BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (30)

A luta pelo registro de candidatura de José Bonifácio; o imbróglio das contas de Chumbinho; medidas duras contra a COVID em Búzios; possibilidade de lockdown em Arraial; o novo decreto de Iguaba; site da Prefeitura de Araruama às moscas; Paulo Melo grato por voltar ao lar; parecer das contas de Witzel de 2019 aprovado; e muito mais...


DECISÃO DO TRE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) decidiu, por unanimidade, pelo indeferimento do registro de candidatura do prefeito eleito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), nesta segunda-feira (30). A decisão cabe recurso. Na última sexta-feira (28), o julgamento havia sido suspenso após a desembargadora Kátia Junqueira pedir vista ao processo. Porém, hoje a magistrada decidiu acompanhar o voto dos colegas, chegando ao placar de 7x0. Os advogados de Bonifácio afirmam que vão recorrer no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, e estão confiantes na vitória.

 

 

O QUE PODE ACONTECER? 

O que o futuro reserva a Cabo Frio é a maior dúvida da população. No hall das especulações entram: “o município pode ter eleições suplementares?” Sim, desde que os advogados de Zé não consigam reverter a situação na instância superior, ou seja, no Tribunal Superior Eleitoral.  “A justiça pode dar posse do segundo colocado?” Não, essa norma foi modificada na legislação, portanto, caso haja revés no TSE, necessariamente a cidade teria que realizar novas eleições. 

 

 

 

CONFIANÇA DOS ADVOGADOS

E as chances de tudo dar errado para Bonifácio? Bem, consultando advogados especializados, a maioria afirma que o caso é sim reversível em Brasília. E o melhor exemplo é o Crivella, prefeito da cidade do Rio, que foi indeferido também por unanimidade no TRE, mas conseguiu reverter no TSE e concorreu normalmente domingo, no segundo turno, e caso vencesse a eleição, governaria sem problemas. Mas a confiança dos doutores Pedro Canellas e Victor Martim é impressionante. “O direito do Zé é bom”, destacou Pedro. Como cronista política, importante considerar que Dr Canellas não aceita defender casos irreversíveis. O jovem advogado costuma ser sincero e quando pega uma causa, só o faz quando tem convicção que pode vencer. Desde que o Portal RC24h começou a tê-lo como consultor de Direito Eleitoral,  em 2016, ele jamais errou uma previsão. O jeito é esperar para ver se acerta novamente. No entanto, monitorando comentários da internet, muitos acusam os adversários de inconformismo com resultado das urnas, "querer vencer no tapetão”. Isso acaba gerando mais raiva e antipatia no eleitor.

 

 

 

SECRETARIADO DE ZÉ

Enquanto não sai uma decisão do TSE, Zé segue de acordo com a vontade popular expressa nas urnas, fazendo agenda de prefeito. Como parte das atividades, Bonifácio finalmente anuncia nesta terça-feira (1º), quem serão os componentes do primeiro escalão do próximo secretariado cabo-friense. O anúncio será feito durante uma coletiva de imprensa, marcada para às 16h, no Hotel Malibu, na Praia do Forte. A gente lembra que o pedetista se comprometeu a montar uma equipe com 50% de mulheres, além de compor parte do governo com negros. Vamos aguardar para ver se ele vai cumprir o que prometeu. Mas especula-se que dentre os nomes escolhidos estão Nilza Miquelotti que ajudou na organização do grupo de mulheres na campanha dele, além da vice Magdala Furtado (PODE) que deve acumular alguma secretaria conforme Zé mesmo já antecipou. A expectativa é que ela assuma Assistência Social. Outro que deverá assumir cargo no primeiro escalão é Aquilles Barreto (PT). Já os demais nomes são mantidos em segredo a sete chaves.

 

 

 

TIETE DO AMIGO

Falando nele, amigo de todas as horas, Aquiles Barreto (PT), como não podia deixar de ser, parabenizou a eleição de Eduardo Paes (DEM) para a Prefeitura do Rio de Janeiro no domingo (29). Aquiles afirmou que torceu e vibrou muito pelo Rio e por Eduardo: “Acabou a eleição, fiz questão de vir dar um verdadeiro abraço nele e dizer que estamos e estaremos juntos sempre”, disse Barreto. Um momento interessante dessa amizade foi há dois anos, quando Paes concorria ao Governo do Estado e, em determinado momento, chegou a me confessar que, caso ganhasse, iria levar Aquiles com ele para o Rio e faria dele um de seus homens fortes. O destino, no entanto, quis que Witzel fosse eleito governador e Aquiles continuou na região. O que é certo é que caso o jovem político não tivesse vaga cativa no time que vai compor o primeiro escalão de José Bonifácio (PDT) em Cabo Frio, ele seria nome quase que garantido na gestão de Paes na capital. É novinho, mas articulado esse menino Aquiles, hein?

 

 

 

POSSE DISCRETA

Bem diferente do habitual, Dr. Serginho (REP) tomou posse discretamente da secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, nesta segunda-feira (30), compondo o grupo de homens do governador em exercício, Cláudio Castro (PSC). Serginho deixou de ser deputado para a decepção de muitos dos eleitores dele. Alguns comentários na cidade de Cabo Frio dão conta de que a região fica sem um representante no Parlamento estadual com robustez intelectual e capacidade de articulação, já que os que se apresentam na atualidade deixam muito a desejar para maioria das cabeças pensantes do município. O que se espera, a partir de agora, é que Serginho desenvolva um trabalho procurando integrar e aproximar os prefeitos e demais políticos da região que, que durante o período de campanha, acabaram se afastando dele por conta da ideologia excessiva de Serginho a favor de Bolsonaro. Ao que parece, Serginho vai procurar fazer uma linha menos extrema direita que ele seguiu na disputa pela Prefeitura cabo-friense, o que lhe custou a derrota nas urnas. Tomara que tudo dê certo nos novos voos empreendidos por Serginho.

 

 

 

VOTAÇÃO DE CONTAS

Já estamos entrando no mês de dezembro e nada das contas de 2018 do prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (PP), serem votadas pela Câmara dos Vereadores da cidade. A gente lembra que na sexta-feira (28), quando Chumbinho esteve no #15MinutosNoRC, o presidente da Câmara, Bruno Costa (SDD), aproveitou para avisar que os parlamentares estavam tentando oficiar Chumbinho para que ele apresentasse a defesa no processo da votação de contas pelo Legislativo. Nesta segunda (30), tentamos falar com Bruno, Naldinho e Ediel, outros membros da comissão de Finanças da Câmara, mas não tivemos sucesso. Ao que tudo indica, a votação das contas não deve acontecer nessa semana e, provavelmente, nem na próxima. O que todo mundo quer saber é se os vereadores vão encerrar o mandato sem conseguir botar as contas na pauta, até por causa da Lei Orgânica Municipal, que estabelece um determinado prazo para que, caso as contas não sejam votadas pela Câmara, elas são automaticamente aprovadas.

 

 

 

RIGIDEZ EM BÚZIOS

O prefeito em exercício de Armação dos Búzios, Henrique Gomes (sem partido) decidiu endurecer o enfrentamento à COVID-19 na última semana. Há meses com cerca de R$ 1 milhão recebidos da Alerj, o município finalmente instalou a tenda da Covid, que era uma reivindicação constante dos munícipes no período final da gestão do prefeito afastado, André Granado. Demorou, mas Henrique fez o que tinha que ser feito. Além disso, desde sexta-feira (27), um decreto tornou o uso de máscaras obrigatório em comércios, espaços públicos e até mesmo privados - com acesso público - da península buziana. Quem for flagrado por fiscal, guarda ou funcionário da Prefeitura sem utilizar o equipamento de proteção pelas ruas de Búzios, pode ter que arcar com multa de até R$ 600. Tomara que a população obedeça.

 

 

 

NOVO LOCKDOWN?

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (REP), está preocupado com o aumento dos casos de COVID no Brasil inteiro, em especial no Cabo. De olho nos números, o chefe do Executivo afirmou que está ouvindo entidades, conversando com técnicos e com o pessoal da saúde e revelou que já não descarta mais a possibilidade de decretar um novo lockdown no município. Contudo, disse que a medida radical só será adotada caso haja a necessidade e que, por hora, não. A gente lembra que, recentemente, o pessoal da associação comercial pediu pelo endurecimento de medidas de prevenção à COVID-19 e a Câmara também solicitou o retorno das barreiras sanitárias nas entradas de Arraial do Cabo. Vale ressaltar que, nesse mesmo sentido, no sábado (28), a cidade já voltou a fazer a higienização das áreas públicas.

 

 

 

PREOCUPAÇÃO E ESTRATÉGIA

Em Iguaba Grande começou a valer nesta segunda-feira (30), o novo decreto com uma série de restrições adotadas pela Prefeitura na tentativa de conter o avanço do número de casos da COVID-19 no município. Preocupado com o crescimento da doença, o prefeito Vantoil Martins (Cidadania) já antevê a movimentação para alta temporada ciente de que muita gente é veranista em Iguaba e por isso estão sendo tomadas decisões nesse sentido. O objetivo é fazer com que a curva da Covid reduza no município para não chocar com a chegada dos turistas no final do ano.

 

 

 

SOBROU SILÊNCIO

Sabe-se lá porque cargas d’água, o site da Prefeitura de Araruama só é atualizado com informações sobre COVID-19. Outras ações, como movimentação da Prefeitura, atualização sobre atos do governo e secretariados, nem a imprensa, nem ninguém tem acesso. Fica esse toque para o município. Estamos sentindo falta de releases, da atualização do site com algo além das questões da Pandemia, afinal o povo quer ser informado sobre o que está sendo feito pelo governo municipal. Será que é um caso de falta de alguém para escrever ou falta de assunto mesmo? Já dizia Chacrinha: “quem não se comunica, se trumbica”.

 

 

OLHA QUEM VOLTOU

Quem voltou para casa foi o ex-deputado estadual Paulo Melo, que havia sido preso por conta de operações que investigavam corrupção no estado do Rio de Janeiro. O político publicou um vídeo no fim da última semana nas redes sociais agradecendo as pessoas que o apoiaram e deu detalhes de sua vida bem mais pacata e menos badalada do que a de outrora. Segundo Paulo, ele acorda cedo, vai até Niterói, trabalha o dia inteiro e volta para casa, em Saquarema. “Agradecendo a Deus pela oportunidade do recomeço”, declarou Melo, ao lado de Mel, a cachorra que se tornou “o xodó, a companheira de todas as horas” de Paulo.

 

 

 

 

 

 

PARECER APROVADO

Por cinco votos favoráveis e dois contrários, a Comissão de Orçamento da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta segunda-feira (30/11), as contas do Governo do Estado referentes ao ano de 2019. Após a aprovação na Comissão de Orçamento, o relatório seguirá para apreciação dos deputados no Plenário. A Casa tem até o final do ano legislativo para votar as contas. Votaram a favor da aprovação das contas de Wilson Witzel os deputados Márcio Canella (MDB), presidente da comissão e relator do parecer do grupo; Rodrigo Bacellar (SDD), Márcio Pacheco (PSC), Rodrigo Amorim (PSL) e Zeidan Lula (PT). Já pela rejeição votaram os deputados Luiz Paulo (Sem Partido) e Eliomar Coelho (PSOL). No entanto, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) recomendou a reprovação das contas. O órgão destacou sete irregularidades, cometidas no ano passado. Entre elas, o não cumprimento dos índices constitucionais que deveriam ser destinados a áreas como Educação (25%) e Saúde (12%). Só na Saúde, no último ano, o investimento foi de 11,46%.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias