BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (26)

Vantoil desmente Grasiella; nome de empresa confunde investigadores; José Bonifácio define nomes da transição; Chumbinho no #15MinutosNoRC; novidades da Câmara de Búzios; mais uma crise em Arraial; dupla cotada para presidir Câmara de Araruama; inauguração em Maricá; e muito mais...


(IN)DIRETA PRA EX

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), esteve no #15MinutosNoRC desta quinta-feira (26). Na oportunidade, mandou aquela “direta-indireta” para a ex-prefeita do município, Grasiella Magalhães (PP). “Passou a campanha toda dizendo que a verdade ia ganhar e a verdade venceu”, disparou Vantoil, sem titubear. O prefeito disse ainda que não faz questão de falar da concorrência porque nas palavras dele, “ela não faz parte do rol de candidatos aptos a competir, muito pelo contrário. Ela tem agora que explicar as coisas para a Justiça. Essa é a mais pura realidade”, considerou Vantoil. O ponto alto da entrevista, inclusive, foi logo no início, quando o prefeito mostrou que os mandados de busca e apreensão cumpridos pela operação “Octopus” em Iguaba Grande, essa semana foram referentes a processos da época em que Grasiella Magalhães, ainda era prefeita de Iguaba, ao contrário do ella disse no Facebook. O chefe do Executivo ainda a convidou para ir à Prefeitura tomar nota dos processos para que ela pudesse ver com os próprios olhos as informações que ele passou. 

 

 

 

 

 

 

SOBRE CÂMARA...

Além do recorde de ter sido o candidato mais votado da história do município, Vantoil destacou outra vitória que obteve nas urnas. Nove dos 11 vereadores eleitos no último dia 15 eram da Coligação. Essa composição da Câmara gera tranquilidade no prefeito, que demonstrou não estar nem um pouco preocupado com quem será o próximo presidente do Legislativo iguabense. Apesar de ter feito ali um carinho no trabalho do atual chefe da casa, Balliester (Cidadania), o prefeito afirmou que não pretende fazer em uma interferência na eleição “porque qualquer que venha ser o presidente da Câmara, o poder Legislativo estará em muito boas mãos”. Ou seja, “tá tranquilo, tá favorável”. Entre outros tantos assuntos, Vantoil também informou que salário dos servidores cai segunda-feira (30). Vale a pena conferir a entrevista na íntegra:

 

 

 

 

 

 

POLÊMICA HOMÔNIMA

Bastou Vantoil Martins falar, em entrevista à jornalista Renata Cristiane nesta quinta-feira (26), que a operação “Octopus” cometeu um equívoco com o nome da empresa contratada para prestar serviços às prefeituras da região no âmbito da pandemia de COVID-19 que o telefone do Portal RC24h não parou. Um dos que se posicionaram foi o primeiro-cavalheiro de Araruama, Chiquinho da Educação, que afirmou que aconteceu a mesma coisa no município. A visita da Polícia Federal com Ministério Público e Controladoria-Geral da União se deu por uma confusão. Ao se deparar com duas empresas chamadas AMX, os investigadores, segundo Vantoil e Chiquinho, não se atentaram aos CNPJ’s e acharam que se tratava da mesma empresa. A situação parece que também aconteceu em São Pedro da Aldeia. Portanto, para que fique claro, a empresa que cometeu irregularidades, de acordo com a investigação dos órgãos, se chama AMX Serviços e Participações, que atuou em Campos. Já a empresa que mantinha contratos com as Prefeituras da Região dos Lagos, e que não é investigada, se chama AMX Comércio e Representações Eirelli, com sede em Araruama. A citação, por equívoco, nessas investigações, inclusive, pode acabar manchando a imagem da empresa.

 

 

 

 

 

 

NOVO DECRETO

Ainda sobre Iguaba, prefeito Vantoil se reuniu no fim da tarde desta quinta (26) com a equipe epidemiológica, Posturas, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Procuradoria e o Secretário de Saúde, para adotar as novas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, que serão anunciadas por meio de decreto, com vigência a partir do dia 30, na próxima segunda-feira. O prefeito chegou a falar sobre isso na live de hoje, mas não adiantou quais as novas ações. É esperar para ver.

 

 

 

 

 

 

ESPAÇO ABERTO

O Portal RC24h reitera o que foi dito durante a entrevista com o prefeito reeleito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania). Como garantia do direito democrático de defesa, o espaço está aberto para Grasiella Magalhães (PP) explicar a versão dela dos fatos. Seja em live, seja em nota, estamos à disposição da ex-prefeita para quaisquer esclarecimentos.

 

 

 

 

 

 

LISTA ENTREGUE

A equipe do prefeito eleito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) entregou nesta quinta-feira (26), ao atual prefeito, Dr. Adriano (DEM), a lista com os cinco nomes que vão fazer parte da comissão de transição do governo. Três mulheres constam no documento. Entre elas, a vice-prefeita eleita, Magdala Furtado (Pode). Também compõem a equipe, o assessor da campanha de Zé, Pedro José Ramos, o coordenador-geral da campanha, Aquiles Barreto (PT), Eliane Helena Ferreira e Maria Nilza Miquelotti. Zé disse que escolheu de sua parte a maioria de mulheres para que elas tivessem mais poder de veto. Então tá, né?!

 

 

 

 

 

 

PEÇANHA SECRETÁRIO?

Ainda nessa atmosfera de lista de nomes envolvendo José Bonifácio e a futura gestão do município de Cabo Frio, um movimento está se articulando arduamente na cidade para que o vereador Rafael Peçanha (Cidadania) seja a escolha de Zé para conduzir a educação no município. Diversas publicações no Facebook, inclusive de profissionais da educação, indicam que o nome de Peçanha é muito bem visto para assumir a secretaria e alguns chegam até a declarar que “não existe opção mais qualificada para o cargo”. Porém, o que tem de oficial, até agora, é que nenhum nome do secretariado da próxima gestão foi divulgado. Zé ficou de se pronunciar em coletiva quando definisse todas as escolhas. O jeito é aguardar enquanto ainda rolam os dados. Fato é que essa indefinição no ar tem deixando muita gente ansiosa e sem dormir.

 

 

 

 

 

 

 

 

CADEIRA CONCORRIDA

A disputa pela presidência da Câmara de Cabo Frio tem, pelo menos, cinco nomes. São eles, o veterano Miguel Alencar (DEM), que conseguiu renovar o mandato e está na segunda legislatura, Alexandra Codeço (REP), que também está no segundo mandato, e os novatos, Carol Midori (DC), recordista de votos, e Davi Souza (PDT), representante da juventude, e Thiago Vasconcelos (Avante). Esses cinco nomes estão de olho na cadeira de presidente da Câmara e as articulações não param. Segundo informações dos corredores do parlamento municipal, o nome que vem se articulando com mais ligeireza e habilidade tem sido o de Miguel Alencar. Agora, se ele vai conseguir, realmente, o cargo, não se sabe. A única certeza é que quem disse que não quer ser o presidente de jeito nenhum é atual comandante da casa, Luís Geraldo (REP). O parlamentar, que já está no quinto mandato, disse que está cansado da atividade de presidente da casa. Além disso, 2021 é um ano em que a Câmara será obrigada a realizar concurso público, algo que parece não acontece há mais de 30 anos. A realização de um concurso exige muita responsabilidade por parte da administração da Câmara e, por isso, o veterano não está disposto a ter esse trabalho todo.

 

 

 

 

 

 

MAIS DESRESPEITO

O aposentado e pensionista do município de Cabo Frio não tem mesmo um mês sequer de paz e sossego. Já não bastasse o escalonamento no pagamento dos benefícios, o Ibascaf anunciou um atraso no depósito dos beneficiários que recebem entre R$ 3.001,00 e R$ 6.000,00. Segundo o órgão, a secretaria de Fazenda de Cabo Frio não fez os repasses que pagariam o benefício. O instituto, em nota, se prontificou a regularizar a situação assim que tiver a verba para tal. Além disso, o Ibascaf também anunciou a suspensão dos atendimentos presenciais na unidade a partir de segunda-feira (30), por conta do aumento de casos de COVID-19 em Cabo Frio.

 

 

 

 

 

 

TURMA DO CHORORÔ NOVAMENTE

Sabe a “turma do chororô” das eleições de Cabo Frio? Aqueles que não obtiveram votos para se elegerem e decidiram ingressar com uma ação no TRE pedindo a anulação do pleito baseados em “teorias da conspiração de que hackers teriam invadido sistema do TSE e sumido com os votos que eles não tiveram”? Pois é, eles não gostaram de ver publicado aqui na coluna Boca Miúda o apelido carinhoso que eles ganharam em Cabo Frio e toda Região dos Lagos: “Turma do Chororô. Portanto, não pode chamar a “turma do chororô, de “Turma do Chororô” porque eles ficam “p* da vida”. Ameaçaram processar o RC24h caso a nota não fosse apagada. Mas o que tem demais a nota? Nada. Apenas o título “Turma do Chororô”. Agora calcule, sem mandato a “Turma do Chororô” já usa de lawfare (uso da justiça para perseguir adversários ou pessoas com opiniões divergentes), imagina se tivesse conquistado a vaga na Câmara? Deus sabe o que faz. Em tempo, o ex-prefeitável Dirlei Pereira pediu para informar que ele não está nessa “turma do Chororô” não. Apenas esteve na porta do Fórum cobrindo a manifestação. Ah, bom!

 

 

 

 

 

 

SALÁRIO NA CONTA E #15MINUTOS COM CHUMBINHO

Em São Pedro da Aldeia, os servidores municipais passarão fim de semana com dinheiro no bolso. Portanto, será mais uma sexta-feira muito bem-vinda! Como sempre tem feito, o prefeito Cláudio Chumbinho autorizou pagamento do mês de novembro de forma antecipada, dentro do próprio mês, caindo na conta amanhã, ao longo do dia. Aliás, por falar em Chumbinho, o prefeito que não conseguiu eleger seu sucessor, vai bater um papo conosco no #15MinutosNoRC em live transmitida simultaneamente pelas fanpages do Portal RC24h e Rádio Costa do Sol FM. Dentre os assuntos, vamos falar sobre a operação Octopus, do MPRJ/PF, que aconteceu na última quarta-feira (24). Queremos saber ainda do futuro político de Chumbinho e qual a avaliação que ele faz das eleições e muito mais. Participe com perguntas, a partir das 15h.

 

 

 

 

 

 

CÂMARA DE BÚZIOS

O prefeito eleito em Búzios, Alexandre Martins (REP) vai contar com uma base na Câmara municipal bastante ampla e sólida. Dos nove parlamentares, sete estão com o novo prefeito. São eles: Rafael Aguar (REP), Josué Pereira (PRTB), Lorram Silveira (PRTB), Dom (PROS), Niltinho de Beloca (PROS), Gugu de Nair (DEM) e Victor Santos (REP). E a tendência é que o recordista dos votos, Rafael Aguiar (1.277), filho do vice Miguel Pereira, deverá ser o presidente da casa. Nos bastidores se comenta ainda que os outros dois vereadores que ficaram de fora da composição, foram preteridos propositalmente. Ainda falando sobre a península mais charmosa da nossa região, Luiz Romano vai acumular a secretaria de Cultura e Turismo.

 

 

 

 

 

 

CRISES DE ARRAIAL

Nova polêmica em Arraial do Cabo. Desta vez, por causa da Lei Aldir Blanc. Artistas de diversos segmentos estiveram nesta quinta-feira (26), na sessão da Câmara Municipal, para chamar a atenção a respeito da falta de repasse de R$224 mil à artistas e espaços culturais da cidade. Os recursos estão desde o dia 1º de outubro nos cofres do município. No entanto, a prefeitura contesta que não pôde liberar a verba porque o dinheiro foi bloqueado pela Justiça, para quitar débitos trabalhistas anteriores ao ano de 2017. O prazo para os pagamentos expira dia 31 de dezembro. Do contrário, o município terá que devolver a verba para a União. Como se já não bastasse a polêmica do fim das barreiras sanitárias e o desmonte da Tenda da COVID-19, ainda tem mais essa. Tá puxado!

 

 

 

 

 

 

MELHORANDO

O ex-prefeito de Arraial do Cabo, Andinho Brito (MDB) está melhorando a cada dia da COVID-19 que contraiu e o fez ser internado em um hospital na capital. Dentro em breve deverá retornar ao Cabo para assumir junto com Marcelo Magno (SDD) o comando da cidade. Embora o irmão dele Deivinho, seja o vice legítimo, de fato é Andinho que será “o cara” desse governo. Em Cabo Frio e outras cidades da região, o comentário é que quem venceu essa disputa no município, verdadeiramente, foi Andinho. Considerado muito inteligente e exímio estrategista, soube conduzir o processo eleitoral com habilidade para garantir a derrota dos adversários, inclusive a máquina de Renatinho Vianna (REP). Não seria justo que toda essa garra, vontade e inteligência não fossem desfrutar dos momentos que virão, tão logo assuma a prefeitura. A vontade de um homem (ou mulher) pode sim mover mundos e fundos.

 

 

 

 

 

 

SEM DIFICULDADES

Conversas de bastidor em Araruama dão conta de que Lívia de Chiquinho (PP) não vai ter muita dificuldade na relação com a Câmara dos Vereadores, não. Ao que tudo indica, a dupla de presidente e vice da casa vai ficar ser composta, respectivamente, por Júlio César Coutinho (PSC) e Nelsinho do Som (PSC), ambos coligados a Lívia e também do partido da vice-prefeita eleita, Raiana Alcebíades. A chapa já teria recebido até a benção do primeiro-cavalheiro, Chiquinho da Educação. Pelo visto, a oposição vai ter que cortar um dobrado, mas é aquele ditado: “eles que lutem”.

 

 

 

 

 

 

LAVA-JATO EM ARARUAMA

A Polícia Federal voltou a aparecer em Araruama nesta quinta-feira (26). O motivo, porém, não tem nada a ver com a operação “Octopus” do começo da semana. Os agentes foram a cidade para cumprir mandados de busca e apreensão contra um ex-funcionário da Petrobras, suspeito de receber U$ 2,2 milhões de empresas do mercado internacional de petróleo. A ação faz parte da 78ª fase da operação Lava-Jato Foram dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba, cumpridos em Araruama e Angra dos Reis.

 

 

 

 

 

 

INAUGURAÇÃO EM MARICÁ

Contrariando as fake news que tem alarmado os maricaenses, dizendo que o prefeito, Fabiano Horta (PT), estaria tendo piora no quadro de saúde, o gestor do município continua ativo nas redes sociais e despachando de casa. Além de publicar vídeos mostrando como está sendo o trabalho em home office que está fazendo, Fabiano usou o Facebook nesta quinta-feira (26), para anunciar a inauguração da nova orla de Itapeba. A entrega da obra será nesta sexta-feira (27), às 11h, em live transmitida pelo YouTube e pelo Facebook. “Mais um lindo espaço de convivência será entregue para o povo maricaense. Seguimos realizando novas e importantes conquistas”, declarou Horta.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias