BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS DESTA TERÇA-FEIRA (24)

Bastidores da esperada reunião de Dr. Adriano e José Bonifácio; operação da PF cumpre mandados em Araruama, Búzios, Iguaba, São Pedro e Saquarema; Disputa acirrada na Câmara de Iguaba; novo capítulo da novela das barreiras sanitárias de Arraial; volta do Banco de Empregos de Rio das Ostras; e muito mais...


BASTIDORES DA TRANSIÇÃO

O prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno (DEM) recebeu nesta terça-feira (24), o prefeito eleito, José Bonifácio (PDT), para iniciar o processo de transição da administração com uma péssima notícia: Cabo Frio deve R$ 1 bilhão. Zé quando soube até comentou em tom de brincadeira que “se soubesse dessa dívida, talvez não se candidatasse”. Brincadeiras à parte, o grupo conversou por mais de duas horas sobre a situação atual do município, dívidas, além de informações sobre saúde, mobilidade urbana e outras áreas. Bonifácio esteve acompanhado da futura vice-prefeita, Magdala Furtado (Pode) e do coordenador-geral da campanha de Zé, o vereador Aquiles Barreto (PT). Do lado de Dr. Adriano, participaram a Procuradora do Geral do município, Renata Granha; e o secretário de Fazenda, Bruno Aragutti, mas a equipe de transição dele tem 10 nomes dentre eles, Matheus Mônica, atual secretário de Governo que estava ausente. A tônica da reunião foram os alertas de Adriano diante das dificuldades financeiras enfrentadas. Zé então, preocupado principalmente com a saúde e o aumento de casos de COVID-19, pediu uma relatoria completa com informações sobre os postos de atendimento da saúde e a situação dos funcionários da prefeitura, compras de insumos entre outros, além de solicitar dados mais detalhados da secretaria de Fazenda. Durante a primeira reunião, também ficou claro entre as duas partes que, no que depender da prefeitura, não haverá Réveillon este ano.

 

 

 

 

ZÉ DE BUSÃO

À propósito da reunião, José Bonifácio (PDT) continua sua rotina pacata, mesmo após as eleições. O prefeito eleito de Cabo Frio foi visto caminhando tranquilamente, pegando ônibus seguindo para Prefeitura com seu inseparável chapéu e um guarda-chuva. Depois do encontro, Zé foi flagrado por um internauta quando aguardava no ponto, o ônibus de volta para casa. Mais gente como a gente, impossível. Bom que ele percebe a dificuldade enfrentada pelos trabalhadores que dependem do transporte público na cidade. Nesta quarta-feira (25), às 10h, teremos uma entrevista exclusiva com prefeito eleito, no #15MinutosNoRC. Não perca!

 

 

 

 

 

A DEMORA

Passado o encontro desta manhã, ficou confusa a razão que levou Adriano a demorar oito dias para ligar para José Bonifácio e parabenizar o novo prefeito de Cabo Frio. Conversa de bastidor dá conta que Adriano teria ficado arrasado com o pífio resultado que teve nas eleições, com menos votos até do que quando foi candidato a vereador. Corre à boca miúda que o prefeito ficou muito magoado com o funcionalismo público cabo-friense. Não é pra menos. Ser prefeito, candidato a reeleição, com a máquina na mão e acabar em 7º lugar na eleição deve, realmente, doer no coração. Mas todas as pesquisas apontavam para sua baixa popularidade em contraponto a alta rejeição que acumulava. Sem falar que Adriano não fez campanha. Melhor seria não ter se candidatado. Mas já que o fez, viu a realidade nua e crua. 

 

 

 

 

 

 

VISITA DA PF/MPRJ

A Polícia Federal e o Ministério Público, em conjunto com a Controladoria-Geral da União, realizaram nesta terça-feira (24), a operação “Octopus”, para cumprir dez mandados de busca e apreensão nas Prefeituras e secretarias municipais de Saúde de Araruama, Armação dos Búzios, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema. Segundo a PF, as investigações se deram a partir da operação “Scepticus”, que apurou fraudes na aplicação de recursos do Fundo Municipal de Saúde de Carapebus e Campos. A operação aconteceu porque há indícios de que o mesmo esquema esteja sendo replicado na Região dos Lagos. Pelo menos, sete contratações com empresas envolvidas são alvos de investigação. Como não podia deixar de ser, esse foi o “assunto do dia”.

 

 

 

 

 

 

POSICIONAMENTO DE IGUABA GRANDE

Antes mesmo de sabermos que a PF havia passado por Iguaba Grande, a Prefeitura se antecipou no enviou uma nota sobre os mandados de busca e apreensão cumpridos nos órgãos municipais. Segundo a Comunicação do município, a operação verifica denúncias feitas em 2018 pela Câmara Municipal de Vereadores, através da CPI dos Medicamentos, presidida na época pelo então vereador Vantoil Martins (Cidadania), atual prefeito da cidade. A CPI “apurou irregularidades em processo licitatório por suspeita de desvio de medicamentos no governo da ex-prefeita Grasiella Magalhães (PP)”. A Prefeitura acrescenta que “todas as denúncias, na época, foram embasadas em documentos e os relatórios foram encaminhados ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público, Estadual e Federal, que agora realizam as buscas como forma de comprovar as denúncias”.

 

 

 

 

 

 

NOS OUTROS MUNICÍPIOS

A Prefeitura de Araruama também enviou nota em que “esclarece que o município sempre esteve aberto a receber toda e qualquer fiscalização por parte dos agentes públicos”. Segundo o município, “operações, como a “Octopus”, devem existir constantemente em todas as Prefeituras do país, para que tenhamos políticas públicas cada vez mais transparentes”. A nota ainda parabeniza a Polícia Federal, CGU e MPF “pelo excelente trabalho”. A comunicação de São Pedro da Aldeia explicou que a passagem dos agentes pela Secretaria de Saúde municipal foi para inspecionar um processo de compras, que teve como uma das 13 vencedoras, a empresa SP Produtos e Serviços Ltda., com ata de registro de preço firmada no valor de R$ 115.237,00 para entrega de medicamentos. “A Prefeitura ratifica que, com tranquilidade, todos os documentos solicitados foram entregues e que o processo de compra acima citado, além dos demais firmados pela administração pública, podem ser consultados no Portal da Transparência da Prefeitura”, conclui a nota. Já a Prefeitura de Saquarema se posicionou dizendo que “está dando o total apoio às investigações e está atendendo às solicitações dos agentes em questão”.

 

 

 

 

 

 

SILÊNCIO E ESTRANHAMENTO

Nas outras cidades da Região dos Lagos, houve um misto de silêncio e estranhamento. Enquanto soou, no mínimo, curioso que Arraial do Cabo e Cabo Frio tenham sido os únicos municípios da região por onde a operação não passou, Armação dos Búzios - que recebeu a visita da Federal - emitiu apenas silêncio obsequioso. Aliás, a ausência completa de palavras vindas da chefia do Executivo municipal - atualmente ocupado por Henrique Gomes (PATRI) - já é quase que rotina na península buziana. Desde que o candidato do HG (Leandro do Bope – PDT) foi derrotado nas urnas, o prefeito em exercício não tem boca. Nem para dar parabéns ao vencedor, o que foi visto por alguns na península como uma certa dose de despeito. Será? Por sinal, bastante curioso é que nenhum dos derrotados parabenizou Alexandre. Mas quando essa postura é adotada pelo prefeito, causa desconforto e chama mais atenção.

 

 

 

 

 

 

FALANDO EM ALEXANDRE...

Enquanto o atual chefe do executivo buziano não se posiciona, o prefeito eleito de Búzios, Alexandre Martins (REP), tem mostrado um comportamento, no mínimo, promissor. Nesta terça-feira (24), ele esteve em São Pedro da Aldeia, na sede da Prolagos, concessionária de água e esgoto. Nas imagens publicadas por Martins nas redes sociais, é possível ver que o assunto era o Projeto Verão da Prolagos, mostrando que Martins já está de olho no que vai enfrentar logo no começo do mandato. Segundo Alexandre, que já se comprometeu a criar a secretaria de Saneamento Básico e Dragagem - a ser capitaneada pelo vice-prefeito eleito, Miguel Pereira (PL) -, a visita a sede da empresa tratou de assuntos como acabar com a “língua negra” que acaba desaguando na Orla Bardot, em plena praia do Centro, e no Porto da Barra, importante ponto turístico e polo gastronômico buziano, na praia de Manguinhos. Acabar com essa situação parece ser questão de honra para novo alcaide. Será que conseguirá?

 

 

 

 

 

 

 

DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA

As articulações para presidência da Câmara de Iguaba Grande estão a todo vapor. A coligação do prefeito reeleito, Vantoil Martins (Cidadania) fez nove vereadores, mas Toil decidiu não pôr a mão na disputa: “Eu decidi não me intrometer na escolha para presidência”, disse ele via whatsapp. Até agora, dois candidatos despontam como favoritos: Balliester Praguer (Cidadania) que luta pela reeleição; e Marciley Lessa (PL), que tenta ser presidente pela primeira vez. Outros que correm por fora, de olho da cadeira de “big boss” da Câmara é Paulo Ritto (Cidadania) e Adriano Tikinho (DEM). O comando do parlamento iguabense, ao que tudo indica, será disputadíssimo. Só se fala nisso na Praça Edila Pinheiro.

 

 

 

 

 

 

DECISÃO, SÓ DEPOIS DE AVALIAR

A novela da retirada das barreiras sanitárias das entradas do município de Arraial do Cabo, decretada pelo prefeito da cidade Renatinho Vianna (REP), continua dando que falar entre os cabistas. Após a Câmara dos Vereadores aprovar, por unanimidade, um projeto de lei que obriga que as barreiras sejam recolocados, a Prefeitura informou que vai analisar a proposta do Legislativo. Só depois dessa avaliação que qualquer decisão será tomada pela equipe de Vianna. O prefeito eleito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (SDD), já havia se posicionado sobre o assunto nas redes sociais e, inclusive, chegou a entrar na Justiça contra a decisão de Renatinho.

 

 

 

 

 

 

EXONERAÇÕES

Essa reta final da gestão de Renatinho Vianna (REP) na Prefeitura de Arraial do Cabo segue envolvida em uma sucessão de polêmicas e problemáticas. A bola da vez é a demissão em massa de servidores da Prefeitura. O objetivo das exonerações é readequar a folha de pagamento e conseguir arcar com os direitos trabalhistas dos servidores, como, por exemplo, o 13º salário. É uma evidente missão de honrar os compromissos com o funcionalismo público e permitir a entrega de uma gestão organizada e financeiramente equilibrada para o próximo prefeito. No entanto, a visão que fica para o cabista não é nada positiva e, no Cabo, não se fala em outra coisa. Da praça do Guarani ao Beco da Fofoca.

 

 

 

 

 

 

TRABALHO NAS RUAS

Mesmo após o fim do período eleitoral e da vitória nas urnas, a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), não dá sinais de que vai perder o ritmo que ditou o final da última campanha, quando Araruama viveu uma verdadeira série de inaugurações. Nesta terça-feira (24), Lívia visitou as obras da escola 100% ecológica no bairro Vila Canaã e, na sequência, esteve vistoriando o asfaltamento da Rua Jussara, no bairro Paraty. “Estou acompanhando tudo pessoalmente para que saia tudo perfeito”, pontuou a prefeita em um dos vídeos publicados na rede social.

 

 

 

 

 

 

EMPREGOS À VISTA

A Prefeitura de Rio das Ostras anunciou o retorno das atividades do Banco de Empregos gerido pelo município. A partir desta quarta-feira (25), o órgão passa a funcionar em novo endereço, na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, em Extensão do Bosque, no prédio da secretaria municipal de Turismo. O Banco de Empregos vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h e a Prefeitura reforça que o atendimento presencial obedece aos protocolos de segurança para prevenção da COVID-19.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BOM PARA TAXISTAS

Os taxistas autônomos, independente de cooperativas ou associações, poderão realizar o serviço de transporte intermunicipal de passageiros no Estado do Rio, inclusive no agenciamento por central de rádio chamada ou por meios digitais. É o que determina o projeto de lei 2.743/20, do deputado Dionísio Lins (PP), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (24/11), em discussão única. O texto seguirá para o governador em exercício, Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias