BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (1)

Secretariado de Zé; os Lagos no governo; romano dobrado; dia complicado em Búzios; transição na aldeia; concurso adiado em Iguaba; transição no cabo; novo decreto em Araruama; ora que melhora; e muito mais...


PROMETEU E FEZ

Falta exatamente um mês para o início do terceiro mandato de José Bonifácio (PDT) à frente da Prefeitura de Cabo Frio. Porém, já nesta terça-feira (1º), a equipe do pedetista entrou para a história da política da cidade, quiçá do país. Como prometido em campanha, metade do primeiro escalão do governo de José Bonifácio é composto por mulheres. Um passo gigantesco rumo à igualdade de gênero na política, anunciado durante coletiva de imprensa, no Hotel Malibu. Luciene Lima será a secretaria de Agricultura e Pesca, Janaina Vidal estará à frente da pasta de Promoção Social e Tita Calvet comandará Obras e Serviços Públicos. Para comandar a secretaria de Fazenda, Zé escalou a competente advogada Daniella Mendes, filha do ex-deputado Janio Mendes. Aglaia Olegário foi a escolhida para chefiar a nova secretaria de Direitos Humanos e Segurança. A equipe também tem Nilza Miqueloti como Chefe de Gabinete e Daniele Garcia como secretária de Planejamento e Desenvolvimento. Delamar Sant’Anna na secretaria da Melhor Idade e Betânia Batista na pasta da Criança e do Adolescente completam o time feminino do 1º escalão de Bonifácio, que ainda tem Magdala Furtado (PODE) como vice.

 

 

 

NO MAIS

Quanto aos homens, Aquiles Barreto (PT) será homem forte assumindo a secretaria de Governo, deixando claro que com seu carisma e articulação conseguiu conquistar a confiança do "velho marinheiro", que não é de confiar em muita gente. Vitor Martim assume a Procuradoria-Geral do Município, enquanto Luiz Claudio Gama fica na Controladoria-Geral e Combate à Corrupção. Clarêncio Rodrigues será secretário de Cultura, ao passo que Flavio Guimarães comandará a pasta da Educação. Juarez Lopes será o responsável pela secretaria de Saneamento e Meio Ambiente. Felipe Fernandes assume a Saúde e Flavio Rosa será o encarregado da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. Por fim, Jefferson Buitrago foi a escolha de José Bonifácio para a secretaria de Mobilidade Urbana, enquanto Cel. Ruy França (Cidadania) vai chefiar a secretaria de Administração. Já Jefferson Vidal foi chamada a sentar na mesa, mas o mistério sobre o cargo que irá ocupar ainda permanece. Zé disse apenas que "ele fica onde quiser". Vamos aguardar o que lhe caberá oficialmente. Bonifácio prometeu tirar uns dias de folga e depois vai falar sobre os demais como Vidal e Bebeto Cardozo (contador da campanha) que devem ser peças chaves neste governo. Até lá é esperar. 

 

 

 

WAKANDA NO GOVERNO

Outro compromisso feito por Zé que também foi cumprido durante o anúncio foi a presença de negros na alta cúpula do governo. Todos em cargos de poder e com orçamento, revelando que não é nomeação de cota nem pra inglês ver. É poder real. Como o povo preto luta para conquistar há tempos. Tais como o próximo procuradoria-geral do município, Vitor Martim, que por sinal, fez questão de bradar sua negritude quando Zé chamou a negrada para frente da boca de cena para apresenta-los. Além dele, a secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Daniele Garcia; de Educação, o professor Flavio Guimarães; de Saúde, o psicólogo Felipe Fernandes; de Direitos Humanos e Segurança, Aglaia Olegário. Outro destaque foi o bonequeiro mais querido da cidade, Clarêncio Rodrigues, alçado ao cargo de Secretário de Cultura. Wakanda é aqui e agora!

 

 

 

PRATA DA CASA

Ao ser questionado sobre a Comunicação, José Bonifácio adiantou que o responsável seria o mesmo que conduziu a campanha vitoriosa do pedetista, o jovem Marcos Azevedo. O prefeito eleito elogiou a campanha conduzida por Marquinhos, dizendo, inclusive, que veio uma equipe do Rio para somar esforços e começaram a achar que o pessoal iria engolir Marcos, mas que foi ele que engoliu o pessoal. Zé considerou a campanha mais bonita que já viu na vida e disse que não poderia ser outra pessoa, além de Marcos a assumir a Comunicação/mídia do governo. Ao ouvir os elogios, o jovem até ficou vermelho de vergonha e baixou a cabeça como mostra foto. Marcos merece, sem dúvida. Um jovem marqueteiro político, que deu um show. Fez um trabalho diferenciado e reconhecido por todos os profissionais da área não só aqui na cidade, mas em toda nossa região. Justa escolha. Justíssima!

 

 

SOBRE O PROCESSO E RELEIÇÃO

José Bonifácio foi curto e direto ao ponto quando questionado sobre o processo que busca considerá-lo inelegível. “Perderam no voto e querem ganhar no tapetão”, declarou. O prefeito eleito também disse que o caminho é longo para o processo, mas deixou claro que tem tranquilidade de que “a Justiça será feita”, demonstrando não estar com qualquer receio de perder o direito ao cargo no TSE. Segundo Zé, os advogados já estão cuidando da papelada para entrar com recurso no tribunal superior. E tem outra questão importantíssima, em entrevista exclusiva à Rádio Costa do Sol FM, Zé disse que não pensa e nem quer releição: "Eu terei 79 anos daqui a quatro anos, se vivo estiver. Tá na hora de descansar. Quero assitir essa garotada ocupando os espaços no governo e no município", disse ele generosamente. 

 

 

 

OS LAGOS NO GOVERNO

Após Doutor Serginho (REP) tomar posse na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação, mudanças significativas foram notadas no âmbito do poder Executivo estadual. Já nesta terça-feira (1º), teve nomeação de figura relevante da Região dos Lagos para a presidência da Faetec. O ex-candidato a prefeito de Búzios, João Carrilho (PRTB), advogado, assim como Serginho, foi escolhido para comandar uma das principais instituições de Educação do Rio de Janeiro. A expectativa - e o que se comenta nos arredores da secretaria - é que vem mais nomeações do grupo político do mais novo secretário de estado por aí. Cabe-nos esperar para ver se vai prevalecer o alinhamento ideológico ou a técnica e qualidade profissional na hora da escolha de quadros na gestão.

 

 

 

ROMANO DOBRADO

O prefeito eleito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), se reuniu com o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ) para apresentar projetos para a cidade. Estava ao lado deles o futuro secretário de Cultura e Turismo de Búzios, Luiz Romano. A propósito, tem muita gente por aí dizendo que outros nomes estavam sendo cogitados para assumir o Turismo, mas Alexandre Martins já garantiu que Romano é uma das pessoas da mais alta confiança e anda com ele já não é de hoje. Por isso, ele vai sim acumular as duas secretarias. “Romano comanda as duas pastas e pronto. O resto é fake news e especulação, nada além disso”, declarou Martins.

 

 

DIA COMPLICADO

E a população de Armação dos Búzios está na bronca com uma obra feita pela Prefeitura do município nesta terça-feira (1º). O recapeamento da Avenida José Bento Ribeiro Dantas, uma das principais de Búzios, acabou gerando um congestionamento gigantesco, que chegou praticamente até a entrada da cidade. Não tá fácil mesmo para o buziano, né? Um dia é barreira sanitária, outro dia, obra no Centro. Não tem ninguém do governo para dar uma ajeitada nesse trânsito, não?

 

 

 

TRANSIÇÃO NA ALDEIA

Sobre a quantas anda a comissão de transição de governo em São Pedro da Aldeia, fomos informados por pessoas de extrema confiança do prefeito eleito, Fábio do Pastel (PODE) que a equipe de Chumbinho tem sido generosa, mantendo as portas abertas, mas a transição anda meio parada porque “tá todo mundo com COVID”. Por esse motivo, de acordo com nossa fonte, o processo está sendo escalonado e cada um da equipe vai em um dia diferente, o que acaba atrasando um pouco o planejamento inicial. Cabe a ressalva de que a pandemia não acabou e que todo cuidado é pouco.

 

 

 

CONCURSO ADIADO

A Prefeitura de Iguaba Grande anunciou nesta terça-feira (1º), que as provas do concurso público municipal, será adiado mais uma vez. Um comitê se reuniu para tomar essa decisão durante a manhã. As provas seriam realizadas no começo do ano, mas foram adiadas e começariam a ser aplicadas no domingo (6), antes do novo adiamento. A medida atende a uma preocupação do município com o confinamento de concurseiros em uma sala fechada no momento em que os casos de COVID-19 estão subindo. Segundo o prefeito, Vantoil Martins (Cidadania), a prova será realizada no primeiro trimestre de 2021, em data a ser definida. A gente mantém o pessoal informado sobre o andamento. É só ficar ligado no RC24h.

 

 

 

TRANSIÇÃO NO CABO

Em Arraial do Cabo, o governo de transição está fluindo conforme recomendação do Ministério Público. Foi o que informou o prefeito da cidade, Renatinho Vianna (REP). De acordo com o chefe do Executivo, a equipe do próximo gestor do município, Marcelo Magno (SDD), já foi nomeada e o decreto com os nomes da comissão de transição já foram publicados em Diário Oficial. Sobre datas, Renatinho disse que a transição deve ser iniciada na semana que vem.

 

 

 

NOVO DECRETO

A Prefeitura de Araruama publicou um novo decreto na segunda-feira (30), sobre o retorno das atividades comerciais no município no contexto da Pandemia de COVID-19. Mais uma vez, deixando a população carente de informações, o site da Prefeitura não disponibilizou qualquer informação ao público, ficando difícil até repassar a notícia, mas vamos lá. Seguem suspensas as aulas e as atividades em boates e casas de show, além dos atendimentos no CRAS e na superintendência da Terceira Idade. Na outra via, o decreto autorizou a frequência da população em praias e lagoas, seguindo o distanciamento social e uso de máscaras, além de autorizar o funcionamento de casa e salões de festa. As outras medidas anteriormente decretadas seguem mantidas, assim como a manutenção da “Situação de Emergência e Calamidade”. O documento é válido até a próxima avaliação técnica, que deve ser realizada em 30 de dezembro. 

 

 

 

 

ORA QUE MELHORA!

Passando por um turbulento processo de impeachment, o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), tirou um tempo para purificar a alma e se batizar em uma igreja evangélica. O batismo nas águas foi na Zona Norte da capital, aos pés do Morro do Alemão, no último domingo (29), um dia antes do ex-juiz federal protocolar a defesa dele no processo que define seu afastamento definitivo do Palácio da Guanabara. A mulher de Witzel, Helena, e uma das filhas do casal também foram batizadas na oportunidade. Witzel, que se declarava católico ao longo da campanha, parece realmente ter “mergulhado” na nova religião. Ao que tudo indica, o ex chefe do executivo estadual está orando muito em busca de um milagre, praticamente impossível de acontecer, que seria sua absolvição. Quem sabe Deus ouve as preces dele, não é?!

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias