BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (25)

Entrevista exclusiva com José Bonifácio; mistério na transição de governo em Búzios; Vantoil no #15MinutosNoRC; Fábio do Pastel pegando membro da equipe de campanha de adversário; Lívia 'jantando’ na Inter TV; Prefeitura de Arraial retirada de tenda da COVID; MST faz ato por assentamento em Macaé; futuro do turismo no Rio; e muito mais...


SETE CHAVES

O prefeito eleito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), esteve nesta quarta-feira (25), na sede do Portal RC24h para participar de um #15MinutosNoRC e também de entrevista na Rádio Costa do Sol FM. Durante a live de quase uma hora, Zé foi questionado sobre o secretariado, mas manteve o silêncio. Só reafirmou que os nomes que vão compor o primeiro e segundo escalão do governo - que, segundo promessa dele, será 50% composto por mulheres, além de parcela a ser definida de negros - serão divulgados em uma coletiva de imprensa. Por enquanto, seguem guardados a sete chaves, com a única garantia de que Zé quer a vice, Magdala Furtado (PODE), bem próxima dele. O resto é mera especulação. Além disso, um ponto de merece destaque foi o fato dele revelar que esteve no ponto das travestis da cidade para conversar com algumas delas e entender a realidade dessa comunidade. Esse diálogo fez com ele chegasse a se comprometer publicamente a capacitar e arranjar empregos, seja por iniciativa privada, seja na própria prefeitura, para parte das trans que se prostituem na cidade. Zé não cansa de nos surpreender. 

 

 

 

INTERLOCUTOR DIFERENCIADO

Ainda sobre a entrevista de José Bonifácio, o prefeito eleito em Cabofra disse que vai dispensar interlocutores com a Câmara, afirmando que o mandato dos vereadores é tão legítimo quanto dele. Sendo o próprio interlocutor junto aos parlamentares, independente de serem da base ou da oposição, Zé declarou que quem precisar, inclusive, pode ir até a casa dele para conversar. Segundo Bonifácio, o horário de expediente pra prefeito sequer existe. Um dos pontos dessa relação que prometem ser um dos primeiros explorados tem a ver com o concurso público, que já teve edital divulgado. A proposta de Zé é de adiar o concurso de março de 2021 para novembro, com o objetivo de verificar, por exemplo, a real dimensão da quantidade de vagas que precisam ser abertas na Prefeitura. Para essa alteração, porém, o prefeito precisa do aval da vereança e, por isso, essa interlocução será das mais necessárias e vitais para a administração pública. Para saber tudo que o Zé falou sobre concurso público, salário dos funcionários, emprego, 2º Distrito, o impasse do bairro Maria Joaquina, e muito mais, vale a pena conferir a entrevista na íntegra. A entrevista do Zé está imperdível. E tem um detalhe: veio de bicicleta.

 

 

 

“TURMA DO CHORORO”

Um grupo de cerca de 20 candidatos derrotados nas eleições deste ano, esteve reunido nesta quarta-feira (25), em frente à sede do TRE em Cabo Frio, afirmando que a apuração das urnas foi fraudada. O ato faz parte de um movimento que, segundo a organização, conta com mais de 150 candidatos e centenas de eleitores inconformados com o resultado das urnas, que teria sido adulterado por hackers. A comissão desse movimento que esteve no Cartório Eleitoral neste ato tinha o objetivo de “representar e buscar respostas”, mas como não foram atendidos afirmam se preparar para um “grande protesto” nos próximos dias, contando, também, com a participação de eleitores insatisfeitos. Além de candidatos a vereador, o ex-prefeitável Dirlei Pereira (PTC) também participou do protesto.

 

 

MISTÉRIOS DA PENÍNSULA

Em Armação dos Búzios, embora o Ministério Público tenha feito recomendação e o Tribunal Superior Eleitoral tenha uma legislação clara a respeito de que o início da transição do governo tem que acontecer cinco dias úteis após o pleito, essas deliberações estão sendo ignorados. Somente nesta terça-feira (24), o prefeito em exercício, Henrique Gomes (sem partido), fez a publicação em Diário Oficial da portaria que nomeia os representantes que irão compor a equipe de transição. Mas o detalhe é que, embora a publicação tenha acontecido nesta semana - lembrando que a data-limite foi segunda (23) -, ela só está efetivamente constituída a partir de 7 de dezembro, ou seja, daqui a 12 dias, praticamente duas semanas após a publicação. Por que essa demora? Por que essa dificuldade? Será que é apego ao cargo? Dificuldade de dialogar com a nova equipe de transição? Ou será que tem muita coisa para ajeitar antes de fazer a passagem de bastão? Fica essa dúvida aí. De qualquer forma, conversando com o doutor Thiago Ferreira, que é o futuro Procurador-Geral do município e também está nessa comissão de transição, o grupo de Alexandre Martins (REP) está bastante preocupado, principalmente, porque os números da COVID dispararam no município e eles não sabem como é que está a questão dos insumos, dos estoques na área de saúde e também há preocupação com a questão do atendimento na área já a partir do dia 1º.de janeiro. Por isso, eles acham que a efetivação da comissão de transição só a partir do dia 7 de dezembro é, no mínimo, preocupante.

 

 

 

#15MINUTOSNORC COM VANTOIL

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), estará nesta quinta-feira (26), às 15h, em uma edição do #15MinutosnoRC. O chefe do executivo iguabense, que garantiu a reeleição nas urnas no último dia 15, vai falar, entre outros assuntos, sobre a possibilidade de mudança no time de secretários, a preocupação da equipe com o aumento de casos de COVID-19 no município e, também, as novidades que vêm por aí nos próximos anos da gestão “Toil”. A entrevista será retransmitida pela fanpage da Rádio Costa do Sol FM, parceira do RC. E tem mais, por volta das 9h50, Vantoil entra ao vivo na Costa do Sol para falar diretamente com os ouvintes. Tá feito o convite, então. Imperdível!

 

 

 

DIFERENTE, MAS NEM TANTO

Como nós noticiamos aqui, recentemente, a equipe de transição do próximo prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE), já foi definida e publicada em Diário Oficial. O que chamou atenção, porém, é que um dos integrantes dessa comissão de transição era coordenador da campanha de um dos concorrentes do empresário, Doutor Stéfano (PP). Luiz Fernando Gomes Júnior fazia a parte administrativa e financeira da campanha do candidato apoiado pelo atual prefeito aldeense, Cláudio Chumbinho. Além de gerar estranheza por parte dos comentaristas políticos mais atentos da Aldeia, rolou por aí o comentário de que talvez esse discurso inflado de Fábio do Pastel de ser um outsider - aquela pessoa de fora do meio político que coloca o nome disposição nas Eleições para mudar a realidade das pessoas - só vai até a página dois. Cabe agora, então, aguardar o que vem por aí no resto do livro.

 

 

 

JANTOU BEM?

Completamente avessa a entrevistas desde que surgiu como candidata a prefeita de Araruama, lá em 2016, Lívia de Chiquinho (PP) surpreendeu ao aceitar o convite de ser entrevistada durante a edição desta terça-feira (24), do RJ2, da Inter TV. Demonstrando pouca simpatia, Lívia respondeu a críticas tecidas nas perguntas do jornalista Alexandre Kapiche sobre o asfalto da cidade, que não foi completado pela gestão dela, de maneira arisca, dizendo que seria humanamente impossível asfaltar 632 km quadrados de área, que corresponde ao tamanho de Araruama. Ela também responsabilizou os prefeitos que a antecederam por não terem tido a preocupação de asfaltar a cidade. Kapiche retrucou falando sobre o marido da atual prefeita ter sido gestor do município e Lívia rebateu dizendo que, se não fosse pela gestão dele, não haveria nada em Araruama para administrar: “O que tem em Araruama antes de eu assumir foi feito por ele”, declarou, relembrando o legado de Chiquinho da Educação. Chegando a desmentir o jornalista e mostrar traços de exaltação, a loira mostrou estar com sangue nos olhos, faminta, e não guardou pra janta.

 

 

RETIRADA DE TENDAS

Em Arraial do Cabo, continua rendendo a história das políticas de prevenção a COVID-19 que tem sido revogadas pela gestão do prefeito Renatinho Vianna (REP). A nova contestação foi sobre a retirada da tenda de triagem da doença. Em nota, a Prefeitura informou que a retirada foi feita devido ao repasse de verbas do Governo Federal, para manter a estrutura e pessoal, ter sido interrompido. A secretaria de Saúde do município alega não possuir condições financeiras para manter a tenda funcionando, “assim como outras cidades vizinhas, que também retiraram a tenda”. Contudo, o município esclarece que a triagem continuará sendo realizada no ambulatório e a área de COVID-19 permanecerá no mesmo local, no pronto-socorro. “Esse procedimento já era realizado antes da instalação da tenda”, relembrou a Prefeitura.

 

 

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ainda sobre Arraial do Cabo, mas agora sobre o Legislativo, a Câmara Municipal convocou os cabistas para uma audiência pública com o objetivo de discutir o orçamento para 2021. A casa explica, no entanto, que haverá limite de participantes e cadeiras marcadas devido à pandemia de COVID-19. A audiência será realizada nesta sexta-feira (27), a partir das 10h, no plenário da Câmara, que fica na Avenida da Liberdade, s/n, no Centro de Arraial do Cabo.

 

 

 

AUDIÊNCIA POPULAR

O Movimento dos Sem Terra (MST), do Rio de Janeiro realizou nesta quarta-feira (25), uma audiência popular em defesa do assentamento ameaçado de despejo, PDS Osvaldo de Oliveira, em Macaé. O evento teve a participação de diversos setores da sociedade civil e políticos do campo progressista que "conhecem a importância do trabalho desenvolvido pelas 63 famílias no primeiro assentamento de Matriz 100% agroecológica do Rio de Janeiro”. Durante audiência, transmitida ao vivo pelo YouTube e Facebook, fizeram uso da palavra políticos como a vereadora eleita de Macaé, Iza Vicente (REDE), e o vereador do município, Marcel Silvano (PT). A deputada estadual, Renata Souza (PSOL/RJ), também falou. O evento teve ainda a participação de vídeos gravados de políticos de expressão, como o vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT).

 

 

 

NOVA DERROTA DE RIVERTON

O ex-prefeito de Macaé e candidato derrotado nas eleições deste ano, Riverton Mussi (PDT), teve mais um revés no TRE na semana passada. Por unanimidade, o tribunal manteve o indeferimento da candidatura dele no pleito deste ano. O comentário de bastidor é que Riverton só saiu o candidato para tumultuar o processo, uma vez que também foi considerado inelegível e não pôde concorrer às eleições de 2016. Caso Riverton fosse eleito este ano, novas eleições teriam que ser convocadas, no prazo de 90 dias. Por decisão da Justiça, Mussi está inelegível até 2027.

 

 

ROTA CHARLES DARWIN 

Com o objetivo de potencializar o ecoturismo no Estado do Rio, poderá ser criada a Rota Charles Darwin, constituída por antigas trilhas e estradas utilizadas pelo biólogo em sua passagem pelo Brasil. É o que determina o projeto de lei 3.208/17, dos deputados Carlos Minc (PSB) e Zeidan (PT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) votará em discussão única, nesta quinta-feira (26/11).O percurso compreende a faixa litorânea entre a Baía de Guanabara e a cidade de Cabo Frio (incluindo Tamois) e passando por Búzios, na Região dos Lagos. Ao todo, o trajeto envolve nove municípios fluminenses. O objetivo é promover a visitação pública do local por meio da construção de ciclovias. Charles Darwin esteve no Estado do Rio entre abril e julho de 1832. Na época com 23 anos, ele realizou pesquisas científicas e sociais que ajudaram a formulação de teorias como a da evolução das espécies e a da seleção natural.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias