pessoas já foram vítimas fatais da doença. Até o momento, a ocupação de leitos está em 48% para CTI e 25% na enfermaria.

 

Só entra com teste

A partir da próxima segunda-feira (11), os turistas que chegarem à cidade em ônibus de turismo, ou que tiverem reservas em meios de hospedagem, terão que apresentar teste negativo ou não-reagente da Covid-19.

A medida está prevista no Decreto 6.434/2021, publicado nesta terça-feira (5), e foi definida após reunião do prefeito José Bonifácio com os membros do Gabinete de Soluções Contra a Covid-19. Equipes da Vigilância Sanitária farão a fiscalização diretamente nos locais.

 

 

Categorias: Cabo Frio Covid-19

Fotos da notícia




Outras notícias