BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (18)

Secretariado de Alexandre Martins; gratidão de Zé Bonifácio; sem lockdown em Araruama; apreciação de contas de Chumbinho adiada; prefeito eleito de Arraial com COVID; agradecimentos de Tahim; plenitude de Peres; e muito mais...


SAINDO NA FRENTE

O prefeito eleito de Búzios, Alexandre Martins (REP), sai na frente diante de todos os prefeitos da Região dos Lagos que acabaram de se eleger e já anunciou pelo menos cinco secretários que irão governar ao seu lado. Dentre os quais, Genilson Drummond assumirá a secretaria de Finanças/Fazenda. Outros nomes já tinham sido adiantados com exclusividade aqui na Boca Miúda: Alexei Navarro na Comunicação, Evanílson Nascimento no Meio Ambiente e Luiz Romano na Cultura. Alexandre também revelou que seu vice, Miguel Pereira (PL), irá acumular a função com a secretaria de Saneamento Básico e Drenagem. Pasta que pretende criar para acabar de vez com o despejo de esgoto em Manguinhos, ali no Porto da Barra e no Centro. Alexandre demonstrou estar bastante determinado e focado em fazer um governo eficaz. Para tal, explicou que todas as ações de seu governo não serão baseadas em achismo. Reafirmou que fará um governo participativo, consultando a população através de audiências públicas em todos os bairros do balneário para entender o que os cidadãos querem. Iniciativas como estas tem tudo para dar certo.

 

 

 

 

 

 

AGRADECENDO AO JARDIM

Falando em secretariado, o prefeito eleito em Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), ainda não falou nada nesse sentido. Continua fazendo mistério. Algumas informações circulam na cidade apontando para um secretariado, mas é mera especulação.  Zé disse que deverá fazer o anuncio oficial de alguns nomes na próxima semana. Mas revelará somente em duplas ou quartetos, obedecendo a paridade de gênero de secretariado, conforme ele mesmo se comprometeu em campanha. O que tem de gente ansiosa por esse momento não está no gibi.  Nesta quarta, ele seguiu na sua agenda de agradecimentos pelos votos obtidos no último domingo. Passou a tarde toda no Jardim Esperança.

 

 

 

 

 

 

TRANSFERÊNCIA DECEPCIONANTE

O deputado estadual Subtenente Bernardo (PROS), que tinha a faca e o queijo na mão para se tornar o novo prefeito de Cabo Frio – com direito, inclusive, a liderança nas pesquisas –, sofreu uma sucessão de baques. Primeiro, denúncias publicadas em diversos veículos da imprensa que revelaram os cargos que ele tinha no governo do Estado, sendo apontado inclusive como o candidato de Witzel a prefeito na cidade. Na sequência, perdeu o apoio do partido, que decidiu abandoná-lo para seguir com Dr. Serginho (REP). Já nas eleições de domingo (15), o filho do subtenente, Bruno Bernardo (PODE) conseguiu só 381 votos, passando longe de ser eleito vereador na cidade, enquanto o candidato dele a prefeito, Capitão Diogo (PSDB), teve 3.753 votos, ficando em 4º lugar na disputa. O que ficou cristalino é que Bernardo pode até ter tido 16 mil votos para deputado, mas seu poder de transferência é fraquíssimo.

 

 

 

 

 

 

A SANHA DOS INCONFORMADOS

Um grupo de vereadores derrotados nas urnas foram nesta quarta-feira (18), para Fórum de Cabo Frio, verificar todos os boletins de urnas para tentar bater com o resultado apresentado pelo site do TSE. Inconformados, eles esperam encontrar alguma contradição que fundamente as desconfianças de que um hacker teria invadidos as urnas e “desaparecido” com votos de alguns candidatos. O Dr. Mansur acredita piamente nisso, fortalecendo os inconformados com a votação. Mas conversando com advogados especializados, essas chances são praticamente nulas. Mas ao que parece essa turma vai querer um segundo turno de qualquer maneira. É sentar e esperar o “não” do Ministro Barroso.

 

 

 

 

 

 

FAKE NEWS E ATAQUES

Nesta quarta-feira (18), no Bom Dia Brasil, o jornalista Gerson Camarotti informou que a PF descobriu que grupos ligados às fake news estão por trás dos ataques ao TSE no último domingo (15). De acordo com as investigações, tudo leva crer que há uma ação coordenada e orquestrada para tentar desestabilizar o processo eleitoral brasileiro, com objetivo é tentar desacreditar as eleições no país. O primeiro a levantar essa hipótese fazendo a população ficar desconfiada foi o próprio presidente Bolsonaro com apoio das milícias digitais. E essas teorias da conspiração inventadas por Bolsonaro têm sido a base da alegação dos descontentes de Cabo Frio. Entretanto, a única cidade da Costa do Sol inteira (de Maricá a Macaé) a crer nisso é justamente o município cabo-friense.

 

 

 

 

 

 

A REVOLTA CONTINUA

Falando em Bolsonaro, Alfredo Gonçalves, tio do candidato derrotado nas urnas de Cabo Frio, Dr Serginho, segue revoltado com presidente. Nesta quarta (18), novo print de outro comentário dele vazou nos grupos de whatsapp. Desta vez, Alfredo foi ainda mais duro: “O candidato passou dois anos batendo no peito e defendendo o presidente, apanhou da esquerda de todas as maneiras justamente por estar defendendo presidente, ai quando o candidato espera reciprocidade na amizade, o cara vem segurando um papel em uma live e ainda sem saber ao certo o nome da cidade e do candidato, que sempre o defendeu. Quem tem um “amigo” desse, não precisa de inimigo. #bolsonaroestoufora.” Alfredo está certíssimo! Quem teria coragem de discordar da revolta dele ou retocar qualquer detalhe nesse comentário?

 

 

 

 

 

 

 

COVID EM ARARUAMA

Em Araruama, muita especulação de que possa haver medidas mais duras para enfrentar os casos crescentes de COVID-19. Nos ônibus, bancos, comércios, pela cidade em geral, muita gente comentando que a prefeita Lívia Belo (PP) poderia mandar fechar tudo novamente. Entramos em contato pelo telefone, e ela disse que “essa hipótese não passou pela cabeça”. Lívia revelou que recentemente, “uma média de 100 pessoas por dia têm procurado a tenda da COVID, mas que tudo está sob controle”. A prefeita salientou que a rede municipal de saúde conta atualmente com 24 respiradores, o que garante segurança nos atendimentos em caso de gravidade. Lívia destacou inclusive que desde que a pandemia começou, no máximo seis de leitos de UTI foram ocupados, portanto, ela assegura que não há necessidade de sacrificar o comércio nem o funcionamento pleno das atividades no município.

 

 

 

 

 

 

APRECIAÇÃO ADIADA

O presidente da Câmara dos Vereadores de São Pedro da Aldeia, Bruno Costa (SDD), comunicou nesta quarta-feira (18), aos colegas parlamentares que o julgamento das contas de 2018 do prefeito do município, Cláudio Chumbinho, terá que ser adiado. Segundo Brunão, os ofícios que deveriam ser entregues a Chumbinho para que ele pudesse preparar a defesa a ser apresentada aos vereadores não foram recebidos pelo prefeito, o que impossibilita que a apreciação de contas seja feita nesta quinta (19), como era previsto. Contudo a sessão de quinta será mantida para “deliberação de outras matérias”. A sessão de julgamento de contas do prefeito Cláudio Chumbinho foi remarcada para terça-feira, 1º de dezembro às 11h30.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PORTEIRAS ABERTAS

Logo após Andinho, ex-prefeito de Arraial do Cabo ter sido internado em uma UTI de um hospital carioca com suspeita de COVID-19, Marcelo Magno (SDD), prefeito eleito, também testou positivo para a doença. Segundo boletim médico, por precaução, Marcelo foi internado, mas se encontra estável, assintomático e não foi levado para a UTI. Mesmo isolado em área hospitalar, o futuro chefe do Executivo cabista já até nomeou a equipe de transição com técnicos de diversas pastas. O número de casos da COVID tem crescido na cidade assim como no país inteiro e, nesse embalo em clima de campanha eleitoral, diversas notícias na última semana deram conta de que Renatinho Vianna (REP), atual dirigente do município, decretaria um novo lockdown para suspender todas as atividades comerciais e econômicas para mitigar os casos da doença. Porém não foi o que aconteceu. O povo reclamou bastante dessa possibilidade nas redes sociais. Renatinho então editou novo decreto publicado na terça-feira (17), pondo fim as barreiras sanitárias do município e permitiu a entrada de vans e ônibus de excursão. “Abriu a porteira”, como dizem. O resultado? Reclamação novamente, é claro.

 

 

 

 

 

 

DESEJOU SORTE

O candidato derrotado nas eleições para a Prefeitura de Iguaba Grande, Suboficial Washington Tahim (REP), publicou um vídeo na página dele no Facebook, agradecendo pelos 5.704 votos que recebeu nas eleições de domingo (15). Na postagem, Tahim disse que vai continuar lutando para ver uma Iguaba diferente. Ele também desejou sorte ao prefeito reeleito, Vantoil Martins (Cidadania), dando votos de que o chefe do executivo acredite no potencial que tem para cumprir os compromissos que assumiu durante a campanha, desejando os melhores sentimentos. Atitude nobre do suboficial, que, assim, se mostra um verdadeiro político. Enquanto isso, na praça Edila Pinheiro, o comentário é que tem gente inconformada até hoje com a votação pífia.

 

 

 

 

 

 

ZERO EFEITO

Na semana que antecedeu as eleições, o Portal RC24h recebeu áudios intrigantes que circulavam pelo meio político de Saquarema. Tratava-se de uma história das mais folhetinescas envolvendo a prefeita do município, Manoela Peres (DEM). No enredo, sexo, traição e até mesmo assassinato. A divulgação dos áudios, no entanto, parece não ter surtido o menor efeito e Manoela confirmou o que diziam as pesquisas com uma vitória não só expressiva, mas recordista – afinal, se tornou a chefe do executivo mais votada da história do município. Parece que, a esse caso, se aplica aquele velho hábito da política de sempre que houver uma mulher em um cargo relevante do ponto de vista do poder ela será taxada de algo pejorativo. Primeiro, como incompetente. Segundo, como louca. Como, no caso de Manoela, as duas primeiras características não se aplicam, uma vez que ela fez uma gestão considerada equilibrada e de eficiência, vem a taxação de infiel e outras coisas mais do vocabulário chulo brasileiro. Machismo nosso de cada dia que fala, né?

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias