ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent TRADIÇÃO/ Bombeiros de Araruama realizam cerimônia de queima da bandeira | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

TRADIÇÃO/ Bombeiros de Araruama realizam cerimônia de queima da bandeira

Protocolo militar mantém viva a tradição e o respeito ao símbolo nacional que representa o país


Quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizaram, nesta quinta-feira (19), a solenidade da queima da bandeira. O protocolo é feito anualmente quando as bandeiras dos quartéis são substituídas por ficarem desgastadas pelo tempo. Os militares se reúnem e cantam os hinos nacional e da bandeira.

 A solenidade é um protocolo estabelecido pelas forças armadas para queimar as bandeiras que estão inutilizadas por ficarem expostas durante todo o ano. Logo depois, coloca-se a nova bandeira e os bombeiros prestam continência ao símbolo hasteado.

 Em Araruama, a cerimônia reuniu a prontidão e os militares da área da Saúde do quartel (27º GBM). O comandante da unidade, tenente-coronel Marco Basques, diz que o evento mantém viva a tradição e o respeito ao símbolo nacional.

 - O ritual representa o patriotismo e o valor cívico que fazem parte da cultura militar. Da mesma forma que a bandeira é utilizada para simbolizar a unidade de seu povo, os soldados do fogo, que integram um só corpo, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, devem reverenciar o Pavilhão Nacional de forma altiva em respeito à nossa pátria - completou.

 Dia da Bandeira

A comemoração do Dia da Bandeira do Brasil passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, em 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída pela atual que reúne uma série de detalhes obrigatórios e significados.

Categorias: Araruama

Fotos da notícia




Outras notícias