BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (7)

Saiba o que fez Fábio do Pastel exonerar o secretário de Saúde de São Pedro da Aldeia; José Bonifácio vai ao TJ tentar reverter arresto no cofre de Cabo Frio; Vantoil Martins quer Parque de Produção de Energia Solar para Iguaba Grande; Alexandre Martins se reúne com os 'pequenos' guardas de Búzios; Marcelo Magno oficializa nomeação de irmão e primo em Arraial do Cabo; Araruama busca cooperação técnica para sinalização turística... E muito mais!


ESTILO FÁBIO DE GOVERNAR

O que todo mundo queria saber na Praça do Canhão (a mais famosa da Aldeia), e em toda Região dos Lagos, é porque mal sentou na cadeira e já foi exonerado, em plena pandemia. Estamos falando do agora ex-secretário de Saúde de São Pedro da Aldeia, Bruno Alpacino - que também é ex-secretário de Saúde de Cabo Frio. A prefeitura emitiu nota dizendo que foi um "entendimento mútuo", mas o que se sabe nos bastidores é que Bruno não abriria mão de trazer toda equipe que trabalhou com ele na secretaria em Cabo Frio, pedido que foi negado pelo prefeito Fábio do Pastel (PODE). Apesar desse recuo aparentemente ser ruim, por outro lado Fábio teve uma atitude assertiva, que vai ao encontro dos anseios do aldeense, que já estava reclamando que o novo prefeito estava levando muita gente de fora da cidade para ocupar empregos que são legitimamente da população de São Pedro. Outro detalhe é que Fábio levou em conta que muita gente de Cabo Frio reclamou que a gestão de Alpacino foi pífia, sendo assim o prefeito não iria colocar toda uma equipe que praticamente não disse a que veio durante o comando da Saúde na cidade cabo-friense. E mais, é uma situação que também mostra a pegada empresarial de Fábio, sem amarras: se não cumprir o trabalho como se deve e com as ferramentas que tem à disposição, tá fora. Quem assume a pasta, de forma interina, é Maria Márcia Sampaio. E os demais secretários que abram o olho, porque o homem vai direto ao ponto.

 

 

 

PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR

A ideia de cumprir à risca princípio da economicidade na gestão de um município é fundamental, apesar de não ser fácil, ainda mais para cidades pequenas e com baixo orçamento, como é o caso de Iguaba Grande. Mas uma boa parceria pode ser a saída. E foi isso que o prefeito Vantoil Martins (Cidadania) discutiu com o secretário estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação, Dr Serginho, durante um café da manhã no gabinete do chefe do executivo. A ideia é trazer para Iguaba um Parque de Produção de Energia Solar que ficaria instalado na APA do Governo, em parceria da secretaria de Estado com a UFF e com a Faperj, está vinculada à pasta de Serginho. O custo com a iluminação pública reduziria bastante. Além disso, também foi discutida a vinda de cursos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), wi-fi gratuito nas principais praças e laboratório de ciência e iniciação científica para alunos da rede municipal. As autoridades aproveitaram a ocasião para visitar o espaço que ficaria instalado o parque e prédios que podem sediar a Faetec. Também participaram da reunião o secretário de Governo Jales Lins, o chefe de gabinete Fábio Costa, secretário de Meio Ambiente Vinícius Lavalle, secretário de Planejamento Eron Bezerra e o secretário de Fazenda, Jorgino Fabiano.

 

 

 

ARRESTO E JUSTIÇA

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) foi à capital pelo segundo dia consecutivo. Depois de tratar sobre educação com Comte Bittencourt na quarta (6), nesta quinta (7), ele foi ao Tribunal de Justiça, acompanhado do procurador-geral do Município, Vitor Martim para tentar reverter o arresto de R$ 1,1 milhão referente a repasse estadual. Mês passado teve um de quase R$ 2 milhões. Os valores têm sido bloqueados por falta de negociação no pagamento de precatórios de dívidas de governos anteriores. A ida de Zé ao Tribunal também teve como fim tentar repactuar essa dívida e conseguir a liberação dos recursos, para efetuar os pagamentos já programados com essa quantia.  

 

 

 

SEM MÉDICOS

Quando Brasil bate 200 mil mortos por coronavírus, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio informou que a tenda de triagem da Covid-19 está fechada por falta de médicos. De acordo com a Prefeitura, parte dos profissionais paralisou o trabalho por falta de pagamento pela gestão anterior. Em virtude do problema, os atendimentos estão acontecendo na Upa do Parque Burle. A atual gestão informou que busca regularizar os pagamentos deixados em atraso, e, além disso, também está procurando médicos para contratação imediata. Para tentar solucionar esse drama com celeridade, por volta das 20h45, estavam reunidos no gabinete do prefeito, os secretários de Saúde, Felipe Fernandes; de Governo, Aquilles Barreto; de Administração; Ruy França; adjunto de Comunicação, Marcos Azevedo; o líder do governo na Câmara, vereador Davi Souza (PDT), além de Beto Nogueira e Luid Borges, secretários adjuntos da Saúde. O encontro começou sem hora para acabar. A informação é que os esforços empreendidos são para que se possa criar uma solução enérgica para já.

 

 

 

 

PRESSÃO DO TRADE

Clima de tensão no trade turístico cabo-friense desde que a CVC, empresa de viagens emitiu nota sobre cancelamentos de pacotes vindo para cidade em função das novas regras para a entrada - entre elas a exigência de teste negativo para Covid até para hóspedes dos hotéis e pousadas. Aí já viu, foi um deus nos acuda e os empresários logo pediram uma reunião. O encontro aconteceu com o secretário Adjunto de Turismo, Carlos Cunha (na imagem), o secretário de Governo, Aquiles Barreto, e Nilza Miqueloti, chefe de Gabinete de José Bonifácio. Estão pressionando o prefeito à beça para que altere essa parte do decreto. Sugeriram substituir o exame por um relatório para hotéis e pousadas constando que o turista teve pressão e temperatura aferidas. Ainda não se sabe se o Zé vai ceder. Por outro lado, tem gente querendo fazer protesto pedindo o lockdown no município. O decreto começa valer a partir da próxima segunda-feira (11). 

 

 

 

AGÊNCIA PÚBLICA?

O secretário adjunto de Comunicação da prefeitura de Cabo Frio, Marcos Azevedo, veio à sede do Portal RC24h, nesta quinta-feira (7) para conhecer nosso local de trabalho, tomar um cafezinho e bater 'aquele papo'. Disse que não para desde que começaram os trabalhos da nova gestão. Para quem não sabe, Marquinho é o marqueteiro responsável pela elogiada campanha eleitoral de Zé Bonifácio. Contou que está trabalhando praticamente das 6h à meia-noite, todos os dias. A propósito, Azevedo deixou escapar que tem um projeto que pode ser revolucionário na nossa região: a criação de uma agência municipal de publicidade, no intuito de diminuir custos do setor para a Prefeitura. Economicidade é tudo! Afinal, de grão em grão...

 

 

 

MANHÃ NA RASA

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) cumpriu agenda na Rasa nesta quinta-feira (7), ao lado da Guarda Mirim Municipal. O chefe do Executivo municipal declarou que é um grande admirador do projeto, “que possibilita o ingresso de nossos jovens ao mercado de trabalho”. Ao longo da manhã, Alexandre informou que também visitou serviços públicos do local e afirmou que garantir a eficiência e resgatar a qualidade desses serviços é a prioridade dele.

 

 

 

LUTO EM BÚZIOS

No dia em que o Brasil alcança a triste marca de 200 mil óbitos por conta da COVID-19, a política de Armação dos Búzios perde mais um nome para a doença. Fernanda da Silva Simas, que foi candidata a vereadora nas Eleições de 2020 pelo Podemos, tinha apenas 35 anos de idade. O sepultamento dela será no cemitério local, restrito aos familiares. O Portal RC24h deseja forças a familiares e amigos.

 

 

 

 

 

 

NEPOTISMO TÁ ON

A repercussão negativa após o anúncio do secretariado de Marcelo Magno (SDD) não mudou o planejamento da equipe do prefeito de Arraial do Cabo. A publicação em Diário Oficial do município no começo dessa semana confirmou a nomeação do irmão de MM, o ex-vereador Thiago "Fantinha" Félix dos Santos, como secretário de Governo e do primo do prefeito, Rodrigo de Jesus Félix, para a presidência da Fundação Instituto de Pesca de Arraial do Cabo (Fipac). Porém, vale ressaltar que apesar da prática configurar nepotismo, existem decisões do STF que usaram de exceções à regra. Outro assunto que deu pano pra manga no contexto da equipe do governo de MM foi uma matéria que circulou por aí dizendo que o prefeito teve dificuldade em nomear alguém para a Saúde. A coluna entrou em contato com a assessoria de comunicação do prefeito, que negou qualquer dificuldade. O nome escolhido foi o de Filipe da Costa Simas.

 

 

 

BUSCANDO PARCERIAS

A Prefeitura de Araruama enviou o ex-prefeito Anderson Moura (PP), atualmente da assessoria de Relações Institucionais do município, na missão de buscar uma parceria junto ao Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), que fica no Rio. Segundo a Comunicação, um encontro com o presidente do IEEA, Guilherme Fonseca, durante essa semana discutiu a viabilidade de um Acordo de Cooperação Técnica para a elaboração de um projeto de Sinalização Turística e Viária para toda Araruama, sem custos para os cofres públicos da cidade. A partir desse acordo, a ideia é definir os pontos que deverão receber melhorias na sinalização do espaço urbano, incluindo áreas turísticas, históricas e culturais, além de setores como hotelaria e gastronomia. De acordo com a Prefeitura, o acordo será protocolado na semana que vem.

 

 

 

REBATEU INFORMAÇÃO

A prefeitura de Saquarema rebateu a informação da secretaria estadual de Saúde, a qual disse que a taxa de ocupação dos leitos no município estaria no seu limite máximo. Conforme a prefeitura, os dados desta quinta-feira (7) apontam para uma ocupação geral na casa dos 60%. "Mesmo com a ocupação um pouco acima da metade e com leitos ainda disponíveis na rede de saúde, não podemos relaxar e devemos continuar seguindo os protocolos de saúde", afirmou a prefeita Manoela Peres (DEM).

 

 

 

 

POPULAR NAS REDES

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (Cidadania), usou as redes sociais no começo da tarde desta quinta-feira (7), para informar que se reuniu com os 17 vereadores do município para discutir matérias para o desenvolvimento da cidade. A postagem com as palavras de Rezende sobre juntar forças por Macaé mostrou a popularidade dele na internet. Em apenas 24 minutos de publicação, a foto já tinha 120 reações e 24 compartilhamentos. Um verdadeiro fenômeno de engajamento.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias