BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (2)

Alexandre Martins quer reunião para planejar verão; a repercussão do secretariado de Zé Bonifácio; preocupação com a COVID em São Pedro da Aldeia; o silêncio de Marcelo Magno; luto na família Tahim; a recuperação de Washington Quaquá; as andanças de Lívia; esclarecimento de Manoela Peres; e muito mais...


PLANO VERÃO

O prefeito eleito de Búzios, Alexandre Martins (REP) tem andado acereladíssimo. Nesta quarta-feira (3), fez reunião com a direção da Caixa Econômica Federal para saber dos repasses das obras que estão em andamento. E ainda na parte da manhã, se reuniu com a direção da Enel, pois, segundo revelou pelo telefone, pediu um levantamento completo de quanto o município  gasta e arrecada com taxa de iluminação, além de pedir um estudo sobre as vantagens da substituição por lâmpadas de LED na iluminação da cidade: “Fui entender se realmente apresentaria economia a substituição”, explicou. Além disso, Alexandre disse que pretende fazer uma reunião com demais prefeitos eleitos da região para traçar uma estratégia conjunta para enfrentar a pandemia na alta temporada: “Estou focado no “plano verão”. Precisamos fazer funcionar o consócio de saúde em nossa região para enfrentarmos juntos a pandemia na alta temporada”, destacou Martins. Prefeito de Cabo Frio Zé Bonifácio (PDT) já sinalizou apoio para compor essa união. 

 

 

 

 

ANUNCIO DE SECRETARIADO

E por estar focado no plano verão, Alexandre disse que a apresentação de secretariado ficou mais devagar no momento. Apesar de ter sido o primeiro prefeito eleito na região a anunciar alguns nomes do primeiro escalão, outros deverão ser apresentados mais para o fim da semana ou começo da próxima. Até agora, o time Alexandre está assim: Secretaria de Saúde, Marcelo Amaral; no Esporte, Gugu Braga; no Governo, Leandro Pereira; Fazenda, Genilson Drummond; na Comunicação, Alexei Navarro; na Assistência Social, Joice Costa; Dr. Thiago Ferreira na Procuradoria e Luiz Romano que acumulando Turismo e Cultura. Por hora é só. Mas a ansiedade é grande para saber os demais componentes da equipe. 

 

 

 

 

INSALUBRIDADE EM BÚZIOS

Reivindicação antiga dos Servidores Municipais de Armação dos Búzios, o projeto de lei que prevê a concessão de adicionais de insalubridade e periculosidade, foi aprovada em sessão da Câmara desta terça-feira (1º). Nas redes sociais, a presidente do Legislativo buziano, Joice Costa (PP), comemorou a decisão e disse que há muito tempo estava lutando por essa conquista, ao lado da ServBúzios. “É um direito do trabalhador receber esse benefício. Parabéns a todos os servidores públicos municipais por essa conquista”, pontuou Costa.

 

 

 

 

NA BOCA DO POVO

Não se fala outra coisa, do Forte São Mateus à orla de Unamar, senão na lista de secretários de José Bonifácio (PDT). Os nomes anunciados na terça-feira (1º), estão na boca do povo. Além da igualdade entre os gêneros e um crescimento notável da participação de negros no primeiro escalão do governo, a população também destaca o “desconhecimento” de parte dos escolhidos. O fato de que parcela relevante deles não fez parte de gestões anteriores e nem mantém ligações com a elite cabo-friense, como a gente viu se repetir ao longo dos últimos 20 anos nos governos de Cabo Frio. Com base nisso, dá para reforçar o que foi dito ontem: um governo que nem começou e já entrou para a história. Cabe agora só esperar para ver como vai ser essa galera toda novata na gestão pública com as mãos na massa.

 

 

 

 

SHOW DE MISOGINIA

No meio de tantos elogios, porém, a próxima secretária de Fazenda de Cabo Frio, a advogada Daniella Mendes, filha do ex-deputado Jânio Mendes (PDT), está sendo achincalhada por algumas pessoas na internet, só por ser filha de quem é. Vale a ressalva de que Jânio é uma pessoa digna e o trabalho dele não traz nenhum demérito contra ele, muito pelo contrário. Além disso, Daniella é uma mulher que tem dupla formação acadêmica em universidade pública (advogada e administradora pública) e se preparou para esse momento. Depois dela ter feito um trabalho político na campanha de Zé impecável, o nome foi escolhido e ela não merecia passar por esse relativismo de ter chegado onde chegou por ser “filhinha de papai”. A mesma situação ocorreu com Janaína Revelles, irmã do vereador Jefferson Vidal (Avante) que foi escolhida secretária de Promoção Social. Janaína está sendo desqualificada, mas o que mais foi ouvido durante a campanha do pedetista, é que ela era uma "super profissional", que colaborou bastante, e muitos até disseram que ela era melhor do que o próprio Jefferson, no sentido de mobilizar rua, saber fazer campanha. Por esses predicados, Janaína recebeu esse espaço e não por ser irmã de fulano ou beltrano. Mas há uma clara tentativa de desconstruir essas duas mulheres com argumentos patéticos típicos do machismo estrutural. Será inveja ou misoginia?

 

 

 

 

CASA GRANDE HISTÉRICA

Outros que tiveram a competência questionada pelo Tribunal da Internet foram o professor Flávio Guimarães e o psicólogo Felipe Fernandes, respectivamente, indicados para a secretaria de Educação e de Saúde. A galera da casa grande ficou se perguntando se eles mereciam ganhar esse lugar só por serem negros. É curioso, né? Porque parece que a história que os dois tiveram e a relação deles com as pastas para quais foram escolhidos não importa tanto assim. Ambos são capacitados. Um é servidor da rede pública de educação, outro é profissional da Saúde mental. Só faltou que as pessoas pedissem teste para classificar o grau de merecimento dos escolhidos para o secretariado. As pessoas falam sobre meritocracia como se eles não tivessem chegado lá por conta, justamente, do esforço e da capacidade deles. É brincadeira, né? A elite racista da casa grande pirou em constrangimento.

 

 

 

 

UNÂNIME

Por outro lado, a escolha de Clarêncio Rodrigues para o comando da secretaria de Cultura foi quase unanimidade. Pessoa das mais queridas e bem aceitas do secretariado de Zé. Não faltaram elogios e parabenizações ao popular bonequeiro de Cabo Frio. “Tenho certeza que Clarêncio Rodrigues terá forças dionisíacas para fazer um mandato primoroso”, pontuou um dos internautas que comentaram a nomeação. Isso mostra que o pessoal de Cultura é mais consciente.

 

 

 

 

 

 

 

UM A MENOS NA ALERJ

O suplente Charlles Batista (PSL), de São João de Meriti, assumiu a vaga deixada por Doutor Serginho (REP) como Deputado Estadual na Alerj. Com isso, São João de Meriti tem mais um representante na assembleia e, nós, da Região dos Lagos temos menos um. Cadê o combinado com o eleitor feito por Serginho de que ele ficaria quatro anos representando a região no plenário da Alerj? Com dois anos de mandato, Serginho se licenciou, foi candidato à Prefeitura, não conseguiu se eleger e frustrado no objetivo, resolveu ser secretario do Estado de Ciência e Tecnologia, sem nunca ter sido professor na vida, nem ter qualquer atividade em ciência ou tecnologia. Com essa manobra de Serginho, a única coisa que a gente viu foi ele encaixando o grupo dele na secretaria, enquanto a população da Região dos Lagos perdeu um representante no Parlamento Fluminense. “Que gracinha”, como diria Hebe Camago.

 

 

 

 

E TEM MAIS...

Charles Batista (REP) que assumiu a vaga de Serginho é bolsonarista de carterinha. Policial Rodoviário Federal que se candidatou a prefeito em São João do Meriti, e o vice dele, Dudu Soares, foi pivô de um escândalo de corrupção e extorsão, com vídeos mostrando ele recebendo maços de dinheiro de empresário, que disse à polícia ter sido ameaçado pela campanha deles e por isso, pagou R$ 20 mil em espécie. A Draco abriu inquérito. Charlles aliás, dizia ser apoiado pela família Bolsonaro. Gostaram da troca? Totalmente à revelia da população da Região dos Lagos.


 

 

 

PREOCUPAÇÃO NA ALDEIA

Em uma publicação no Facebook, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia se posicionou sobre a avaliação da subsecretaria extraordinária de COVID-19 estadual do Rio que colocou o estado na bandeira amarela de classificação da infecção da doença. O município informou que está em “estado de atenção” e alertou: “apesar da indicação de baixo risco, os casos continuam subindo e a população aldeense deve se resguardar e tomar todos os cuidados preventivos contra a COVID-19”. Até às 15h30 desta quarta-feira (3), segundo boletim da Prefeitura, 79 pessoas já haviam morrido, vítimas da doença em São Pedro da Aldeia. De acordo com o mesmo boletim, a taxa de ocupação dos leitos está em 87,5%.

 

 

 

 

 

GREVE DA EDUCAÇÃO

O Sindicato dos Profissionais de Educação da Costa do Sol (Sepe Costa do Sol) anunciou uma greve dos servidores da rede de São Pedro da Aldeia. O assunto foi discutido em uma assembleia nesta terça-feira (1º). Segundo o sindicato, a paralisação das atividades vai perdurar até que seja feita a "correção salarial do magistério, bem como o pagamento referente aos valores retroativos". De acordo com o Sepe Costa do Sol, os profissionais também decidiram fazer uma vigília durante uma reunião convocada pelo secretário de Educação, com data e horário a serem definidos. No mesmo dia, após a reunião, haverá uma nova assembleia e, caso o governo não cumpra com a data limite estabelecida, o sindicato diz que haverá um grande ato em frente à Prefeitura, com data e horário também a ser definidos em assembleia. Durante entrevista ao Portal RC24h na semana passada, o prefeito da cidade, Cláudio Chumbinho (PP), afirmou que estava em reuniões com o secretário de Educação, Alessandro Teixeira, e com o setor Jurídico da administração para verificar de que forma poderia ser feito o reajuste salarial da categoria. Tudo indica que a paciência esgotou.

 

 

 

SILÊNCIO ESTRANHO...

No Arraial do Cabo, sobre os preparativos para a transição de governo e movimento para a alta temporada, não tem como saber nada. Nenhuma movimentação ou articulação nesse sentido é passada pelo próximo prefeito Marcelo Magno (SDD), que tampouco publica conteúdo ou mesmo uma satisfação aos eleitores nas redes sociais dele. O empresário, inclusive, parece ter perdido a senha do Facebook, já que não posta nada por lá desde 21 de novembro, quando entrou na Justiça contra o atual prefeito, Renatinho Vianna (REP), por causa da retirada das barreiras sanitárias. O futuro vice, Deivinho (SDD), então, ainda estava em campanha, em 22 de outubro, quando usou a página dele pela última vez. À imprensa, também não tem comunicação que transmita as informações. Aí, a população de Arraial do Cabo quer saber detalhes e a gente não sabe informar. Só o que esperamos é que essa postura não seja adotada nos próximos quatro anos. Um governo que não tem nada para falar não pode ser bom.

 

 

 

 

LUTO EM IGUABA

Em Iguaba Grande, o ex-candidato a prefeito, Washington Tahim (REP) perdeu a mãe, Maria Adelaide Tahim na segunda-feira (30), aos 78 anos. Em uma publicação nas redes sociais, Tahim destacou que a mãe criou os filhos com muito carinho e sempre se fez presente na vida de cada um deles. “Mesmo com a saúde fragilizada, se comportava como uma verdadeira matriarca. (...). Nossos olhos choram pela falta que sua presença nos fará, mas os corações estão repletos de gratidão  por nos ter presenteado com uma pessoa tão maravilhosa na nossa família”, disse Tahim. O Portal RC24h se compadece da perda de Washington Tahim e se solidariza com amigos e familiares de dona Maria Adelaide.

 

 

 

DEVAGAR EVOLUINDO

O ex-prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT) atualizou o estado de saúde dele nas redes sociais nesta quarta-feira (2). O político publicou uma foto conectado a um respirador mecânico com a legenda “devagar evoluindo”. Quaquá está internado no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, com quadro de COVID-19. Finalmente, uma boa notícia visto que informações dão conta de que ele passou por maus bocados durante esse período internado. O Portal RC24h estima que Quaquá continue se recuperando e que, em breve, consiga a alta hospitalar.

 

 

 

 

 

CAMINHOS DE LÍVIA

Enquanto os araruamenses sofrem para conseguir qualquer tipo de informação sobre os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura, a prefeita Lívia de Chiquinho (PP), continua fazendo o que faz melhor que é gravar vídeos nas obras realizadas pela gestão dela na cidade. Nesta quarta-feira (2), Lívia esteve acompanhando a obra de asfaltamento da estrada que liga o centro de Morro Grande ao Jardim Califórnia. “Estou cumprindo o meu papel como chefe do poder Executivo, realizando cada vez mais pela nossa Araruama”, afirmou Lívia. Pelo menos a secretaria de Obras do município está a todo vapor. Se as outras também estão, Araruama parece não ter uma Comunicação para contar para a gente.

 

 

 

TIROU DÚVIDAS

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (DEM) publicou vídeo nessa terça-feira (1º), esclarecendo o decreto que cria regras para execução de música ao vivo ou mecânica nos estabelecimentos da cidade. O documento gerou dupla interpretação e acabou confundindo muitos músicos que trabalham no município. Ao lado de Juceir Júnior, músico saquaremense, Manu explicou que o único objetivo do decreto é evitar aglomerações e, por conta disso, proibir a realização de eventos com música ao vivo em locais abertos, afim de garantir que os estabelecimentos, em local fechado, tenham um controle de que só vão funcionar com 50% da capacidade, como é estabelecido via decreto municipal. Prefeita ainda disse que não é a intenção da Prefeitura fechar comércio ou dificultar o trabalho dos músicos.

 

 

 

 

MARÉ DE RESISTÊNCIA

O PSOL de Rio das Ostras promove uma plenária nesta quinta-feira (3), a fim de analisar erros e acertos de 2020 para "enfrentar e construir as lutas de 2021".  Segundo publicação do partido, a Câmara de Vereadores e o prefeito eleito em Rio das Ostras não representam o PSOL e “não representam aquelas e aqueles que constroem e vivem cotidianamente a cidade”. A atividade, com o título “Qual o impacto da maré de resistência para Rio das Ostras e região?”, será realizada de forma virtual, via Google Meet, a partir das 18h30. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição disponível na internet.

 

 

 

 

CONTAS APROVADAS

Por 41 votos favoráveis, 20 votos contrários e uma abstenção, a Alerj aprovou, nesta quarta-feira (2), em discussão única, o projeto de decreto legislativo 52/20, que aprova as contas do Poder Executivo referente ao ano de 2019, período administrado pelo governador afastado Wilson Witzel. Os parlamentares também aprovaram, por unanimidade, o projeto de decreto legislativo 53/20, que aprova as contas de 2019 do TCE. Os textos serão publicados no Diário Oficial nos próximos dias. Na última segunda (30), as contas de Witzel já haviam sido aprovadas pela Comissão de Orçamento da Casa.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias